DF - Nova fatura
Documentação funcional: Nesta página é explicado o funcionamento da emissão de uma nova fatura.
Versão: 8.13.117
Perfil de Utilizadores: Administrativo
Conteúdo da página
- 1 Enquadramento e Âmbito
- 2 Descrição Aplicacional
- 2.1 Como despoletar o assistente de faturação?
- 2.2 Como emitir uma fatura para o utente/entidade?
- 2.3 Uma fatura pode ser emitida com base numa anteriormente emitida?
- 2.4 É possível isentar os pendentes para a entidade no Assistente de faturação?
- 2.5 Como isentar atos/consumos já faturados à entidade?
- 2.6 Como emitir uma fatura com detalhes isentos?
- 2.7 Como emitir uma fatura com atos/consumos com desconto de 100%?
- 2.8 É possível emitir uma fatura com pré-fatura gravada?
Enquadramento e Âmbito
Os procedimentos efetuados aos utentes englobam, regra geral, atos e consumos que têm o valor a pagar à unidade de saúde associado.
O valor a pagar pode ser faturado na totalidade ao utente – quando o plano de saúde é particular, ou pode ter uma paga por uma entidade – de acordo com o plano de saúde do utente e dos procedimentos que abrange.
As faturas para o utente e para entidade são emitidas através do Assistente de faturação.
Descrição Aplicacional
Como despoletar o assistente de faturação?
As faturas são emitidas através do Assistente de faturação, que pode ser despoletado de várias formas:
Na Agenda clique com o botão direito do rato numa marcação e selecione a opção Faturar atos pendentes;
Na Agenda aceda ao separador Plano geral de trabalhos e clique em Faturar;
Aceda ao separador Por Faturar da Faturação do utente e clique em Faturar – para aceder à faturação do cliente:
Clique com o botão direito do rato numa marcação e selecione Faturação do utente;
Clique em Utentes, na barra de ferramentas, e aceda à função Faturação;
Aceda à Faturação e selecione a opção Nova Fatura, na barra de ferramentas.
O Assistente de faturação é composto por 4 ecrãs:
Pesquisa e seleção do utente/entidade;
Seleção dos pendentes a faturar;
Confirmação dos atos e consumos a faturar;
Resumo da fatura para o utente e para a entidade.
Como emitir uma fatura para o utente/entidade?
A emissão de faturas ao utente/entidade é realizada no Assistente de faturação, que pode ser despoletado de uma das formas apresentadas na questão anterior:
No primeiro ecrã do assistente pesquise o utente, selecione o episódio a faturar e clique em Seguinte;
Pode ser selecionado mais que um episódio do mesmo Plano de saúde;
Faturar por permite definir a regra de faturação a aplicar episódios de planos diferentes.
Os episódios de internamento apresentam o Nº de autorização, quando se encontra preenchido, no seguinte formato: Internamento: dd/mm/aaaa - dd/mm/aaaa ([Tipo internamento] - [Nº autorização].
No segundo passo do Assistente de faturação pode visualizar os atos associados ao episódio e selecionar os que pretende faturar. Clique no botão Seguinte para prosseguir;
Os atos não selecionados continuam como pendentes de faturação;
Os pendentes podem ser cancelados, através do botão Cancelar pendentes selecionados (Os atos cancelados não voltam a surgir para faturação).
No terceiro ecrã do Assistente de faturação valide o Total utente, o Total entidade e, se necessário, efetue as correções necessárias. Clique em Seguinte para avançar;
Os atos e consumos podem ser adicionados, removidos ou editados. As linhas eliminadas continuam como pendentes de faturação.
Também é neste passo que serão realizados registos complementares em falta.
No quarto ecrã do Assistente de faturação é apresentado o resumo da fatura para o utente e para a Entidade. Clique em Terminar para emitir a fatura.
O Resumo da fatura da entidade só surge preenchido quando existe comparticipação;
Para as entidades faturadas mensalmente, o resumo para da entidade apresenta o número a negativo e o valor passa a integrar os pendentes de faturação mensal.
