DF - Odontograma
Conteúdo da página
- 1 Enquadramento e Âmbito
- 2 Descrição Aplicacional
- 2.1 Avaliação inicial
- 2.2 Registar Procedimentos
- 2.2.1 Separador Procedimentos
- 2.2.2 Separador Ferramentas
- 2.3 Atos realizados
- 2.4 Configurar
- 2.5 SOAP
- 2.6 Orçamentos
- 2.6.1 Alterar estado dos atos
- 2.6.2 Gerir orçamentos
- 2.7 Novo orçamento
- 2.8 Aplicar ferramentas
Enquadramento e Âmbito
O separador Odontograma permite registar a avaliação inicial do dentes e registar os tratamentos dentários que vão sendo realizados ao longo do tempo, para que de um modo simples o médico dentista verifique o estado de saúde do utente.
O separador apresenta a seguinte informação:
Decíduo ou Definitivo - O odontograma altera de acordo com a idade do utente: Até 10 anos - Decíduo (1); Mais de 10 anos- Definitivo (2):
No Odontograma é possível indicar os dentes definitivos e decíduos, ao clicar com o botão direito do rato sobre o dente respetivo (3).
Ao converter um dente as ferramentas assinaladas graficamente desaparecem, no entanto os procedimentos mantém-se registados e são apresentados na listagem.
Avaliação inicial;
Configurar;
SOAP;
Descrição Aplicacional
Avaliação inicial
O M1 informa, quando está a ser aberta pela primeira vez a ficha de Medicina Dentária do utente, que se trata da primeira consulta e que deve ser definida a avaliação inicial.
Depois de clicar em Fechar, é aberto o separador Odontograma na área Avaliação inicial.
Para registar a informação do estado de saúde oral do utente é necessário selecionar o procedimento e/ou ferramenta pretendido (1), nos respetivos separadores do lado direito do ecrã, e clicar sobre o dente em que se verifica (2).
Apenas as ferramentas ficam representadas graficamente. Para facilitar a interpretação da Avaliação inicial, devem ser registadas ferramentas ou procedimentos com ferramentas associadas;
Para corrigir um registo realizado é necessário voltar a identificar o dente como são (Ferramentas: Dente são);
Os procedimentos registados na Avaliação inicial não ficam pendentes para faturação, uma vez que correspondem a procedimentos efetuados antes da primeira consulta na unidade de saúde.
Registar Procedimentos
Após a realização da Avaliação inicial, todos os procedimentos efetuados ao utente devem ser registados no Odontograma.
O registo de procedimentos pode ser efetuados de diversas formas:
Separador Procedimentos
Pesquisar e selecionar na listagem o procedimento a realizar;
Clicar sobre o(s) dente(s) em que foi efetuado;
É despoletada o assistente Registar atos e consumos onde é necessário:
Passo 1 - selecionar a Regra de faturação. Clicar em Seguinte para prosseguir (a);
Passo 2 - Registar atos efetuados, determinar o Dente/Face em que foram realizados (b), registar os Consumos efetuados (a checkbox Faturável permite assinalar os consumos a faturar) (c) e indicar os Prestadores (opcional). Clicar em Guardar para concluir.
Enquanto o ponteiro rato apresentar um círculo, no canto inferior direito, o procedimento pode ser registado em vários dentes/faces . Para terminar o registo é necessário premir a tecla ESC ou selecionar o botão com um ícone do ponteiro do rato.
O registo de procedimentos não fica representado graficamente. Para representar graficamente um procedimento é necessário que sejam parametrizadas as ferramentas associadas;
Alguns atos estão associados a números de dentes. Ao associar o a ato é a um dente não relacionado é apresentado um alerta - ao prosseguir o ato não ficará pendente para faturação.
Separador Ferramentas
No separador ferramentas estão listadas as ferramentas gráficas que podem ser aplicadas no Odontograma.
Aceder ao separador Ferramentas;
Selecionar a ferramenta a aplicar;
Clicar sobre o dente em que foi usada.
Se a ferramenta selecionada estiver associada a um procedimento é despoletado o assistente Registar atos e consumos (o registo é igual ao explicado no ponto anterior - Separador Procedimentos);
Enquanto o ponteiro rato apresentar um círculo, no canto inferior direito , a ferramenta pode ser registada em vários dentes/faces . Para terminar o registo é necessário premir a tecla ESC ou selecionar o botão com um ícone do ponteiro do rato.
