DF - Sistema de apoio à prescrição off-label
Documentação funcional: Nesta página é explicado o Sistema de apoio à prescrição off-label.
Versão: 8.13.x
Perfil de Utilizadores: Médicos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O Sistema de apoio à prescrição off-label é um sistema de apoio à decisão, que permite a qualificação das prescrições realizadas tendo por base as guidelines definidas para a patologia do utente e estadio verificado.
A prescrição off-label corresponde à prescrição de medicamentos fora do âmbito das indicações terapêuticas aprovadas na autorização de introdução no mercado (AIM), sendo incluídas as seguintes situações:
· Prescrição do medicamento para uma indicação terapêutica diferente das aprovadas na AIM;
· Prescrição do medicamento para uma patologia aprovada, mas com especificações diferentes (i.e. dosagem diferente ou não correspondência com a linha farmacêutica).
No M1, quando o Sistema de apoio à prescrição off-label está ativo e devidamente parametrizado, são apresentados alertas quando é selecionado para prescrição um medicamento com uma indicação terapêutica distinta da prevista na AIM, especificações diferentes ou que não corresponde à linha terapêutica adequada para o estado da doença. Quando o alerta é apresentado o prescritor pode recuar ou avançar com a prescrição, sendo necessário justificar ao prosseguir.
A implementação do sistema de apoio à decisão off-label funciona, por um lado, como um auxílio na prescrição e na manutenção da ficha clínica atualizada – na medida em que avisa o prescritor do incumprimento das indicações terapêutica e, em simultâneo, permite o registo de dados clínicos. Por outro lado, funciona como um sistema de gestão das prescrições off-label e das justificações apresentadas – a partir do momento em que o alerta da prescrição off-label é apresentado ficam registadas as ações do prescritor para auditoria posterior.
Descrição Aplicacional
O Sistema de apoio à prescrição off-label é ativado quando o medicamento a prescrever não cumpre as regras definidas e, nestes casos, são apresentados os alertas previamente parametrizados. Na janela de alerta o prescritor pode escolher entre avançar com a prescrição ou cancelar, sempre que decidir avançar com a prescrição o prescritor deve confirmar e justificar a ação.
Sempre que um DCI/ATC está a ser prescrito de acordo com as regras estabelecidas o sistema é silencioso - não são apresentados alertas (embora não seja visível o sistema permanece ativo, visto que está a verificar a conformidade entre a prescrição e as regras definidas).
Em que momento são apresentados os alertas na prescrição?
Ao realizar a prescrição de medicamentos, através da janela Emissão de receita, são verificadas as regras previamente definidas para o sistema de apoio à prescrição off-label.
Caso a prescrição não cumpra as regras definidas, ao selecionar o medicamento (1) e clicar em Prescrever (2) é apresentada a janela Confirmar prescrição. Nesta janela é possível ler o alerta, consultar a informação complementar e tomar a decisão quanto à prescrição através dos botões:
Prescrever (3) – permite avançar com a prescrição, sendo posteriormente solicitada a justificação;
Cancelar prescrição – a prescrição é cancelada.
Como está organizada a janela Confirmar prescrição?
A janela Confirmar prescrição pode apresentar três layouts diferentes, de acordo com o nível de alerta e regras definidas.
Nível 1 – apresentado ao prescrever o DCI/ATC que não requer informação complementar (como patologias).
Alerta;
Informação adicional (links de consulta);
Prescrever;
Cancelar prescrição.
Neste modelo não são apresentadas opções adicionais, o prescritor deve apenas tomar a decisão de prescrever ou cancelar a prescrição.
Se a janela Confirmar prescrição for apresentada porque foi ultrapassada a quantidade máxima permitida apresenta a mesma informação da janela de nível 1, contudo os botões têm designações diferentes: Continuar e Cancelar.
Nível 2 - apresentado quando o DCI/ATC está a ser prescrito para um utente que não reúne todas as condições para a prescrição. Antes de prosseguir com a prescrição é possível requisitar/registar a informação em falta.
Alerta;
Informação adicional (links de consulta);
Registar/requisitar – permite ao prescritor requisitar ou registar análises e registar biometrias, patologias ou alergias antes de prosseguir com a prescrição.
Prescrever;
Cancelar prescrição.
Nível 3 – apresentado quando o medicamento a ser prescrito não corresponde à linha terapêutica prevista para a patologia do utente. A partir da janela Confirmar prescrição é possível selecionar o medicamente previsto para a linha terapêutica em que se encontra o utente.
Alerta;
Informação adicional (links de consulta);
Norma de orientação clínica – listagem dos medicamentos previstos nas linhas terapêuticas anteriores. Um duplo-clique sobre uma das linhas permite prescrever o DCI;
Registar/requisitar – permite ao prescritor requisitar análises e/ou registar biometrias, patologias ou alergias antes de prosseguir com a prescrição.
Prescrever – permite avançar com a prescrição do medicamento, ignorando os DCI previstos nas outras linhas terapêuticas;
Cancelar prescrição.
O alerta apresentado na janela Confirmar prescrição varia consoante as regras definidas e a informação associada ao utente.
Como justificar a prescrição off-label?
Na janela Confirmar prescrição, mesmo com a apresentação do alerta, o prescritor pode optar por continuar com a prescrição off-label. Posteriormente, será apresentada a janela de justificação:
Na janela Confirmar prescrição clicar em Prescrever;
Posteriormente é solicitada a confirmação da prescrição. Clicar em Sim para avançar com a prescrição;
De seguida é solicitada a Justificação:
No Motivo para a prescrição selecionar a opção pretendida (registo obrigatório);
Registar a Justificação específica para este utente através de texto livre (registo obrigatório);
Clicar em Prescrever.
Auditorias das prescrições off-label realizadas
Os eventos relacionados com a prescrição off-label ficam registados, para que possam ser auditoriados os eventos registados. Desta forma, é possível obter as seguintes informações:
Comparação de períodos homólogos, antes e depois da entrada em vigor do sistema;
Data e hora de ocorrência de um pedido de prescrição off-label;
Médico prescritor;
Utente alvo;
DCI envolvido;
Decisão final do médico prescritor;
Motivo selecionado;
Justificação registada.
Estas informações ficam registadas numa tabela da Base de dados específica. A consulta desta informação via M1 é possível através de um Mapa diverso (função disponibilizada nas Ferramentas).
Páginas relacionadas