Cancelar pendentes de faturação
No segundo ecrã do Assistente de faturação é possível cancelar atos e consumos por faturar, através do botão Cancelar pendentes selecionados que apresenta as seguintes opções:
Todos os pendentes selecionados - todas as linhas selecionada são canceladas. É necessário confirmar ao cancelamento e indicar o motivo;
Todos os atos selecionados - apenas as linhas selecionadas que correspondem a atos são canceladas. É necessário confirmar ao cancelamento e indicar o motivo;
Todos os consumos selecionados - apenas as linhas selecionadas que correspondem a consumos são canceladas. É necessário confirmar ao cancelamento e indicar o motivo. Por fim, é apresentada a questão: Deseja apagar também os consumos clínicos associados?
Sim - os consumos deixam de estar associados ao episódio;
Não - os consumos são cancelados na faturação, mas continuam associados ao episódio (independentemente do tipo de episódio).
Aplicar desconto a várias linhas
No terceiro ecrã do Assistente de faturação podem se aplicados descontos, através das colunas Desconto (%) utente e entidade. Ao clicar com o botão direito do rato sobre uma coluna de desconto é apresentado um menu de contexto:
Aplicar a todos da mesma rúbrica (Nome da rúbrica da linha selecionada);
Aplicar a todos do mesmo episódio (Descrição do episódio da linha selecionada);
Aplicar a todos do episódio - aparece apenas quando está a ser faturado mais que um episódio e apresenta as seguintes opções: Todos os episódios e lista dos episódios a ser faturados;
Aplicar a todas da rúbrica - aparece apenas quando estão a ser faturadas várias rúbrica e apresenta as seguintes opções: Todas as rúbricas e lista das rúbricas presentes.
Faturar episódios de internamento
Ao emitir a fatura de um episódio de internamento, com um Plano de faturação com Valorização de atos específicos, o valor de cada ato é calculado com base nas seguintes regras:
Ato configurado com valor fixo para o utente e entidade (2) - o valor fixo configurado sobrepõem-se à Valorização do ato;
Ato configurado com % para utente e % para a entidade (1) - o valor a pagar pelo utente e pela entidade corresponde à % da Valorização do ato (Valorização do ato X Percentagem utente/entidade);
Ato não pertencente ao Plano de saúde do utente (3) - o utente paga a totalidade da Valorização do ato.
Atribuir automaticamente a data de alta administrativa ao pacote
No terceiro passo do Assistente de faturação, ao agrupar os atos por pacote, é atribuída uma data - depende do episódio e da definição Atribuir a data da alta administrativa ao ato correspondente ao pacote:
Definição ativa e episódio de Internamento ou Urgência - o pacote fica com a data da alta administrativa (ou do detalhe mais recente do episódio, caso a alta administrativa não tenha sido emitida);
Definição inativa e episódio de Internamento ou Urgência - o pacote fica com a data do detalhe mais recente desse episódio;
Definição ativa/inativa e restantes episódios - o pacote apresenta a data do episódio.
Gerir dados contratuais de uma fatura à entidade
Nas faturas à entidade podem ser geridos os Dados contratuais: Contrato, Encomenda e Compromisso - é necessário preencher todos os campos do(s) dado(s) a registar. O acesso é gerido por perfil e a janela pode ser despoletada no momento da emissão da fatura (Assistente de faturação > botão Dados do documento) ou ao consultar as faturas emitidas (Faturas > Funções sobre o documento).
Faturas sem papel
As faturas do utente e da entidade podem ser emitidas sem recurso à impressão dos documentos.
Para emitir as faturas sem recurso a papel é necessário selecionar as opções correspondentes no último passo do Assistente de faturação:
Resumo da fatura para o utente - deve estar selecionada apenas a opção Enviar fatura por e-mail.
Caso também esteja selecionada a opção Imprimir fatura ao emitir ao terminar o documento de faturação será impresso e enviado por email para o utente;Resumo da fatura para a entidade - deve estar selecionada a opção Emitir sem imprimir fatura.
