DF - Orçamentos

Documentação funcional: Nesta página é explicado o funcionamento do componente de Orçamentos do módulo de Faturação.

Versão: 8.13.102
Perfil de Utilizadores: Administrativo

 

Conteúdo da página

Enquadramento e Âmbito

No âmbito da realização de tratamentos médicos específicos podem ser solicitados orçamentos pelo utente às unidades de saúde.

No M1 os orçamentos são geridos numa área específica, dentro da Faturação.


 

Descrição Aplicacional

Como consultar os orçamentos realizados?

Na área Orçamentos é necessário definir os filtros e clicar em Processar para ser apresentada a informação. Posteriormente, os dados encontram-se organizados da seguinte forma:

  • Orçamentos - listagem não editável dos orçamentos. A pesquisa realizada, no campo de pesquisa, incide sobre as colunas Número, Código cliente e Cliente. A Data prevista de conclusão é apresentada para orçamentos adjudicados de forma automática, com base na definição Prazo expectável de conclusão do tratamento orçamentado (em meses);

  • Detalhe do orçamento - atos/consumos do orçamento selecionado. Editável se o estado for Elaborado (apenas os orçamentos que se encontram neste estado podem ser eliminados).

O botão Operações permite Exportar e o Ver outras propriedades despoleta a janela Outras propriedades do orçamento, onde é possível consultar o Tipo, Nome e Observações do orçamento e o Histórico de estados.

Imprimir orçamento

A impressão de um orçamento selecionado é realizada ao clicar no botão Imprimir. O documento impresso adequa-se ao tipo de orçamento:

  • Orçamento genérico - é impresso o documento Orçamento Geral, esta é designação do repx na Gestão documental (Configuração > Organização própria);

  • Orçamento de Medicina Dentária - é impresso o documento Orçamento dentária, esta é a designação do repx na Gestão documental (Configuração > Organização própria).

 

Como elaborar um novo orçamento?

O Assistente Novo Orçamento é composto por três passos:

  • 1º passo - Identificação da Organização emissora, seleção do utente e da Regra de faturação. O botão Anterior encontra-se inativo neste ecrã;

  • 2º passo - Seleção do modo de elaboração do novo orçamento:

    • Elaborar novo orçamento em branco - é necessário selecionar o Tipo de Orçamento e definir o Nome a atribuir ao orçamento (campos obrigatórios);

    • Elaborar novo orçamento a partir de um modelo existente - escolher um dos modelos parametrizados e selecionar os atos que serão incluídos (por defeito, estão todos selecionados);

  • 3º passo - Lista de atos/consumos a incluidos. A informação encontra-se nas colunas: Quant, Código, Nome, Fase do tratamento (registo opcional, previamente preenchida com a fase parametrizada no modelo), Nº do dente (listagem de dentes - apenas para orçamentos do tipo Medicina Dentária), Valor, Iva %, Desconto % e Total. Para cada ato/consumo podem ser registadas Observações

 

Como criar um orçamento com base em vários modelos?

No terceiro passo do Assistente Novo Orçamento são apresentados os Atos/consumos a incluir no orçamento. Ao retroceder,  através do botão Anterior, o M1 questiona se pretende recomeçar o orçamento:

  • Sim - os atos e consumos já adicionados são eliminados;

  • Não - os atos e consumos já adicionados são mantidos e pode ser adicionado outro modelo ao orçamento (o novo modelo selecionado tem de ser do mesmo tipo do anterior). O nome do orçamento corresponde ao nome de todos os modelos selecionados - ordenados alfabeticamente. 

  • Cancelar - não retrocede para o ecrã anterior.

Ao retroceder para o primeiro ecrã é necessário confirmar, visto que o orçamento é recomeçado independentemente da resposta ao retroceder para o segundo. 

 

Os atos que requerem autorização prévia da entidade são identificados nos orçamentos?

Nos orçamentos (documento impresso) os atos que requerem autorização prévia da entidade estão identificados, com uma asterisco entre parêntese (*) no final da descrição (1). No rodapé do documento consta a descrição (*) Atos que requerem autorização prévia da entidade (2).

Se o orçamento não tiver nenhum ato que requer autorização incluído a descrição no rodapé do documento não é apresentada.

O modelo do documento precisa de ser reposto para que o orçamento seja impresso com a identificação dos atos que requerem autorização (Configuração > Gestão documental). Caso não se pretenda repor o modelo do documento, a legenda tem de ser inserida manualmente (Tipo: label / Nome: lbClinicalActsWithAuthorization).

 

Como alterar estado do orçamento?

O botão Alterar estado despoleta uma janela, com a mesma designação, onde pode ser editado o estado do orçamento selecionado. Esta janela é composta por três campos:

  • Alterar para o estado - lista de estados para os quais o estado atual do orçamento pode ser alterado;

  • Motivo de alteração - disponível quando o novo estado corresponde a Concluído ou Recusado. As opções listadas estão de acordo com o parametrizado na tabela Motivos de alteração de estado do orçamento;

  • Observações - campo de registo em texto livre.

Para confirmar é necessário clicar em Alterar. Os estados são alterados manualmente, exceto o Expirado. Este estado é atribuído automaticamente com base na definição Validade do orçamento após elaboração (meses).

 

Alteração automática do estado do orçamento para concluído

O estado dos orçamentos é atualizado, de forma automática, para Concluído quando na ficha de Medicina dentária (Processo do utente) todos os atos estão realizados ou cancelados.

A alteração automática do estado é parametrizável, através de uma definição.
Consultar DC - Orçamentos | Alterar estado do orçamento para concluído para mais informação.

 

Como consultar o histórico de estados do orçamento?

O Histórico de estados de um orçamento pode ser consultado na janela Outras propriedades do orçamento (despoletada através do botão Ver outras propriedades).
Na coluna Data é possível verificar a data e hora de alteração do estado, no seguinte formato: dd/mm/aaaa  hh:mm.

 

Como emitir o documento de comparação de orçamentos?

Quando o utente tem mais que orçamento emitido tem de tomar uma decisão informada quanto à adjudicação. No M1 é possível emitir um documento comparativo de orçamentos de Medicina Dentária - podem ser comparados até 3 orçamentos que se encontrem no estado ‘Aprovado’.

Para comparar orçamentos é necessário:

  1. Aceder aos Orçamentos;

  2. Clicar no botão Comparar orçamentos, para despoletar o assistente;

  3. Determinar a organização, selecionar utente e clicar em Seguinte (Passo 1);

  4. Selecionar os orçamentos aprovados a comparar. Podem ser selecionados três Orçamentos e verificados os atos/consumos incluídos em cada na área Detalhes do orçamento (Passo 2);

  5. Clicar em Imprimir comparativo.

No Passo 2 do assistente Comparar preços também é possível imprimir os orçamentos selecionados, através do botão Imprimir orçamentos.

 

Faturar orçamentos

Os Orçamentos adjudicados são faturados através do Assistente de Faturação:

  • 1º passo - Selecionar o utente e a regra de faturação (Faturar por);

  • 2º passo - Selecionar a opção Fatura baseada num orçamento do utente - são apresentados os Orçamentos e os Atos/consumos incluídos (para orçamentos de dentária o dente é identificado);

  • 3º passo - Os atos/consumos do Orçamento são apresentados neste ecrã, assim como o dente associado a cada ato em Orçamentos de dentária). Para que a coluna Dente/face seja apresentada é
    necessário clicar no botão Ver, expandir a opção Colunas e selecionar a opção Dente/face.

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/M1FP/pages/286659249