DF - Área G (Medicina Física e de Reabilitação)

 

Conteúdo da página


Descrição Aplicacional

Os atos da área G (Medicina Física e de Reabilitação) podem ser prestados no módulo de Fisioterapia?

Consultar fluxo funcional → https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/PD/pages/177340552

Os atos agendados no âmbito de um episódio de fisioterapia, com uma requisição de ESP associada, podem ser prestados/efetivados no módulo de Fisioterapia.

Depois de aceder à área Episódios, e selecionar o correspondente, a prestação é registada no separador Atos e consumos (1). 

Os atos previsto para o dia podem ser registados de duas formas: Através do botão Inserir registo (2) ou do botão Registar atos agendados (3).

Ao clicar no Inserir registo é despoletada a janela Pesquisa de atos clínicos, onde é necessário aceder ao separador Previstos hoje, selecionar os atos, transferi-los para a área Atos selecionados (através da seta direita) e clicar em Escolher

Se o ato selecionado está associado a uma requisição do SNS, é despoletada a janela Definir tratamento - onde é necessário determinar a data de início e de fim de tratamento, indicar o número de dias e clicar em Confirmar.

  1.  Se o PIN de prestação ainda não tiver sido registado, antes da janela Definir tratamento, é despoletada a janela Confirmar realização de requisição - onde deve ser registado o PIN de prestação.

  2. Ao clicar em Inserir registo, com um ato requisitado selecionado, é questionado se o ato deve ser associado à requisição - ao confirmar é adicionado um um prestado não prescrito à requisição.

  3. Ao Remover um ato, se este estiver realizado e associado a uma requisição SNS, surge a informação de que o ato já se encontra realizado na BDNR e é necessário confirmar a ação.

 

Botão Registar atos agendados

Os atos agendados também podem ser realizados através do botão Registar atos agendados. Ao clicar é despoletada a janela Atos previstos, onde é necessário selecionar os atos e clicar em Gravar.

Se o ato selecionado está associado a uma requisição do SNS, é despoletada a janela Definir tratamento - onde é necessário determinar a data de início e de fim de tratamento, indicar o número de dias e clicar em Confirmar.

  1. Se o PIN de prestação ainda não tiver sido registado, antes da janela Definir tratamento, é despoletada a janela Confirmar realização de requisição - onde deve ser registado o PIN de prestação;

  2. Ao efetivar atos da área G - MFR é obrigatório que o prestador efetue a autenticação por CC ou CO, exceto se o ato na requisição for de Terapia da fala (1518.5 - Terapia da fala ou 1519.3 - Qualquer dos códigos de terapia da fala quando em grupo).

 

Separador Intervenções

No separador Intervenções são apresentadas as intervenções realizadas e podem ser registadas outras, através do botão Inserir registo

Se existir uma credencial de ESP adicionada ao episódio, ao registar uma intervenção não são apresentados os atos/consumos parametrizados na área Atos realizados ou Consumos efetuados.

No separador Credenciais são apresentadas as requisições associadas ao episódio. Sendo apresentada a seguinte informação:

  • Nº da requisição (não editável quando a requisição é do SNS);

  • Data da emissão - esta data corresponde à que consta na requisição e não é editável;

  • Data de início de sessões - se a requisição do SNS foi importada no separador Atos e consumos, a data de início aqui apresentada corresponde à registada na janela Definir tratamento;

  • Data de fim de sessões - se a requisição do SNS foi importada no separador Atos e consumos, a data de fim aqui apresentada corresponde à registada na janela Definir tratamento;

  • Data de início de faturação - se a requisição do SNS foi importada no separador Atos e consumos, esta data corresponde  à data de registo do ato prescrito, a partir das 00h00;

  • Data de fim de faturação;

  • Nº de dias de tratamento - este campo aparece preenchido se tiver sido importada uma requisição do SNS. O valor corresponde ao definido na janela Definir o tratamento e não é editável.

  1. Quando os atos realizados pertencem a uma requisição do SNS é necessário definir o prestador, uma vez que essa informação é obrigatória para gerar o ficheiro de prestação (ficheiro xml através da faturação).

  2. A configuração dos prestadores dos atos, e a obrigatoriedade do seu preenchimento, é efetuada na tabela MCDTs e Atos clínicos (Módulo Configuração > Tabelas).

 

Ao realizar exames de Terapia da fala (área G) é solicitada a assinatura do prestador?

Ao efetivar um ESP da área G é obrigatório que o prestador se autentique através do CC ou CO, para proceder com a assinatura digital. No entanto, existe uma exceção para requisições dos atos 1518.5 - Terapia da fala e 1519.3 - Qualquer dos códigos de terapia da fala quando em grupo (área G e área Z) - estes exames não necessitam de ser assinados digitalmente no momento da prestação. 

Os ESP da área G agendados podem ser prestados/efetivados no módulo de Fisioterapia. Depois de aceder à área Episódios, e selecionar o correspondente, a prestação é registada no separador Atos e consumos:

  1. Clicar no botão Registar atos agendados;

  2. Na janela Atos previstos é necessário selecionar os atos a realizar e clicar em Gravar. Caso não tenha sido registado o PIN de prestação no agendamento é despoletada a janela Confirmar realização da requisição;

  3. Posteriormente, é despoletada a janela Definir tratamento - onde é necessário determinar a data de início e de fim de tratamento, indicar o número de dias e clicar em Confirmar.

