DF - Autorizar prescrições
Documentação funcional: Nesta página é explicado como autorizar prescrições de medicamentos que requerem autorização.
Versão: 8.10
Perfil de Utilizadores: Médicos/Farmacêuticos
Conteúdo da página
Descrição Aplicacional
Como consultar a justificação de um medicamento que requer autorização na Validação farmacêutica?
Na Validação farmacêutica, função presente no módulo Stocks e farmácia, é possível consultar a informação relativa à prescrição de medicamentos que requerem autorização.
Na coluna alertas é apresentado o ícone correspondente ao estado da autorização da prescrição:
(mão aberta) - Medicamentos ainda não autorizado;
(polegar apontado para baixo) - Medicamento não autorizado;
Sem ícone - Medicamento autorizado.
No botão Ver encontra-se a opção Ver justificação, que despoleta a janela Justificação da prescrição em modo de visualização. Na parte inferior desta janela consta a área Decisão do autorizador, constituída pelos seguintes campos:
Decisão - APROVADA ou NÃO APROVADA;
Decisão em - data e hora da decisão (DD-MM-AAAA HH:MM);
Decisor - título e nome do utilizador autorizador;
Observações.
Como autorizar as prescrições de medicamentos que requerem autorização?
A área Autorização de prescrições consta no módulo de Stocks e farmácia e permite aos utilizadores autorizadores gerirem as Autorizações pendentes e consultar o Histórico de autorizações/não autorizações.
O cabeçalho do utente apresentado contem os dados do utente selecionado, seja no separador Autorizações pendentes ou no Histórico. É no separador Autorizações pendentes que as prescrições são Autorizadas ou Não Autorizadas.
O acesso a esta área é gerido por perfil de utilizador (Configuração > Perfis): Acessos - Módulo de Stocks - Autorização de prescrições. Por defeito, este acesso encontra-se inativo em todos os perfis.
Autorizações pendentes
A entrar na área Autorização de prescrições é aberto, por defeito, o separador Autorizações pendentes.
A informação apresentada pode ser selecionada através da área de filtros (1), composta pelos seguintes campos:
Unidade Orgânica - lista das unidades orgânicas a que o utilizador tem acesso. Por defeito está selecionada a opção Todas;
Área - lista das áreas de internamento da unidade orgânica selecionada. Por defeito está selecionada a opção Todas;
X utente com prescrições por autorizar - Lista de utentes internados, da unidade orgânica e área de internamento selecionadas, com prescrições por autorizar. Por defeito encontra-se selecionado o primeiro utente da lista (aquele que tem o pedido de autorização mais antigo).
O quadro de autorizações pendentes apresenta a listagem de prescrições do utente selecionado que aguardam autorização. Este quadro é composto pelas seguintes colunas:
Medicamento - identificação do medicamento prescrito;
Prescritor - identificação do prescritor e indicação da data da prescrição;
Nº tomas - nº de vezes que o medicamento já foi administrado ao utente;
Localização do utente - indicação do local em que o utente se encontra internado: área, sala e cama de internamento.
Ao selecionar uma das prescrições listadas no quadro de autorizações (2) no lado esquerdo, na área Justificação (3), é apresentada a informação justificativa da prescrição registada pelo prescritor.
O botão Autorizar (4) permite autorizar a prescrição selecionada. Ao clicar no botão é necessário confirmar a autorização da prescrição (5).
O botão Não autorizar despoleta a janela Justificação para não autorização, onde deve ser indicada a razão para a não aprovação da prescrição.
Após a não autorização a prescrição é suspensa à partir da hora atual (sendo as intervenções passadas e não realizadas canceladas) e deve ser o próprio autorizador a realizar uma prescrição de substituição, se necessário.O botão Terapêutica atual permite ao autorizador consultar a terapêutica do utente e realizar as operações que considere necessárias, de acordo com as permissões do seu perfil de utilizador.
Histórico
A listagem de todas as prescrições que requerem autorização e as respetivas decisões pode ser consultada no separador Histórico.
Ao entrar no separador o quadro de informação encontra-se vazio. Para que seja apresentada informação é necessário determinar o período a visualizar, através dos campos de data Desde e Até, e clicar no botão Processar.
A listagem de prescrições que requerem autorização, referentes ao período definido, são apresentadas no quadro de informação ordenadas da mais recente para a mais antiga. A informação de cada prescrição (2) encontra-se organizada nas seguintes colunas:
Utente - identificação do nº de processo, nome e data de nascimento do utente;
Data da prescrição e Medicamento prescrito;
Prescritor - identificação do prescritor e especialidade;
Decisão - Aprovada ou Não aprovada;
Autorizador - identificação do autorizador e especialidade;
Justificação - texto de justificação da não autorização (apenas para prescrições com a decisão Não aprovada).
O botão Consultar justificação (3) despoleta a janela, em modo de consulta, que permite consultar os detalhes da prescrição selecionada e da decisão do autorizador.
Páginas relacionadas