DC - Pessoas
Configuração: Nesta página é explicado como parametrizar a ficha de uma pessoa.
Versão: 8.13.105
Conteúdo da página
Descrição Aplicacional
Para cada Organização própria é fundamental definir as pessoas que intervêm na prestação de cuidados de saúde ao utente.
As pessoas definidas podem, ou não, ser utilizadoras do M1. Para os utilizadores é necessário configurar um conjunto adicional de informações (dados de acesso, perfil, privilégios de utilização, entre outros).
Ao selecionar o item Pessoas (1) surgem listadas todas as pessoas existentes na organização. A informação de cada pessoa encontra-se organizada por (2):
Nome - Abreviatura da categoria profissional + identificação da pessoa;
Tipo de Pessoa - profissão que desempenha;
Unidade Orgânica - local ao qual o profissional está afeto;
Ativa - checkbox que identifica as fichas ativas (selecionada) e inativas (não selecionada).
O botão Abrir ficha da pessoa (3) permite abrir a ficha do utilizador selecionado (um duplo-clique sobre a linha também abre a ficha do utilizador).
O nó Pessoas contém subordinado as fichas das várias pessoas que trabalham na organização, agrupadas por Unidade Orgânica (3). Selecionar a linha correspondente na árvore é outra forma de abrir a ficha do utilizador.
Como adicionar uma pessoa?
Selecionar o item Pessoas, da Unidade Orgânica na qual a pessoa será adicionada;
Clicar no botão Inserir registo;
Preencher os campos da janela Adicionar pessoa.
Os campos de preenchimento obrigatório estão identificados com uma cor alaranjada (Nome, Nome abreviado e Tipo de pessoa);
Clicar em Gravar.
Se for adicionado um Tipo de pessoa - Médico devem ser preenchidos os dados do separador Licenciaturas (o Nº cédula deve estar preenchido para o profissional conseguir emitir receitas).
Ao adicionar uma pessoa é-lhe associado um ícone que ajuda a identificar o tipo de pessoa:
Médico
Enfermeiro
Outros profissionais
Ao adicionar a pessoa a ficha não de utilizador não é criada. Deve ser realizada à posteriori.
Como criar a ficha de utilizador?
Selecionar a pessoa;
Clicar no botão Criar Ficha de Utilizador;
Confirmar que será adicionada uma nova ficha;
Definir o nome, a password e o perfil do utilizador e clicar em Gravar;
A ficha do utilizador pode ser editada a qualquer altura e passa a apresentar os seguintes separadores:
Identificação
Horários
Diversos
Acessos
Receita
Agenda
Relatórios
Arquivo
Faturação
Dados financeiros
Stocks
Dados profissionais
Observações
Salas
Fichas associadas
Acordos
Como editar a ficha do utilizador?
Selecionar a pessoa;
Clicar no botão Editar registo;
Aceder ao separador correspondente e preencher com a informação necessária;
Clicar no botão Confirmar alterações.
Separador Identificação
Para o Tipo de pessoa - Médico é necessário ter preenchido o Nº Cédula (separador Identificação > Licenciaturas). O campo Nº Cédula só pode ser preenchido com valores numéricos.
Separador Acordos
O separador Acordos, da ficha do utilizador (Configuração > Organização própria > Pessoas), permite gerir os acordos dos profissionais. Para parametrizar um acordo é necessário:
Selecionar a checkbox Ativar acordos (1), para indicar que o profissional tem acordos ativos (Se não estiver assinalada todo o separador se encontra inativo);
Clicar em Inserir registo na Lista de acordos e preencher a informação necessária (2). Ao selecionar a checkbox Permitir todos os atos e intervenções os separadores Atos e Intervenções ficam inativos;
No separador Atos clínicos devem ser registados os atos Incluídos no acordo (3), a informação encontra-se organizada nas seguintes colunas:
Classificação - lista definida na tabela Classificações MCDTs (Configuração > Tabelas);
Tipo - lista definida na tabela Tipos de atos clínicos (Configuração > Tabelas). Preenchido junto com a Classificação permite filtrar os atos pertencentes a determinada classificação por tipo;
Código do ato e Ato - se for selecionado pelo menos um ato a Classificação e o Tipo são limpos, caso se encontrem preenchidos;
As linhas podem ser editadas. Ao editar sugiram ativas as colunas Classificação e Tipo e inativas as Código do ato e Ato ou vice-versa, de acordo com o registo inicial;
Podem ser definidos atos Excluídos no acordo (4), que estão organizados nas seguintes colunas: Tipo, Código de ato e Ato (se for selecionado pelo menos um ato o campo Tipo é limpo);
No separador Intervenções devem ser definidas as intervenções incluídas no acordo, assim como efetuado para os Atos clínicos.
Um utilizador pode gerir atos e consumos registados por outro profissional?
Um utilizador pode gerir atos e consumos registados por outros profissionais de acordo com o que se encontra parametrizado nas seguintes definições:
Pode gerir atos registados por outros profissionais (Módulo de Configuração > Definições > Dados clínicos > Atos clínicos);
Pode gerir consumos registados por outros profissionais (Módulo de Configuração > Definições > Módulo Stocks).
Gerir atos registados por outros profissionais
A definição Pode gerir atos registados por outros profissionais pode ser aplicada num dos seguintes âmbitos: Organizações, Perfis e Pessoas. Caso esteja assinalado o Valor por defeito, permite que todas as opções das listagens de atos nos vários módulos do M1 fiquem disponíveis para edição.
Gerir consumos registados por outros profissionais
A definição Pode gerir consumos registados por outros profissionais pode ser aplicada num dos seguintes âmbitos: Organizações, Perfis e Pessoas. Caso esteja assinalado o Valor por defeito, permite que todas as opções das listagens de atos nos vários módulos do M1 fiquem disponíveis para edição.
Páginas relacionadas