DF - Mudar Turno

Documentação funcional: Nesta página é explicado como é que pode ser efetuada a mudança de turno no módulo de internamento.

Versão: NA
Perfil de Utilizadores: Médico

 

Conteúdo da página

Enquadramento e Âmbito

Quando um profissional de saúde termina o seu turno pode ter a necessidade de transmitir algumas informações relevantes sobre o(s) utente(s) internado(s) aos profissionais do turno seguinte. Por outro lado, os profissionais do turno seguinte necessitam de encontrar as informações registadas de uma forma organizada e simples.


Descrição Aplicacional

No item Mudar turno, da barra de navegação do Módulo de Internamento, é possível consultar e registar as informações relevantes sobre os utentes que se encontram internados. 

Os turnos em vigor para o internamento são previamente definidos nas Tabelas no módulo de Configuração e posteriormente associados a cada Unidade Orgânica no separador Propriedades da Estrutura Orgânica da Própria Organização. Consultar Turnos das unidades orgânicas nas configurações para mais informação.

Critérios de apresentação das anotações

A informação apresentada pode corresponder a uma Anotação com ocorrência, em que foi definido o período de validade da mesma, ou a uma Anotação simples, anotação clínica afeta apenas ao turno em que foi inserida visto que não foi definido um período de validade.

A s anotações vísiveis dependem dos critérios definidos nos campos dinâmicos:

  • No campo Organização (1) tem de ser selecionada a Organização Própria pretendida. Apenas surgem listadas as organizações com internamento a que o utilizador tem acesso. 

  • Em Unidade orgânica (2) pode ser selecionada uma específica ou a opção Todos;

  • Tal como no campo anterior, na Área de internamento (3) pode ser selecionada uma específica ou a opção Todos;

  • No campo Ver (4) podem ser definidos os critérios para a visualização das Anotações: Apenas notas de ocorrência ativas (Anotações com ocorrência ativas), Apenas notas de ocorrência do último turno (Anotações com ocorrência inseridas no último turno) e Todas as anotações do turno.

Caso se pretenda visualizar todos os utentes internados, que respondem aos critérios incluídos, mesmo sem registos de anotações a opção Ver utentes sem notas (5) tem de estar ativa.

Na tabela surgem listados os utentes internados que respondem aos critérios incluídos nos campos, organizados da seguinte forma:

  • Nome do utente (1);

    • Colunas de identificação do local de internamento (2): Cama e Sala;

    • Colunas de identificação e caracterização da anotação (3): Data e hora; Anotação Clínica; Registada por e Ativa até.

Apenas a informação contida nas colunas Anotação Clínica e Ativa até pode ser editada.

Inserir nova anotação

A informação apresentada corresponde às Anotações Clínicas no Processo Diário do utente internado. Assim, as anotações que surgem neste item podem ser inseridas de duas formas, através do botão Inserir Registo que surge abaixo da Tabela onde surgem listadas as Anotações ou do Processo Diário de internamento.

Ao clicar no botão Inserir Registo surge a janela Procurar utente onde é necessário pesquisar (1) e selecionar (2) o utente ao qual se pretende associar uma nova Anotação Clínica.

De seguida na janela Inserir anotação clínica surge a indicação do número e nome utente ao qual a nota clínica diz respeito. Os campos Data (1) e Hora (2) surgem preenchidos por defeito de acordo com os do momento de registo, contudo podem ser alterados para um momento anterior.

No campo Ocorrência (válido até) (3) é definida a data até à qual a Anotação se encontra ativa, no caso de Anotação com ocorrência. Para registar uma Anotação simples este campo tem de estar inativo.

A informação é escrita no campo das Anotações Clínicas (4) em texto livre.


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/M1FP/pages/286656279