DC - Formulários
Documentação técnica: Nesta página é explicado como configurar Formulários.
Versão: N/A
Conteúdo da página
- 1 Descrição Aplicacional
- 1.1 Formulários com apresentação gráfica Standard
- 1.2 Obrigatoriedade e visibilidade dos campos nos formulários
- 1.3 Definir links externos
- 1.4 Determinar ordem dos componentes das fichas de especialidade
- 1.5 Número máximo de registos por episódio
- 1.6 Estrutura de perguntas e respostas
- 1.7 Interpretação de resultados e ações
- 1.8 Ações dos formulários
- 1.9 Condições de utentes
- 1.10 Criar fichas de especialidade
Descrição Aplicacional
Formulários com apresentação gráfica Standard
Nos Formulários do tipo standard os campos de texto de apenas uma linha são preenchidos diretamente (sem que seja apresentada uma barra de scroll, setas ou o ícone do Handy) e a informação de interpretação da pontuação total, quando parametrizada, é sempre apresentada.
Obrigatoriedade e visibilidade dos campos nos formulários
Os campos Data e Autor de um formulário dos tipos Grelha horizontal e vertical estão sempre visíveis, inclusive nos formulários mais extensos. Para além destes campos, é possível definir outros grupos fixos (1).
Ao parametrizar formulários o botão Condições (2) despoleta a janela Condições da pergunta, onde é possível indicar é de caracter obrigatório, quais as condições de obrigatoriedade e as condições de visibilidade/edição. Caso as condições de visibilidade sejam cumpridas, é possível indicar se a pergunta deve ser escondida ou desativada. As condições de visibilidade também podem ser definidas para um grupo de perguntas, através do botão Condições, que despoleta a janela Condições do grupo.
Definir links externos
O separador Ligações (1) de um formulário permite definir links externos, para redirecionar o utilizador para conteúdo relevante. O separador é composto por colunas: Descrição e URL (endereço do site).
Ao preencher os formulários os links parametrizados são listado, por ordem alfabética, ao clicar no botão Informação complementar.
Determinar ordem dos componentes das fichas de especialidade
Na parametrização de uma Ficha de especialidade (1) é necessário determinar a estrutura hierárquica, sendo obrigatório existir pelo menos um registo na Estrutura da ficha (2), e determinar os Componentes que compõem cada nível da hierarquia.
A ordem dos componentes de nível da estrutura pode ser alterada. Basta selecionar o componente (3) e usar os botões que o permitem subir ou descer (4) na listagem.
Número máximo de registos por episódio
A coluna Nº máx. registos (1) permite definir o número de vezes que um formulário pode ser registado dentro de um episódio. Quando o número máximo é atingido o botão Inserir registo fica inativo (2).
Caso o formulário seja utilizado na Urgência, e tenha um Nº máximo de formulários menor definido, nas Outras ligações (separador Urgência), esse valor sobrepõem-se.
Estrutura de perguntas e respostas
Associar diagramas aos formulários
Um formulário pode ter no Tipo de resposta selecionada a opção Diagrama corporal (1). No lado direito são apresentados dois separadores: Diagramas corporais (2) (permite selecionar um dos diagramas parametrizados na tabela Diagramas corporais) e Apoio.
Ao preencher o formulário é necessário em clicar em Clique para editar para registar informação (3). Quando já está registado, ao passar o rato é apresentada uma tooltip com o diagrama.
Definir valor inicial
As respostas do tipo Sim/Não podem ter o Valor inicial do campo previamente parametrizado.
Definir o grupo de perguntas e a pergunta respetiva e, no tipo de resposta, selecionar Sim/Não. Do lado direito pode ser determinado o Valor inicial, a ser apresentado. Os valores possíveis são:
Não respondido, quadrado preto;
Não, quadrado em branco;
Sim, quadrado com um visto.
Por baixo do quadrado pode ser visualizado o significado de casa estado.
Interpretação de resultados e ações
Os formulários do M1 permitem a associação de textos de apoio à interpretação dos resultados, complementando a informação aí registada.
Aceda à configuração dos Formulários e selecione o formulário no qual pretende registar as observações. Após definir a estrutura de perguntas e respostas, clique no separador Interpretação de resultados e ações. Determine as pontuações, o texto de interpretação do resultado e as observações.
No campo Texto de interpretação do resultado poderá colocar uma breve descrição e, no campo Observações, informação mais detalhada.
Posteriormente, no preenchimento do formulário será apresentado um símbolo, no lado direito do campo Interpretação do resultado. Ao colocar o ponteiro do rato sobre este é apresentado o texto previamente parametrizado, um texto mais extenso e em várias linhas.
Ações dos formulários
O sistema de formulários do M1 permite, de acordo com os resultados obtidos no preenchimento do formulários, que sejam despoletadas automaticamente algumas ações.
Na coluna Tipo de ação são apresentadas as seguintes opções:
Marcar consulta
Preencher formulário
Associar/dissociar programa de saúde
Registar sinais vitais
Associar/dissociar riscos clínicos
Associar/dissociar diagnósticos de enfermagem
Prescrever intervenção de enfermagem
As ações podem ainda ser específicas para determinado contexto de prestação de cuidados. Na coluna Contexto são apresentadas as seguintes opções:
Episódio de sinistro;
Episódio de patologia;
Episódio de internamento;
Episódio de urgência;
Episódio cirúrgico;
Todos.
As ações podem ser parametrizadas no separador Ações dos formulários ou Interpretação de resultados e ações.
Condições de utentes
Os formulários podem ser de preenchimento apenas em utente que reúnam as condições necessárias.
A configuração dos critérios é realizada através do separador Condições de utentes, sendo possível definir as seguintes: Sexo, Idade, Programas de saúde e Patologias.
Posteriormente o formulário só pode ser preenchido nos utentes que respeitam as condições definidas. O M1 alerta sempre que o utente não reúna as condições necessárias para o preenchimento do formulário.
Criar fichas de especialidade
Aceder à configuração de Formulários e nas Fichas de especialidade determinar como será composta a ficha.
Identificar a ficha e assinalar os componentes que a irão constituir, se necessário.
No separador Formulários indicar quais os formulários que irão constituir a ficha de especialidade;
No separador Outras ligações, no separador SOAP, associar as fichas de especialidade a apresentar na janela de consulta. É necessário definir os perfis que terão acesso a esta funcionalidade.
Páginas relacionadas