DF - Alta médica
Documentação funcional: Nesta página é explicado como emitir a alta médica.
Versão: 8.13.117
Perfil de Utilizadores: Médicos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
A alta médica, emitida através do M1, cumpre os requisitos legais do SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) e comtempla a informação prevista no Despacho nº 2784/2013, de 20 de fevereiro.
A alta médica pode ser emitida através dos seguintes locais:
Processo de internamento do utente
Processo clínico do utente, através do item Internamento
Descrição Aplicacional
Como emitir a alta médica?
A janela Alta médica, onde pode ser inserida toda a informação relevante para o Relatório de alta, é composta pelos seguintes campos:
Unidade orgânica - não editável. Preenchido por defeito com a unidade orgânica, área, sala e cama em que o utente selecionado se encontra internado;
Início internamento - não editável. Preenchido por defeito com a data e hora de início do internamento;
Destino após alta - campo obrigatório. Listagem de destinos parametrizados na tabela Destinos após alta (Configuração > Tabelas > Internamento);
Motivo da alta - campo obrigatório. Listagem de motivos parametrizados na tabela Motivos de alta (Configuração > Tabelas > Internamento).
Se o motivo da alta for ‘Óbito’ não é necessário preencher o destino após alta.Data e hora de alta - surge por defeito com a data atual, contudo pode ser editado;
Área de informação complementar - campos de preenchimento facultativo. Estão disponíveis os seguintes campos:
Diagnósticos de internamento;
Alergias;
Motivo de internamento;
Procedimentos realizados;
Evolução durante o internamento;
Intercorrências;
Dispositivos;
Medicação realizada;
Cuidados pós-alta;
Medicação, produtos de apoio e ajudas técnicas pós-alta;
Outra informação relevante fornecida ao cliente/cuidados;
Próximas marcações;
Entendimento da informação - A questão ‘O cliente e/ou cuidados entenderam a informação fornecida no momento de alta?’ é de preenchimento obrigatório.
Botões:
Importar - permite consultar a informação registada durante o internamento e importar a informação apresentada nos vários separadores da janela Importar informação de internamento. É possível importar a seguinte informação:
Diagnósticos de internamento;
Alergias;
Procedimentos;
Evolução;
Intercorrências;
Dispositivos;
Medicação realizada;
Medicação e outros produtos pós-alta;
Próximas marcações.
Imprimir - depois de emitida a alta de enfermagem pode ser impresso o Relatório de alta;
Gravar - a informação registada pode ser gravada. Ao despoletar novamente a janela Alta de enfermagem a área de informação complementar encontrar-se-á preenchida;
Pré-visualização - permite pré-visualizar o relatório da alta;
Emitir alta - Permite emitir a alta médica.
Ao clicar em Emitir alta o M1 solicita a confirmação da emissão. Ao clicar em Sim, surge a informação de que alta médica foi emitida.
Como imprimir o relatório de alta?
Após a emissão a janela Alta médica permanece aberta em modo não editável. Apenas os botões Imprimir e Pré-visualizar permanecem ativos.
O relatório de alta é impresso ao clicar em Imprimir e apresenta a seguinte informação:
Dados da organização: Logotipo, Nome, Morada, Contactos Hospital/Serviço;
Dados do utente: Nome completo, Data nascimento, Sexo, Nacionalidade, Morada, Nº Nacional de utente, Entidade financeira responsável e Nº Beneficiário;
Alta médica: Data de início e de fim do internamento, Data e hora da alta médica, Identificação do médico responsável pela alta (Nome, Nº de cédula, e-mail), Motivo de alta, Destino após a alta, Informação preenchida na janela de alta médica;
Assinatura e Nº cédula.
O repx que suporta o documento de impressão foi alterado. Consultar DC - Emissão de alta (REPX) para mais informação.
Caso exista informação necessária que não está a ser impressa, contacte o seu gestor de sistema para que seja configurado o documento.
Episódios com cirurgias associada obrigam a emitir relato cirúrgico antes da alta?
Para emitir a Alta médica de um episódio de internamento com cirurgias associadas é obrigatório que já esteja emitido o relato cirúrgico, quando a definição Alta clínica de internamento com cirurgias associadas obriga à emissão de um relato cirúrgico (Configuração > Definições > Internamento) se encontra ativa.
Caso o relato cirúrgico de pelo menos uma cirurgia associada ainda não tenha sido emitido, é apresentada a informação de que Existe uma cirurgia associada a este internamento sem relato cirúrgico emitido e não é possível terminar a emissão da Alta médica.
A definição Alta clínica de internamento com cirurgias associadas obriga à emissão de um relato cirúrgico é aplicada ao nível das Organizações e por defeito está inativa (Checkbox Valor por defeito não está selecionada).
Páginas relacionadas