DF - Alertas Clínicos
Documentação funcional: Nesta página é explicado como se pode consultar os alertas clínicos do utente.
Versão: 8.13.107
Perfil de Utilizadores: Médico
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
Estão em vigor, um conjunto de programas de saúde para o seguimento dos utentes que se encontram em situações clínicas específicas. Cada um destes programas de saúde consiste num protocolo composto por diversas atividades clínicas, que devem ser realizadas numa determinada altura para não ficarem em incumprimento.
O cumprimento destes protocolos requer um grande envolvimento da equipa de saúde, os quais terão que analisar e avaliar constantemente o processo clínico dos utentes, para garantirem que cada utente é chamado para a realização da atividade clínica na altura certa.
O M1 encontra-se dotado de mecanismos de apoio ao cumprimento dos protocolos.
Os mecanismos funcionam de forma muito simples e transparente, analisando diariamente o processo clínico de cada utente para verificar se existem atividades clínicas que ele deveria ter realizado e não realizou. Os alertas surgem em duas situações:
Caso seja detetada uma atividade em atraso ou a ser realizada em breve é gerado um alerta de vigilância que fica disponível para consulta no M1 e é enviada uma mensagem por SMS/email para o utente, para o convocar para realizar a atividade;
Se o sistema detetar uma atividade de realização de algum MCDT, que já tenha sido requisitado há mais de 30 dias e que ainda não tenha resultados associados, é gerado um alerta de falta de resultados e é enviada uma mensagem SMS/email para o utente, pedindo que traga os resultados.
Descrição Aplicacional
Como aceder às notificações clínicas?
Ao aceder ao processo clínico de um utente os alertas surgem de forma não intrusiva, identificados por um círculo rosa e um número no cabeçalho de identificação do utente. O número representa o número de Notificações clínicas, associadas ao utente.
Ao clicar sobre o círculo vermelho surge a janela Alertas clínicos, que mostram a listagem das atividades que se encontram em incumprimento.
As notificações são listadas no separador Notificações, organizadas em dois agrupadores: Terapêutica (alertas associados às prescrições dos utentes) e Vigilância (alertas relacionados com Processos assistências).
No rodapé da janela constam os botões que permitem desempenhar ações sobre as notificações:
Ancorar – ao clicar neste botão as notificações passam a ser apresentadas no lado direito da janela, ao aceder ao Processo clínico do utente. Nesta barra consta o botão Funções, que permite Processar, Cancelar e Adiar a atividade, Abrir a central da alertas e Desancorar;
Processar alerta – ativo quando a atividade selecionada requer a emissão de um exame. É despoletada a janela de Requisição de análises e MCDTs, onde pode ser emitida a requisição;
Adiar atividade – ao clicar é despoletada a janela Adiar atividade, onde deve ser indicada a data de realização e o Motivo do adiantamento;
Cancelar atividade – despoleta a janela Cancelar atividade, onde descer ser indicado o Motivo de cancelamento;
É possível aceder às notificações clínicas através de outros locais do M1?
As notificações clínicas são também apresentadas na janela Registo de consulta. Neste caso os alertas surgem por defeito visíveis (1).
Ao clicar no círculo de alertas é despoletada a janela de Alertas clínicos (2).
O botão Processar alerta, presente na barra de ferramentas, tem várias opções (3). Tendo em conta o alerta selecionado é possível: processar o alerta (exame), adiar e cancelar atividade e abrir o central de alertas
São apresentados os alertas clínicos futuros?
No lado direito do Processo clínico são apresentados os alertas clínicos do utente em dois agrupadores:
Atuais - alertas do utente que correspondem à data atual. Este agrupador encontra-se expandido por defeito;
Futuros (1) - Este agrupador encontra-se colapsado por defeito - ao expandir são apresentados os alertas clínicos futuros, de acordo com a definição Definir espaço temporal (dias) para inclusão de alertas futuros no painel da Vigilância (Configuração > Definições).
Para que os alertas Futuros sejam apresentados é necessário que esteja selecionada a opção Ver todos os alertas (2) do botão Funções.
Os alertas clínicos futuros também são apresentados na janela Alertas clínicos, despoletada ao clicar no ícone representativo no cabeçalho do utente (3) - o número apresentado corresponde aos alertas atuais. Ao colocar o ponteiro do rato sobre o ícone essa informação é apresentada na tooltip - Número de alertas atuais para este utente.
Embora o ícone só tenha contabilizados o número de alertas atuais, ao clicar é sempre despoletada a janela Alertas clínicos, inclusive nos casos em que só existem alertas futuros para o utente.
Caso os alertas sejam futuros, o ícone no cabeçalho está ativo se os alertas coincidirem com o período de dias da definição Definir espaço temporal (dias) para inclusão de alertas futuros no painel da Vigilância.
Como processar um alerta clínico?
Os alertas clínicos podem ser processados através da opção Processar alerta do botão Funções (presente no canto direito do Processo Clínico) e do botão Processar alerta da janela Alertas clínicos.
Ao processar o alerta é necessário completar é despoletada a janela que permite concluir a ação. Desta forma, a janela despoletada está de acordo com a alerta selecionado:
Alerta de registo Biometrias e sinais vitais em falta - é despoletada a janela Registo de biometrias e sinais vitais;
Alerta de prescrições de análises/MCDTs em falta - é despoletada a janela Requisição de análises ou Requisição de MCDTs, respetivamente;
Alerta de resultados de análises/MCDTs em falta - é despoletada a janela Registo de resultados de análises ou Registo de resultados de MCDTs, respetivamente.
Como aceder à Central de alertas?
No separador Ferramentas é apresentado a Central de alertas, através do qual o utilizador pode consultar os utentes que se encontram em incumprimento.
O acesso a esta ferramenta é gerido por Perfil, apenas os utilizadores que tenham permissões podem aceder Central de alertas.
Os botões no rodapé da Central de alertas permitem agir sobre o alerta:
Eliminar registo (-) - É apresentada a janela Cancelar atividade onde deve ser indicado o motivo;
Gravar grupos estatísticos – os novos grupos são criados na janela Grupos estatísticos despoletada;
Emitir documento – despoleta a janela Emitir documento, que permite selecionar o documento a emitir;
Enviar mensagem – permite o envio de sms/email ao utente;
Agendar – permite agendar a marcação. É despoletada uma janela com a informação das agendas;
Adiar – permite Adiar através da janela Adiar atividade;
Ver – permite selecionar outras opções de visualização de informação;
Páginas relacionadas