Para corrigir um registo realizado é necessário voltar a identificar o dente como são (Ferramenta: Dente são) ou eliminar a linha correspondente na área Atos realizados;
Ao registar ferramentas não caem atos para faturação, exceto quando as ferramentas se encontram associadas a procedimentos;
Algumas ferramentas estão associadas a mais que um procedimento, nestes casos ao selecionar a ferramenta é apresentado um menu de contexto para selecionar o ato pretendido;
Alguns atos estão associados a números de dentes. Ao associar o a ato é a um dente não relacionado é apresentado um alerta - ao prosseguir o ato não ficará pendente para faturação.
Atos realizados
Na área Atos realizados estão listados todos os procedimentos efetuados ao utente, ordenados por data (do mais recente para o mais antigo) e com a informação organizada nas colunas Dente, Face, Ferramenta, Quantidade, Ato e Observações.
Abaixo da listagem constam os seguintes botões:
Inserir registo (1) - permite adicionar procedimentos diretamente à listagem ao despoletar a janela; Registo de atos e consumos (o registo é igual ao explicado no ponto separador Procedimentos;
Remover registo (2) - permite eliminar o procedimento selecionado na listagem. Caso corresponda a uma ferramenta, ou tenha ferramentas associadas, a representação gráfica também é eliminada do Odontograma;
Filtrar (3) - permite filtrar os atos listados de acordo com os seguintes critérios Dentes, Desde e Até e Profissional e ainda pode ser indicado se é para Filtrar dinamicamente pelo dente selecionado. Para aplicar os critérios definidos é necessário clicar no botão Aplicar;
Ver detalhe (4) - Ativo para linhas com o campo ato preenchido. Despoleta a janela Detalhe do procedimento composta pelos seguintes separadores:
Resultados - permite consultar e/ou registar os resultados associados ao procedimento;
Multimédia - permite associar ficheiros complementares ao ato;
Consumos - permite consultar e/ou registar os consumos associados ao procedimento.
Configurar
Ao efetuar o registo de procedimentos e/ou ferramentas apenas ficam gravadas as seguintes informações complementares: Dente e Face.
Para registar todas as informações em simultâneo (Ato, Ferramenta, Dente e Face) é necessário associar ferramentas a procedimentos:
Clicar em Configurar. É despoletada a janela Associação de atos;
Selecionar a Ferramenta à qual se pretende associar o ato;
Clicar no botão Inserir registo, no quadro Atos clínicos associados;
Na linha criada é necessário indicar a quantidade e clicar no botão [...], para despoletar a janela Pesquisa de atos clínicos;
Pesquisar e selecionar o ato pretendido. Clicar em OK para fechar a janela.
Na área Dentes (6) podem ser especificados os dentes em que surgirá registado o ato. Ou seja, ao registar a ferramenta no Odontograma, o ato só ficará associados aos dentes especificados.
Se o ato associado à ferramenta for para registar sempre, independentemente do dente do dente selecionado, a área Dentes deve ser deixada em branco.
SOAP
A partir da ficha de Medicina Dentária é possível abrir a janela de Registo de consulta, ao clicar em SOAP (1).
Antes de iniciar o registo da consulta, é necessário definir onde Adicionar registo (2), num novo episódio ou adicionar o contacto a um episódio já existente, e clicar em Continuar (3).
Orçamentos
A ficha de Medicina Dentária permite, dentro do separador Odontograma, consultar os orçamentos do utente. O separador Orçamentos permite ver e gerir os orçamentos de dentária adjudicados e registar novos orçamentos.
A informação neste separador está organizado da seguinte forma:
Campo de pesquisa - permite pesquisar por nº de orçamento, dente, código ou nome do ato. Caso não sejam devolvidos resultados é devolvida a informação Não foram encontrados orçamentos;
Listagem de orçamentos - os atos incluídos nos orçamento estão agrupados por Nº do orçamento (1º nível) e por Fase de tratamento (2º nível). A informação está organizada nas colunas Dente, Código do ato e Ato. As linhas têm cores diferentes, de acordo com o estado do estado do ato:
Preto - Atos por realizar;
Verde - Atos realizados;
Vermelho - Atos cancelados.
Ao colocar o ponteiro do rato sobre os atos realizados e cancelados é apresentada uma tooltip com a seguinte informação: Fase do tratamento, Estado, Motivo cancelamento (apenas para atos cancelados), Data e Utilizador;
Botões Gerir orçamentos e Novo orçamento.