    1. Se o ato clínico realizado for 1518.5 - Terapia da fala, ou 1519.3 - Qualquer dos códigos de terapia da fala quando em grupo, fica de imediato registado como Realizado e não é solicitada a assinatura do prestador.

 

Como prestar exames da área Z (Exames comuns) convencionados com a área G?

Os atos da área Z (Exames comuns) que também podem ser realizados através da área G (Medicina Física e de Reabilitação) são prestados como atos de fisioterapia e na admissão não é obrigatório indicar o PIN de prestação.

Para prestar um ato da área Z, convencionado com a área G, é necessário aceder ao item Atos médicos do Processo clínico e clicar no botão Registar atos agendados:

  • É despoletada a janela Atos previstos - é necessário selecionar o(s) ato(s) agendados e clicar em Gravar;

  • Se não tiver sido registado o PIN de prestação na marcação/admissão é despoletada a janela Confirmar realização de requisição (1) - é necessário registar o PIN de prestação e clicar em Confirmar;

  • É despoletada a janela Definir tratamento (2) - é necessário estipular a Data de início/fim e dias de tratamento e clicar em Confirmar. A efetivação do ato obriga à autenticação do prestador através de CO ou CC.

 

 

 

As credenciais de MFR podem ser registadas sem definir a duração do tratamento?

No momento em que é registada a credencial MFR pode ainda não estar definida a duração dos tratamentos. Nesse sentido, é possível registar a credencial e indicar que os tratamentos serão definidos mais tarde.

Ao registar uma credencial MFR é despoletada a janela Definir tratamento, que apresenta a seguinte informação:

  • Definir tratamentos mais tarde - checkbox. Quando selecionada indica que que a duração dos tratamentos será definida num momento posterior e, nesse sentido, os exames ainda não serão enviados para a BDNR;

  • Definir tratamento - área composta pelos campos Data de início, Data de fim e Nº dias. Permite definir a duração do tratamento;

  • Confirmar - este botão fica ativo apenas quando foi selecionada uma das opções: Definir o tratamento mais tarde ou preenchidos os campos da área Definir tratamento.

 

Definir a duração do tratamento

As credenciais MFR registadas com a opção Definir tratamento mais tarde são apresentadas no separador Credenciais, do episódio de fisioterapia, sem data de início e de fim definidas. 

Para definir o duração do tratamento é necessário:

  1. Aceder ao separador Credenciais (Fisioterapia > Episódios) do episódio de fisioterapia do utente;

  2. Selecionar a credencial e clicar em Editar registo;

  3. Definir a Data de início das sessões e a Data de fim das sessões e clicar em Confirmar as alterações.

 

Ao efetivar um MCDT de MFR prescrito é verificado se existem PNPs associados à requisição?

Ao efetivar o ato de MFR prescrito é verificado se existem PNP associados à requisição. Caso existam PNPs associados, as datas de tratamento indicadas devem respeitas as regras em vigor para o registo de PNPs:

  • A data de início do tratamento deve ser igual ou superior à de registo do primeiro PNP - ao tentar colocar uma data anterior é apresentada a informação: A data de início de tratamento tem de ser anterior ou igual à data de registo do exame prestado não prescrito. Caso exista mais do que um exame prestado não prescrito registado, a data de início de tratamento tem que ser anterior ou igual à data de registo do primeiro PNP.

  • A data de fim do tratamento deve ser igual ou posterior à de registo do último PNP - ao tentar colocar uma data posterior é apresentada a informação: A data de fim de tratamento tem que ser posterior ou igual à data de registo do exame prestado não prescrito. Caso exista mais do que um exame prestado não prescrito registado, a data de fim de tratamento tem que ser posterior ou igual à data de registo do último PNP.

 

Os atos de intervenções adicionadas a episódios de fisioterapia com credencial ESP caem para faturação?

Os atos que constituem intervenções de fisioterapia não ficam pendentes de faturação, quando as intervenções são adicionadas a episódios com credenciais ESP associadas.

Independentemente do local em que se realiza a intervenção, se o episódio tiver associada uma credencial ESP não são lançados atos para faturação. Áreas em que as intervenções associadas a episódios de fisioterapia podem ser realizadas:

  • Ao realizar intervenções no módulo de Fisioterapia nas áreas:

    • Episódios (1) - separador Intervenções (2) (realizar intervenção, realizar agrupada ou adicionar registo (3));

    • Plano de cuidados - ao realizar uma intervenção planeada;

  • Ao realizar intervenções no Processo Clínico (dos módulos de Consulta e de Fisioterapia) - ao realizar as intervenções previstas no item Intervenções de enfermagem;

  • Ao realizar intervenções no módulo de Enfermagem - Plano de cuidados (ao realizar uma intervenção planeada).

 

Quando a intervenção é registada antes de ser associado o episódio de fisioterapia surge o seguinte aviso: Está a associar atos clínicos a um episódio de fisioterapia com uma credencial associada. Para evitar duplicação de atos e consumos a faturar deve efetuar os registos no separador Atos e Consumos do episódio. Deseja remover os atos e consumos associados a estas intervenções?

Áreas em que as intervenções são registadas antes de ser associado o episódio:

  • Registar intervenções no módulo de Fisioterapia - Plano de cuidados (botão Registar);

  • Registar intervenções no Processo clínico - registar intervenções não previstas no item Intervenções de enfermagem;

  • Registar intervenções no módulo de Enfermagem - Plano de cuidados (botão Registar).

 

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/182288407