DF - Atitudes Terapêuticas

Documentação funcional: Nesta página é explicado o funcionamento das atitudes terapêuticas no módulo de Internamento.

Versão: NA
Perfil de Utilizadores: Médico, Enfermeiro

 

Conteúdo da página

Enquadramento e Âmbito

As Atitudes terapêuticas são ações prescritas por outros profissionais, para posteriormente serem planeadas e realizadas as intervenções previstas pela equipa de enfermagem.

No M1 está previsto o seguinte fluxo de Atitudes terapêuticas:

  • Médico prescreve uma atitude terapêutica;

  • Atitude terapêutica passa a constar no Plano de cuidados do utente;

  • A enfermagem faz a planificação das intervenções contidas na atitude terapêutica;

  • A atitude terapêutica desaparece do Plano de cuidados e é substituída pelas intervenções que a compõem;

  • O histórico de atitudes terapêuticas pode ser consultado no item Intervenções e diagnósticos de enfermagem (Processo de internamento).


 

Descrição Aplicacional

Como prescrever atitudes terapêuticas?

A prescrição de atitudes terapêuticas está disponível, numa primeira fase, nos módulos de Internamento e de Hospital de Dia.

Para prescrever atitudes terapêuticas é necessário:

  • Despoletar a janela Prescrever intervenções/tratamentos (1);

  • No Tipo selecionar a opção Atitudes terapêuticas (2), serão listadas as Atitudes terapêuticas ativas, que são um grupo ou que são filhos e têm um modelo de prescrição associado;

  • Selecionar a Atitude terapêutica e clicar em Prescrever (3);

  • Na janela Caracterizar intervenção/tratamento não é possível definir um plano terapêutico, o planeamento será realizada pela enfermagem. Depois de definido o Destino, a Zona Anatómica e as Notas de prescrição é necessário clicar em Adicionar à prescrição (4);

  • A atitude terapêutica fica listada na área das intervenções a prescrever (lado direito) da janela Prescrever intervenções/tratamentos (5). Posteriormente, é necessário clicar em Emitir (6).

 

Como são apresentadas as atitudes terapêuticas no Plano de cuidados?

As atitudes prescritas para um utente aparecem no plano de cuidados, até serem planeadas as suas intervenções, num grupo com o nome Atitudes terapêuticas (1).

Uma vez que as atitudes terapêuticas não têm plano terapêutico definido, apenas apresentam informação na primeira coluna - Cuidados. Ao passar o rato sobre uma Atitude terapêutica é apresentada uma tooltip com mais informação (2).

 

Como planear intervenções que compõe uma atitude terapêutica?

Para planear as intervenções que compõem uma Atitude terapêutica é necessário:

  • Clicar sobre a linha da Atitude terapêutica no Plano de cuidados (1);

  • É despoletada a janela Prescrever intervenções/tratamentos com as intervenções que compõem o Modelo de prescrição associado à atitude no lado direito (2);

  • O Plano terapêutico apresentado pode ser editado, através do botão Editar (3). Na janela Caracterizar intervenção/tratamento, depois de feitas as retificações necessárias, é necessário clicar em Adicionar à prescrição (4);

  • Clicar em Emitir (5) fará com que as intervenções associadas passem a constar na área Intervenções programadas do Plano de cuidados.

As atitudes terapêuticas já planeadas deixam de constar no plano de cuidados, uma vez que as intervenções que a compõem foram adicionadas à área Intervenções programadas.

No momento do planeamento da atitude terapêutica o M1 valida o modelo ativo. Se não existir nenhum modelo ativo ou o modelo ativo não estiver disponível para aquele módulo é apresentada uma mensagem informativa e a janela Prescrever intervenções/tratamentos não é despoletada.

 

Como consultar o histórico de Atitudes terapêuticas?

O histórico das atitudes terapêuticas prescritas fica disponível no item Intervenções e Diagnósticos de enfermagem do Processos clínico e do Processo de internamento.

A listagem de Atitudes tem a informação organizada nas seguintes colunas:

  • Prescrita em - data e hora da prescrição;

  • Prescrita por - autor da prescrição;

  • Atitude terapêutica - atitude prescrita;

  • Zona anatómica - identificação da Zona anatómica nos casos em que foi definida no momento da prescrição;

  • Planeada em - data e hora em que a atitude foi planeada no Plano de cuidados;

  • Planeada por - autor do planeamento das intervenções que compõem a atitude terapêutica.

Para parte inferior do separador são apresentadas as Notas de prescrição da Atitude selecionada.

A partir deste item é possível fazer novas prescrições de atitudes terapêuticas, o botão Inserir registo despoleta a janela Prescrição de intervenções/tratamentos.

As atitudes não planeadas ou com intervenções não realizadas, das quais o utilizador seja o autor, podem ser canceladas. Ao clicar no botão Eliminar registo é pedido ao utilizador para confirmar o cancelamento da atitude.

A possibilidade de cancelar uma Atitude Terapêutica é um privilégio definido por perfil de utilizador (Módulo de Configuração > Perfis).

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/M1FP/pages/286656279