DF - Riscos Clínicos
Documentação funcional: Nesta página é explicado como consultar/registar Riscos clínicos.
Versão: N/A
Perfil de Utilizadores: Médico
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O acompanhamento do utente em ambulatório prevê que todos os profissionais possam registar/consultar os riscos associados ao utente.
Esse registo é realizado no item Riscos clínicos do Processo clínico do utente.
Os riscos clínicos e os níveis de gravidade associados são parametrizados na tabela Riscos clínicos (Configuração > Tabelas > Medicina).
Descrição Aplicacional
Como consultar a lista de riscos clínicos associados ao utente?
No item Riscos Clínicos, disponível no Processo clínico, podem ser consultados todos os riscos clínicos associados ao utente.
A listagem surge agrupada por Estado de realização: Inativos (1), com data de fim anterior ou igual ao momento atual, e Ativos.
Os riscos listados podem ser associados ao processo do utente como resultado do preenchimento de formulários ou podem ser inseridos diretamente no item Riscos Clínicos.
Como adicionar um Risco clínico?
Para registar um novo Risco Clínico é necessário clicar no botão Inserir registo (1) e preencher as os dados correspondentes (2):
Tipo de risco - Listagem dos riscos clínicos parametrizados na tabela Riscos clínicos (Configuração > Tabelas), exceto os que se encontram associados a formulários;
Início - Data de início do risco clínico. Ao registar um novo risco não é permitido definir uma data posterior ao momento atual;
Fim - Data de fim do risco clínico. Este campo encontra-se vazia nos Riscos clínicos ativos. Ao registar a data de fim o M1 não permite que a seja posterior ao momento atual ou à data de início;
Nível de gravidade - permite selecionar o nível de gravidade, de acordo com o que se encontra parametrizado para o Tipo de risco determinado. Este campo não é editável caso o risco tenha sido registado através de um formulário;
Observações (3) - campo alfanumérico de registo opcional. Este campo está posicionado no funda da janela, no entanto a informação apresentada corresponde ao risco clínico que se encontra selecionado.
Ao confirmar um novo registo de um risco clínico o M1 verifica:
Se o Tipo de risco já se encontra registado para o mesmo período - caso se verifique, não é possível confirmar e surge a informação de que deve ser alterado o tipo de risco ou o período definido;
Se todos os campos obrigatórios se encontram preenchidos - caso existam campos em falta, não é possível confirmar o registo e surge a informação do(s) campo(s) que deve(m) ser preenchido(s).
Os riscos associados no âmbito do preenchimento de um formulário não podem ser editados, estando o botão Editar registo inativo.
Páginas relacionadas