DF - Informação administrativa
Documentação funcional: Nesta página são apresentados os campos comuns a todas os itens do Processo administrativo.
Versão: N/A
Perfil de Utilizadores: Administrativos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O Processo administrativo é composto por várias fichas de informação, que permitem recolher específica.
Contudo, existem campos comuns que são apresentados em qualquer um dos itens que se encontre selecionado. Desta forma, os itens que compões o processo administrativo apresentam a seguinte estrutura:
Área comum (ou dados gerais) - Na zona superior do ecrã são apresentados os campos comuns a todos os itens;
Área específica - Campos específicos que permitem completar a informação correspondente ao item selecionado.
O item Resumo é personalizado, dessa forma a estrutura dos itens aqui apresentada não se aplica.
Descrição Aplicacional
Que campos estão presentes na área comum dos itens do processo administrativo?
A área comum dos itens que constituem o Processo administrativo apresenta os seguintes campos:
Nº processo e Nº trabalhador;
Nome;
Título;
Nº familiar e Família;
Data nascimento e Idade;
Sexo;
Estado civil;
Escolaridade;
Parentesco;
NIF e País NIF;
Centro de saúde e Extensão de saúde;
Médico responsável e Enfermeiro responsável - listam e permitem selecionar os profissionais da organização. Cada médico/enfermeiro é listado apenas uma vez, para profissionais com várias fichas é considerada a da organização do utilizador em sessão.
Caso o médico/enfermeiro não integre a organização do utilizador em sessão é considerada a ficha principal ou, se utilizador não tiver acesso à organização principal, uma organização comum;Local habitual consulta;
Data inscrição e Tipo inscrição;
Tipo utente.
Atualizar dados
Os dados administrativos podem ser atualizados através de uma das opções listadas no botão Atualizar dados:
A partir do Registo nacional de utente (RNU) - Consultar DF - Importar dados do RNU para mais informação;
Por leitura do cartão de cidadão - a ficha do utente é atualizada caso os dados correspondam aos do cartão inserido. No casos de não correspondência é apresentado um alerta, exceto se no NIF registado for 999 999 990.
Subsistemas de saúde
O item Subsistemas de saúde, do processo administrativo do utente, permite indicar os subsistemas de saúde que o utente integra e os dados associados. Adicionalmente, também pode ser de imediato indicado o Plano de saúde associado ao subsistema.
Embora surjam listados todos os planos associados ao utente, o utilizador só pode associar, remover ou editar Planos pertencentes às organizações a que tem acesso.
Planos de saúde
Tal como no item Subsistemas de saúde, no item Planos de saúde podem ser indicados os planos de saúde dos utentes (e gerida a informação associada) e indicada a Entidade responsável (Subsistema de saúde).
Embora surjam listados todos os planos associados ao utente, o utilizador só pode associar, remover ou editar Planos pertencentes às organizações a que tem acesso.
Associação automática do Plano/Sistema de saúde
Ao registar um Plano de saúde, quando é definida a EFR, o M1 verifica se essa entidade já consta no Sistema de saúde do utente e, se não existir, pede para registar a mesma.
Associar o Plano de saúde e definir a Entidade responsável, pelo pagamento. Clique em Confirmar alterações;
Na janela inserir o Nº de beneficiário (A) e a Data de validade. Se este sistema for o preferencial deve ser assinalado.
Os dados complementares a serem preenchidos podem variar de acordo com a EFR selecionada. Por exemplo, caso se trate de uma EFR estrangeira (5) são pedidas mais informações (6).
Após clicar em Gravar o Sistema de Saúde é apresentado nos Subsistemas de Saúde (7).
Para parametrizar esta associação é necessário em cada plano de saúde do cliente associar as Entidades correspondentes. Esta parametrização é feita nos Planos de saúde, selecionando o plano pretendido e definindo as EFRs no separador Entidades.
Relações familiares
O item Relações familiares, do processo administrativo do utente, permite definir os seus relacionamentos com outros utentes e o acesso que podem ter à sua informação clínica.
A tabela Filiação, onde estão listados os utente que mantém uma relação com o utente, é composta pelas seguintes colunas:
Nº processo - permite pesquisar um utente (opcional). Não pode ser selecionado o próprio utente, nem utentes de sexo diferente do determinado para a Relação selecionada (existem relações que permitem a seleção de qualquer utente, independentemente do sexo);
Nome - preenchido automaticamente nos casos em que é selecionado um Nº processo. Caso não seja preenchido o Nº processo este campo permite registos alfanuméricos (Campo obrigatório);
Relação - listagem com as seguintes opções (parametrizável apenas por Base de Dados):
Cônjuge - permite adicionar utente de ambos os sexos. Ao adicionar esta relação o utente atual é adicionado, de forma automática, às Relações familiares do cônjuge;
Encarregado de educação - utentes de ambos os sexos;
Gestor de processo - utentes de ambos os sexos;
Mãe - sexo feminino;
Pai - sexo masculino.
Verificado - checkbox que permite indicar se os dados foram validados presencialmente. Encontra-se inativo quando o Nº processo está por preencher;
Acessos permitidos - permite selecionar o tipo de informação a que o familiar pode ter acesso. Podem ser selecionadas várias, ou todas, as opções listadas.
Outras características
No Processo administrativo, através do item Outras características do utente, podem ser associadas características relevantes sobre o utente (1).
Para adicionar um característica é necessário clicar no botão Inserir registo e selecionar uma das opções listadas (2). Por defeito na Data de início consta o dia atual. A Data de fim deve ser preenchida apenas quando a característica associada ao utente já não se encontra válida.
As Outras características do utente ficam disponíveis nos seguintes locais do M1:
Cabeçalho do utente - Ao passar o rato sobre o ícone de informação presente junto à foto do utente é apresentada uma tooltip que indica as Outras características do utente.
O cabeçalho do utente é apresentado ao abrir um dos processos do utente, no segundo passo do Assistente de marcação, e nas janelas Admissão do utente e Pesquisa de vagas;Marcação - Nas Agendas, ao passar o rato sobre a marcação do utente, é apresentada uma tooltip com a indicação das Outras características do utente;
Resumo do utente - Nas Agendas, na parte inferior do ecrã é apresentada a informação da marcação selecionada. A informação apresentada é parametrizável e podem ser apresentadas as Outras características do utente.
Páginas relacionadas