DF - Gerir perfusões
Documentação funcional: Nesta página é explicado como Gerir perfusões.
Versão: 8.9
Perfil de Utilizadores: Enfermeiros
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
No âmbito de um episódio de internamento podem ser prescritas perfusões (medicação contínua, ou sangue, introduzida no organismo) aos utentes.
Devido ao tempo prolongado necessário para a administração de uma perfusão, pode ser necessário realizar pausas ou alterar o ritmo de administração. Estas ações são registadas no M1, na janela Gerir perfusão.
Descrição Aplicacional
Como são representadas graficamente as perfusões?
O menu de contexto da planificação de uma perfusão no Plano de cuidados apresenta as seguintes opções específicas:
Iniciar perfusão (1);
Terminar perfusão (2) - apresentada apenas em perfusões ainda não terminadas no estado Realizada ou Realizada não presencialmente;
Gerir perfusão (3) - apresentada apenas em perfusões no estado Realizada ou Realizada não presencialmente. Despoleta a janela Gerir perfusão.
O menu de contexto é apresentado ao clicar com o botão direito do rato sobre qualquer parte da representação gráfica da perfusão, desde a célula de início à célula de fim.
Como gerir as pausas e alterações de ritmo de uma perfusão?
Na janela Gerir perfusão, despoletada através da opção Gerir perfusão ou de um duplo-clique sobre uma perfusão realizada, podem ser geridas as pausas e os ritmos associados à administração medicamentosa.
A janela Gerir perfusão é composta por:
Nome dos componentes da perfusão: [Solutos + Solvente]. A informação é apresentada em duas linhas, nos casos em que o conteúdo tem uma dimensão maior a informação completa é apresenta numa tooltip (1).
Volume total prescrito - campo não editável. Volume definido no momento da prescrição;
Volume já administrado - campo não editável. Volume já administrado ao utente, calculado com base nos períodos presentes no quadro e a hora atual, caso o último período ainda não esteja terminado;
Volume total administrado - campo editável. O registo realizado fica gravado ao fechar a janela.
Quadro Ritmos e ocorrências - registo dos vários eventos associados à perfusão. A primeira linha é inserida automaticamente pelo M1, com base na informação da intervenção, e não pode ser eliminada ou editada (2). A informação está organizada nas seguintes colunas:
Início - DD/MM/AAAA HH:MM. Data e hora de início do período. Ao inserir um novo registo está proposta a data e hora atual, contudo é possível alterar o campo para um momento compreendido entre o intervalo de tempo previsto para a perfusão. Não é possível inserir uma data e hora futuras;
Fim - DD/MM/AAAA HH:MM. Data e hora de fim do período. A data e hora deve estar compreendida no intervalo temporal da perfusão e não pode ser inserido um momento futuro. Campo sincronizado com a data de início do período seguinte (quando aplicável): Ao inserir um novo registo o Fim,do período anterior, corresponde ao Início do novo período; ao editar o Início de um período o Fim do período anterior é atualizado de imediato;
Ritmo - valor numérico que define o ritmo da perfusão. O valor pode corresponder a 0, indicando que existiu uma pausa na administração da perfusão (3);
Evento - ao inserir uma pausa ou alteração de ritmo é necessário selecionar a razão justificativa da ocorrência. As opções listadas (4) são parametrizadas por Organização na tabela Eventos em perfusões (Modulo de Configuração > Tabelas > Internamento);
Observações - opcional;
Registado por - título e nome do autor do registo, preenchido de forma autónoma pelo M1;
Alterado por - título e nome do utilizador que realizou alterações no registo, preenchido de forma autónoma pelo M1. Um segundo utilizador apenas pode editar os campo Fim, Evento e Observações.
O registo de um novo período é realizado através do botão Inserir registo (5). Podem ser inseridos eventos em datas e horas posteriores às horas inicialmente previstas para a perfusão, visto que as pausas e/ou abrandamentos do ritmo podem fazer com que a administração demore mais tempo que o previsto. Nestes casos, a representação gráfica da perfusão no plano de cuidados passa a refletir a nova informação.
Como terminar a administração de uma perfusão?
A conclusão de uma perfusão pode ser indicada antes do termino previsto, de duas formas:
Opção Terminar perfusão, presente no menu de contexto: quando esta opção é selecionada o M1 pede ao utilizador para confirmar a ação. Ao responder Sim, a data e hora de fim é editado e a perfusão passa para o estado concluída.
Através da janela Gerir perfusão, ao preencher o campo Fim associado ao último evento registado. Ao fechar a janela o M1 pede ao utilizador para confirmar o término da perfusão.
Ao fechar a janela Gerir perfusão sem o campo Fim do último registo preenchido, a perfusão continua a decorrer até que seja atingida a duração inicial prevista ou, caso já tenha sido atingido o período previsto, até ao momento atual.
É possível cancelar perfusões já iniciadas?
O menu de contexto de uma perfusão já iniciada apresenta a opção Cancelar. Ao selecionar esta opção surge a pergunta: O cancelamento desta perfusão apagará a informação dos eventos associados. Confirma o cancelamento?:
Sim - Despoleta a janela Cancelar intervenções ou tratamentos, onde deve ser indicados o Motivo do cancelamento. Após a confirmação, a administração para e a perfusão deixa de ser apresentada no Plano de cuidados.
Não e Cancelar - A janela da pergunta é fechada e a perfusão continua em administração.
Perfusões suspensas
Uma perfusão suspensa por indicação médica surge no Plano de cuidados com a indicação Suspender às Xh. A representação gráfica, depende do momento em que ocorre a suspensão:
Paragem da perfusão pela enfermagem coincide com a hora indicada pelo médico para a suspensão;
Caso a perfusão só tenha sido parada após a hora da suspensão esse período surge a vermelho;
Perfusão continua a ser administrada após o momento indicado para a suspensão;
Suspensão indicada para uma hora futura.
Páginas relacionadas