Alterar estado dos atos
Ao clicar com o botão direito do rato é apresentado um menu de contexto, que permite alterar o estado do ato selecionado. As opções apresentadas no menu adaptam-se ao estado do ato selecionado:
Ato por realizar - ao clicar com o botão direito do rato o menu de contexto apresenta as opções Cancelar ato e Realizar ato;
Ato realizado - ao clicar com o botão direito do rato o menu de contexto apresenta as opções Por realizar e Cancelar ato;
Ato cancelado - ao clicar com o botão direito do rato o menu de contexto apresentas as opções Por realizar e Realizar ato.
Ao selecionar o estado pretendido é necessário confirmar a ação.
Posteriormente, o comportamento do M1 adapta-se ao novo estado selecionado:
Por realizar - o estado do ato é alterado. No separador Orçamentos passa a aparecer com a cor preta;
Realizar ato - é despoletada a janela Registar atos e consumos, onde podem ser confirmados os atos realizados e registados os consumos associados;
Cancelar ato - é despoletada a janela Motivo de cancelamento, onde deve ser indicado o motivo pelo qual o ato está a ser cancelado.
Gerir orçamentos
O botão Gerir orçamentos despoleta uma janela, com o mesmo nome, onde é possível consultar e gerir os orçamentos de Medicina Dentária associados ao utente.
Esta janela é composta pelas seguintes áreas:
Filtrar por (1) - área de filtros onde é necessário indicar o Orçamento, Estado do orçamento e Estados dos atos (por defeito está selecionado Adjudicado) e clicar em Filtrar;
Orçamentos (2) - listagem dos atos incluídos em orçamentos, agrupados por Nº do orçamento (1º nível) e por Fase de tratamento (2º nível). A informação está organizada nas colunas: checkbox de seleção, Quant., Dente, Código do ato, Ato, Estado, Motivo de cancelamento, Data e Utilizador;
Consumos do ato selecionado (3) - consumos associado ao ato selecionado. A informação está organizada nas colunas: checkbox de seleção, Quantidade, Código, Nome, Estado, Motivo de cancelamento, Data e Utilizador;
Botões de rodapé (4):
Repor selecionados - ativo para atos realizados e/ou cancelados. Permite voltar a colocar os atos e consumos selecionados, e ainda não faturados, no estado por realizar;
Realizar selecionados - ativo para atos por realizar e/ou cancelados. Ao clicar, caso os atos não estejam faturados, é despoletada a janela Registar atos e consumos.
É verificado se os atos estão abrangidos pelo plano de saúde e o valor da regra Permite marcação e execução de atos quando as verificações ao plano de saúde falham (Configuração > Regras > Planos de saúde):
Sim - os atos são realizados sem qualquer aviso;
Sim, mas com aviso - se os atos não estiverem abrangidos pelo Plano de saúde, é apresentada uma mensagem ao utilizador e solicitada a confirmação da ação;
Não - se estiverem selecionados atos não abrangidos pelo Plano de saúde surge a informação de que os atos não serão realizados.
Cancelar selecionado - ativo quando estão atos realizados e/ou por realizar. Ao clicar, caso os atos não estejam faturados, é despoletada a janela Motivo de cancelamento;
Fechar - permite fechar a janela, as alterações efetuadas são posteriormente apresentadas no separador Orçamentos da ficha Medicina Dentária.
Novo orçamento
O botão Novo orçamento despoleta o assistente, com o mesmo nome, composto pelos seguintes passos:
Passo 1 - Escolher o utente e a Regra de faturação. Ao despoletar o assistente através da ficha de medicina dentário o utente já está selecionado por defeito;
Passo 2 - Selecionar o modo de elaborar o orçamento: em branco ou a partir de um modelo existente;
Passo 3 - Confirmar os atos/consumos e registar observações.
Aplicar ferramentas
Ao realizar um ato deve é verificada a definição Permitir associar ferramentas ao odontograma ao realizar atos de um orçamento (Configuração > Definições):
Definição inativa - os atos são registados sem validar se existem ferramentas associadas;
Definição ativa - valida se existem ferramentas associadas aos atos, e se a ferramenta pode ser aplicada.
As ferramentas requerem um registo de dente e face. Caso alguns destes dados esteja em falta, é apresentada essa informação ao utilizador, questionando se pretende avançar sem esse registo.
Páginas relacionadas