DF - Planificar Turno

Documentação funcional: Nesta página é explicado como a planificação de turnos pode ser efetuada no módulo de internamento.

Versão: NA
Perfil de Utilizadores: Médico, Enfermeiro

 

Conteúdo da página

Enquadramento e Âmbito

A planificação dos turnos de trabalho dos profissionais de saúde necessita de um espaço próprio, onde possam facilmente ser controladas as intervenções que se encontram para realizar aos utentes internados e equitativamente distribuídas pelos responsáveis presentes num determinado turno.


Descrição Aplicacional

O item Planificar turno, na barra de navegação do Módulo de Internamento, facilita o controlo por turno e a distribuição das intervenções para cada profissional de saúde destacado para o turno em questão.

A Planificação dos turnos tem de ser realizada singularmente para cada Unidade orgânica, tendo em conta os critérios determinados nos campos dinâmicos. Os filtros introduzidos irão influenciar a listagem de utentes internados.

Os critérios de planificação de turnos são definidos nos seguintes campos:

  • No campo Organização (1) pode ser selecionada a pretendida ou o filtro Todas, apenas as Organizações com internamento surgem listadas.

  • A opção Todas as Organizações irá mostrar todas as Unidades Orgânicas de Internamento no campo Unidade Orgânica (2). Como a planificação de turnos tem de ser realizada singularmente para cada Unidade Orgânica neste campo tem de ser selecionada obrigatoriamente uma em específico.

  • Nos dois campos seguintes podem ser selecionadas Áreas (3) e  Salas (4) de internamento específicas da Unidade orgânica ou o filtro Todas. 

  • Por fim, nos campos Data (5) e Turno (6) é especificado o dia e período de trabalho que se pretende planificar, por defeito surgem preenchidos com os dados do momento atual. 

Os turnos em vigor para o internamento são previamente definidos nas Tabelas no módulo de Configuração e posteriormente associados a cada Unidade Orgânica no separador Propriedades da Estrutura Orgânica da Própria Organização. Consultar Turnos das unidades orgânicas nas configurações para mais informação.

Distribuição dos utentes pelos profissionais do turno

Área Utentes

Do lado esquerdo, na área Utentes surgem listados todos os utentes internados que respondam aos critérios incluídos nos campos. São apresentadas várias colunas que completam a informação sobre o utente, nomeadamente:

  • Na coluna Utente surge o nome de cada utente internado;

  • Na coluna Cama é possível verificar a Área, a Sala e a Cama de internamento, respetivamente;

  • De seguida a informação sobre cada utente é complementada com a indicação fornecida pelas colunas IdadeMédico ResponsávelDiagnóstico associado ao internamento e Horas de cuidados esperadas para o turno.

Ao clicar no sinal +, que surge antes do nome de cada utente internado, é possível consultar as intervenções que lhe estão associadas. O valor apresentado na coluna Horas de cuidados corresponde à soma do tempo médio definido para cada uma das intervenções previstas para o utente (1). O tempo previsto corresponde a 0 (2) quando o utente em questão não tem intervenções agendadas para o período de tempo a que o turno corresponde ou caso as as intervenções agendadas não tenham a Duração média previamente parametrizada.

No final da janela surge a indicação do tempo esperado para a realização das intervenções de todos os utentes internados (3) para o período de tempo a que corresponde o turno.

O tempo médio associado a cada uma das intervenções pode ser previamente configurado na tabela Intervenções de enfermagem, incluída nas Tabelas de Enfermagem. As intervenções que não tenham duração média parametrizada apenas podem ser inseridas na planificação do turno de forma individual, caso seja efetuada uma distribuição de utentes automática estas continuarão sem ficar associadas a um profissional.

 

Área Enfermeiros do turno

Na área Enfermeiros do turno, do lado direito, são indicados os profissionais que se encontram escalados para o turno em questão e que pertencem à Unidade orgânica onde os utentes se encontram internados.

Para adicionar um profissional à lista de enfermeiros escalados é necessário clicar em inserir registo e selecionar os profissionais para planificação do turno.

Após a confirmação da seleção, os profissionais de saúde surgirão escalados na Área Enfermeiros do turno (1).

Enquanto não estiverem utentes atribuídos aos profissionais de saúde a coluna Horas de Trabalho (2) irá surgir com o valor 0, assim como o tempo de trabalho no fundo da área (3).

Planificação de trabalhos individual

Para efetuar a associação individual o utente pretendido e o profissional que irá realizar a intervenção têm de estar selecionados em simultâneo. De seguida, é necessário clicar na seta indicativa para o lado direito. 

Depois de realizada a associação o utente surgirá anexado ao profissional que fica responsável pela execução da intervenção, ou pelo acompanhamento do utente no caso este não tenha intervenções prescritas. 

Posteriormente, para completar a planificação do trabalho o processo deve ser realizado para cada um dos utentes tendo selecionado em simultâneo o profissional de saúde que irá realizar a intervenção. Após a distribuição de todos os utentes pelos profissionais escalados a planificação deve ser guardada, através do botão Gravar. Caso existam utentes por associar a enfermeiros surgirá um alerta.

Planificação de trabalhos automática

A distribuição dos utentes pelos profissionais escalados para o turno pode ser feita de forma automática. Para realizar a distribuição automática é necessário clicar no botão Funções (1) e selecionar a opção Distribuir utentes automaticamente (2).

Desta forma os utentes com intervenções agendadas irão surgir automaticamente associados a um dos profissionais escalados. Contudo, esta associação não é reversível. Através da seta indicativa para o lado esquerdo um utente já associado a um profissional pode voltar a constar na área utentes.

A distribuição automática segue algumas regras:

  1. O primeiro utente da lista é atribuído ao profissional que realiza as suas intervenções mais rapidamente;

  2. A cada profissional restante é atribuído um utente, até todos os profissionais terem um utente atribuído;

  3. Volta-se a repetir a primeira regra para o utente seguinte na lista.

Depois de efetuadas todas as planificações para os profissionais escalados a informação deve ser gravada. Caso existam utentes por associar surgirá um alerta.

 

Outras funções

Ao clicar no botão Funções surgem listadas outras opções adicionais. Para além de Distribuir os utentes automaticamente é possível:

  • Começar de novo a distribuição quando é detetado um ou mais erros através da opção Eliminar planificação (1);

  • Imprimir a planificação, mesmo sem estar gravada, através da opção Imprimir turno (2);

  • Gerar um ficheiro com a planificação num dos seguintes formatos .HTM, .TXT, .XLS, .XLSX, .PDF ou .CSV através da opção Exportar turno (3).

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/M1FP/pages/286656279