DF - Equipa de resposta rápida

Documentação funcional: Nesta página é explicado como pode ser chamada a equipa de resposta rápida através do módulo de internamento.

Versão: 8.11
Perfil de Utilizadores: Médico, Enfermeiro

 

Conteúdo da página

Enquadramento e Âmbito

As unidades de saúde podem ter equipas de resposta rápida, que atuarão nas situações em que os utentes entram num nível de risco que exige mais atenção.

A chamada da equipa de resposta rápida é realizada pelo enfermeiro que regista os parâmetros vitais ou o M1 envia, de forma automática, uma mensagem quando um determinado nível de risco é registado.


Descrição Aplicacional

Como consultar o contacto da equipa de resposta rápida e o histórico de mensagens enviadas?

Na barra de ferramentas do módulo de Internamento, no grupo Outros, consta o botão Equipa de resposta rápida que permite consultar o(s) contacto(s) da(s) equipa(s) de resposta rápida e o histórico de mensagens enviadas automaticamente pelo M1.

Ao clicar no nesta área é despoletada a janela Equipa de resposta rápida, que não pode ser redimensionada e é composta por dois separadores: Números de contacto e Histórico de mensagens enviadas.

 

Números de contacto

Neste separador é possível consultar os contactos das equipas de resposta rápida parametrizados e o acesso a esta informação é universal, ou seja, não é controlado por perfil.

Caso só esteja definido um número para toda a unidade, o contacto é apresentado de forma destacada no centro da página (1) , por cima consta o Nome da organização (2).

Caso exista mais que um número, surgem organizados em linhas de dois contactos. Por cima de cada contacto surge a informação, de acordo com o que se encontra parametrizado:

  • Um número para cada organização - é apresentado o Nome da organização (1);

  • Um número para todas as áreas de internamento de uma Unidade Orgânica - é apresentado o Nome da Unidade Orgânica (2);

  • Um número para cada área de internamento de uma Unidade Orgânica - é apresentado o Nome da Unidade Orgânica e o Nome da Área de internamento (3).

O contacto da equipa de resposta rápida também é apresentada na janela Registo de parâmetros vitais, nos casos em que valor de NEWS 2 obtido corresponde a um nível que implica um contacto com a Equipa de resposta rápida.

 

Histórico de mensagens enviadas

Este separador permite consultar a lista de mensagens enviadas para as equipas de resposta rápida. O acesso a esta informação é controlado por perfil (Módulo Configuração > Perfis > Acessos > Módulo de internamento > Equipa de resposta rápida).

Ao aceder ao separador este encontra-se sem informação listada. É necessário determinar Desde e Até que data se quer visualizar e clicar em Processar (1). Posteriormente, a informação correspondente é listada na área Mensagens enviadas (2) organizada nas seguintes colunas:

  • Data e hora - da e hora a que foi enviada a mensagem;

  • Nº de processo - nº de processo do utente;

  • Nome do utente - identificação do utente;

  • Localização do utente - local onde o utente se encontrava internado no momento em que foi enviada a mensagem;

  • NEWS 2 - valor do NEWS 2 e nível de risco que despoletou o envio da mensagem;

  • Tipo - tipo de mensagem enviado;

  • Destinatário - número de telefone de destino da mensagem.

A mensagem enviada é apresentada na área Conteúdo da mensagem (3). A informação aqui apresentada corresponde à linha que se encontra selecionada na listagem Mensagens enviadas.

O botão Operações e propriedades dos dados apresenta a opção Operações, que permite Exportar ou Imprimir a informação apresentada.

 

Como definir o contacto das equipas de resposta rápida?

A configuração dos contactos das equipas de resposta rápida é realizada na tabela Equipa de resposta rápida (Configuração > Tabelas > Internamento).

Esta informação é gerida ao nível de cada Organização e na área Números telefónicos para contacto das equipas de resposta rápida é necessário preencher as seguintes informações:

  • Unidade Orgânica - é apresentada a lista das UO da Organização. É possível selecionar a opção Todas;

  • Área de internamento - é apresentada a lista de áreas de internamento da UO selecionada. Caso estejam selecionadas todas as UO também é possível selecionar todas as áreas de internamento;

  • Nível de risco mínimo - lista com os níveis de risco da NEWS 2, permite definir o nível mínimo de risco para que a comunicação seja enviada à equipa de resposta rápida;

  • Telefone - campo para registo do contacto da equipa;

  • SMS - checkbox, quando assinalada indica que a mensagem para a equipa de resposta rápida será enviada por SMS.

A gestão desta listagem é realizada através dos botões Inserir, Remover, Editar e Confirmar e o conteúdo da mensagem a enviar é definido na área Texto para a mensagem SMS / VMS. Por defeito, o M1 apresenta uma mensagem já definida. No entanto, esta pode ser editada e permite que sejam inseridas as seguintes tags de personalização:

  • [NOME_ÁREA _INTERNAMENTO] - substituída pelo nome da área em que o utente se encontra internado;

  • [NUMERO_CAMA_UTENTE] - substituída pelo nome da cama em que o utente em que o utente se encontra;

  • [NIVEL_RISCO_NEWS2] - substituída pelo nome do nível de risco que corresponde à última avaliação do utente;

  • [PONTUACAO_NEWS2] - substituída pela pontuação obtida na última avaliação do utente.

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/M1FP/pages/286656279