DF - Perfusões

Documentação funcional: Nesta página é explicado como prescrever perfusões no módulo de internamento.

Versão: NA
Perfil de Utilizadores: Médico

 

Conteúdo da página

Enquadramento e Âmbito

A prescrição de perfusões é semelhante à prescrição de medicamentos isolados. As principais diferenças estão relacionadas com a constituição medicamentosa da perfusão e com indicações específicas. Nomeadamente, uma perfusão é constituída pelo menos por um medicamento e um soluto e é necessário especificar a velocidade de administração.

Nas perfusões apenas devem ser prescritos produtos injetáveis. Os medicamentos autorizados para prescrição em perfusão são definidos na Tabela Medicamentos autorizados para prescrição. Consultar configuração de Prescrição de Perfusões para mais informação.

A prescrição de perfusões para um utente é realizada através do item Perfusão da janela Prescrição.

 


Descrição Aplicacional

Ao aceder ao item Perfusões são apresentadas no lado esquerdo as perfusões que se encontram guardadas.

Uma nova prescrição pode coincidir com uma perfusão previamente guardada, e para tal basta selecionar a pretendida, ou pode ser definida uma nova perfusão.

Como prescrever uma nova perfusão?

A composição de uma nova prescrição pode ser realizada através do botão Inserir registo (1). Clicar no botão despoleta a janela Posologia e duração, nesta janela é necessário definir:

Adicionalmente, podem ser registadas Observações. Para prosseguir com a prescrição é necessário clicar no botão Prescrever (6).

Caso seja necessário gravar a perfusão o campo Tipo de perfusão tem de estar preenchido. É possível gravar e prescrever a perfusão em simultâneo através do botão Gravar e Prescrever (7).

A perfusão passará a constar listada na área de prescrições na janela Prescrição (1), caso tenha sido gravada também irá constar na listagem de perfusões gravadas (2). Posteriormente, a prescrição pode ser emitida, através do botão Emitir prescrição (3), ou  completada com novas terapêuticas.

 

Prescrever intervenções intermitentes

A janela de Caracterização da prescrição de perfusões expandida (Ver mais opções) apresenta na área Frequência as seguintes opções: Perfusão única (selecionada por defeito); Horas pré-definidas (duração da perfusão tem de ser menor que período entre tomas); De X em X dias (Duração da perfusão deve ser menor que o nº de dias multiplicado por 4) e SOS (Tempo mínimo entre tomas tem de ser superior à duração da perfusão).

 

Gerir volume da perfusão na prescrição

O volume de cada produto é apresentado na coluna Volume (ml). O cálculo individual é realizada da seguinte forma:

  • Produtos - é considerado o fator de conversão e volume do produto (caso a ficha do produto não se encontre parametrizada surge um ? na coluna Volume);

  • Solventes - é apresentado o valor definido na ficha do produto (pode ser editado). O volume do solvente é atualizado automaticamente quando o campo Volume a administrar (ml) é alterado.

O campo Volume total da preparação apresenta o total dos produtos/solventes. Ao emitir a prescrição é verificado se existe pelo menos um medicamento e um solvente, caso não se verifica surge um aviso (é possível prescrever à mesma, exceto quando não existe pelo menos um solvente).

 

Como prescrever uma perfusão guardada?

Para prescrever uma perfusão gravada previamente esta deve ser selecionada (1) e posteriormente adicionada à prescrição (2). O botão Adicionar à prescrição despoleta a janela Posologia e duração, que surge com os dados previamente guardados. Contudo, estes podem ser editados. 

Para prosseguir com a prescrição é necessário clicar no botão Prescrever (3). Caso seja necessário gravas as alterações realizadas na janela, deverá optar-se pelo botão Gravar e Prescrever (4).

A perfusão passará a constar listada na janela Prescrição. Posteriormente, a prescrição pode ser emitida ou pode ser completada com novas terapêuticas.

 

Gestão de perfusões

As perfusões guardadas podem assumir dois tipos diferente: Pessoais e Institucionais

As perfusões pessoais surgem apenas ao profissional que as gravou, estas podem ser editadas ou eliminadas pelo mesmo. Por outro lado, as perfusões institucionais apenas podem ser criadas, gravadas, editadas e/ou eliminadas por determinados utilizadores.

A permissão relacionada com as perfusões institucionais é determinada por perfil, para mais informação consultar a configuraçãoDC - Configurações gerais internamento .

 

Criar e gravar perfusões

Através da janela de prescrição interna, despoletada através do botão Inserir registo do item Prescrição interna, podem ser prescritas e guardadas perfusões. Ao definir a Posologia e duração são apresentados dois botões que permitem guardar a perfusão, nomeadamente: Gravar (1) e Gravar e prescrever (2).

 

Botão Gravar

O botão Gravar despoleta a janela Gravar perfusão. Nesta janela é determinado o tipo de perfusão, Pessoal ou Institucional, e selecionada uma das opções de gravação:

  • Gravar como nova perfusão;

  • Gravar sobre perfusão existente.

  1. A permissão para gerir perfusões institucionais é gerida por perfil;

  2. Caso se trate de uma nova perfusão, a opção Gravar sobre perfusão existente surge inativa.

 

Botão Gravar e prescrever

través do botão Gravar e prescrever a perfusão é gravada e adicionada à área Medicamentos/Perfusões, da janela de Prescrição, em simultâneo.

O comportamento do botão é diferente entre novas e perfusões existentes:

  • Nova perfusão - é gravada uma nova perfusão do tipo Pessoal;

  • Perfusão existente - As alterações são gravadas sobre a perfusão inicial, o tipo de perfusão mantém-se o selecionado originalmente.

 

Os alertas despoletados pelas produtos que constituem a perfusão surgem no lado direito da janela Posologia e duração. Adicionalmente aos alertas despoletados pelos produtos individualmente, surgem alertas relacionados com a compatibilidade dos elementos constituintes da perfusão:

  • Incompatibilidade na perfusão;

  • Sem informação de compatibilidade entre os medicamentos que constituem a perfusão.

 

Eliminar e editar perfusões

As perfusões previamente gravadas podem ser eliminadas ou editadas através dos botões Remover registo e Editar registo, respetivamente.

Ao eliminar uma perfusão surge uma caixa para confirmação da remoção. 

 

O botão Editar registo despoleta a janela Posologia e duração onde podem ser realizadas as retificações necessárias.

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/292585609