DF - Contactos
Documentação funcional: Nesta página é explicado o item Contactos do Processo clínico.
Versão: N/A
Perfil de Utilizadores: Médicos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O M1 permite o registo de todos os contactos estabelecidos entre o profissional de saúde e o utente, de forma cronológica.
Nesta área também podem ser consulta a informação associada às consultas realizadas anteriormente. Consultar DF - Consulta Externa para mais informação.
Descrição Aplicacional
Os contactos entre o utente e o profissional de saúde ficam registados?
O M1 permite o registo de todos os contactos estabelecidos entre o profissional de saúde e o utente, de forma cronológica.
Ao aceder ao item Contactos, do Processo Clínico de um utente, podem ser visualizados todos os contactos realizado com o utente, assim como os que estão previstos. A informação encontra-se organizada em quatro pastas:
Agendamentos futuros - contactos agendados para um momento posterior ao ano atual;
Este ano - contactos efetuados no ano corrente;
Ano passado - consultas realizadas durante o ano anterior;
Anos anteriores - contactos estabelecidos há dois anos.
Dentro de cada agrupador podem ser consultados os contactos realizados, por ordem cronológica descendente (do mais atual para o mais antigo).
Ao clicar na data pretendida (1) podem ser visualizados os procedimentos realizados durante a consulta. Ao clicar sobre um dos procedimentos (2) surge a informação pormenorizada no lado direito do ecrã (3).
A informação a visualizar pode ser filtrada. Por defeito, ao aceder aos Contactos a opção ativa é Ver tudo.
A designação do primeiro separador, de um contacto do tipo consulta, adapta-se ao tipo de registo da consulta:
SOAP - separador SOAP;
SOAPE - separador SOAP e Evolução;
DAP - separador DAP;
Texto livre - separador Texto.
Como consultar os episódios de patologia associados ao contacto?
O separador Episódios de patologia, apresentado quando está selecionada a linha do episódio, permite visualizar de forma imediata os episódios de patologia associados ao contacto.
Quem pode consultar as notas confidenciais?
As notas médicas, de caráter sigiloso, devem ser redigidas no separador Notas confidenciais da janela Registo de consulta. Este separador permite registar as notas associadas a Esta consulta e Gerais.
Na árvore de contactos os textos serão apresentados apenas aos profissionais que os registaram.
É possível editar o desfecho de uma consulta?
Ao aceder ao item Contactos, do Processo clínico do utente, são apresentados todos os contactos do utente. Um contacto do tipo consulta (1) é apresentado da seguinte forma: [Nome do médico] [Hora], e podem ser do tipo SOAP, SOAPE, DAP ou texto livre.
Caso a consulta seja do tipo SOAP, ao selecionar um contacto do tipo consulta a informação, apresentada no lado direito do ecrã, surge organizada em separadores: SOAP (2) e Notas confidenciais.
O campo Desfecho (3), onde surge a indicação do desfecho da consulta, consta no primeiro separador. Este campo não é editável.
Tal como os outros campos presentes no separador, o desfecho apenas pode ser editado através da janela de registo da Consulta. Para despoletar a janela é necessário clicar no botão Editar registo.
O campo Desfecho é apresentado na janela de registo de consulta quando definição Gerir desfecho da consultas se encontra ativa (Configuração > Definições).
A obrigatoriedade de definir o desfecho da consulta é parametrizável, através da definição Obrigatoriedade de registo de desfecho de consulta (Configuração > Definições).
Páginas relacionadas