Para ser impressa a fatura da entidade deve ser selecionada a opção Emitir e imprimir fatura.
Uma fatura pode ser emitida com base numa anteriormente emitida?
No Assistente de faturação, sem um episódio selecionado, é necessário indicar como criar a fatura. A opção Fatura igual à fatura e o botão Escolher fatura despoletam a Pesquisa de documento.
Nesta janela, depois de definir os filtros e clicar em Procurar, os documentos são apresentados no lado direito, bastando posteriormente escolher o pretendido e clicar em Selecionar.
É possível isentar os pendentes para a entidade no Assistente de faturação?
No momento em que é emitida a fatura, no Assistente de faturação, é possível isentar os pendentes de faturação, que ainda não se encontram faturados ao utente e/ou entidade.
No terceiro ecrã do Assistente de faturação, clique no botão Ver, selecione a opção Colunas e posteriormente a opção Isenções;
Na listagem Atos a faturar passam a estar visíveis as colunas Isentar utente, Isentar entidade e Motivo isenção. Para isentar os pendentes de faturação para a entidade:
Clique em Editar registo;
Selecione a checkbox da coluna Isentar entidade para todos os atos com isenção;
Indique o Motivo de isenção para cada linha a isentar;
Confirme as alterações e clique em Seguinte;
O quarto ecrã do Assistente de faturação, se todos os atos forem isentados para a entidade, não apresenta o Resumo da fatura para a entidade e apenas será gerada a fatura para o utente.
Como isentar atos/consumos já faturados à entidade?
Clique em Faturação, na barra de ferramentas, e aceda à função Por emitir. Selecione a opção Faturação por realizar e posteriormente Detalhes pendentes para emissão à entidade;
No primeiro ecrã do Assistente Faturas pendentes aceda ao separador Pendentes:
No primeiro ecrã, preencha os filtros e clique em Processar para efetuar a pesquisa (opcional). Posteriormente, selecione a linha pretendida e clique em Seguinte;
No segundo ecrã, clique em Funções e selecione a opção Ver isenções;
Na listagem Atos incluídos na fatura passam a estar visíveis as colunas Isentar e Motivo isenção. Para isentar os pendentes de faturação para a entidade:
Selecione a checkbox da coluna Isentar entidade para todos os atos com isenção;
Indique o Motivo de isenção para cada linha a isentar;
Clique no botão Guardar isenções. Responda Sim à questão “Confirma a gravação de isenções?”
Após a gravação das isenções os atos deixam de estar pendentes de faturação. Se forem isentados todos os atos a fatura deixa, inclusive, de surgir como pendente para faturação.
Como emitir uma fatura com detalhes isentos?
Ao emitir uma fatura os detalhes isentos que não permitem impressão não são incluídos no documento, inclusive quando as linhas a zero são incluídas e/ou o documento é de Serviços e Consumos Não Valorizados.
Ao Terminar o M1 verifica se existe pelo menos um detalhe a ser incluído, caso não exista informa que a Fatura do utente/entidade deve conter pelo menos um detalhe e que todos foram isentos com um motivo que os retira. Esta verificação também ocorre ao pré-visualizar o documento.
Como emitir uma fatura com atos/consumos com desconto de 100%?
Os atos com descontos de 100% são refletidos na fatura, sendo apresentada a informação do valor do ato e desconto aplicado.
As linhas dos atos/consumos com desconto de 100% apresentam as seguintes informações:
Data,
Código,
Nº de autorização,
Qtd.,
Val. Unitário,
Valor unitário (Cliente+EFR),
Valor (s/IVA),
Desconto % valor,
Iva,
Valor total.
É possível emitir uma fatura com pré-fatura gravada?
No Assistente de faturação não é possível terminar a fatura se tiver sido gravada uma pré-fatura, ao terminar surge a informação: Não é possível terminar a fatura após a gravação da pré-fatura. Feche a abra a janela ou volte ao primeiro passo para reiniciar o processo de faturação.
Páginas relacionadas