DF - Novo Internamento
Documentação funcional: Nesta página é explicado como iniciar um Novo internamento.
Versão: N/A
Perfil de Utilizadores: Administrativos/Enfermeiros
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
Quando é necessário registar um internamento de um utente, numa unidade prestadora de serviços de saúde que disponha de internamento, inicia-se um novo episódio de internamento.
O internamento de um utente pode ser realizado através do botão Novo internamento ou de um duplo-clique sobre uma cama vaga no Mapa de internamento.
O Assistente Novo episódio de internamento também pode ser despoletado no Módulo Receção, através da opção Novo internamento nas Atividades diversas.
Descrição Aplicacional
Como iniciar um novo internamento?
Ao iniciar um novo internamento é despoletado o assistente Novo episódio de internamento, constituído por quatro passos:
Selecionar o utente;
Caracterizar o internamento;
Atribuir cama - O assistente não apresenta este passo quando o internamento é iniciado através de um duplo-clique sobre uma cama vaga;
Recolher informação financeira.
A checkbox Emitir folha de admissão ao internamento está presente em todo o assistente e está selecionada por defeito.
Passo 1 - Selecionar o utente
No primeiro passo do assistente Novo episódio de internamento deve ser pesquisado (1) e selecionado (2) o utente a internar. a pesquisa pode ser realizada através da introdução dos dados no teclado, leitura de um cartão identificativo ou biometrias.
Caso o utente ainda não se encontre registado, pode ser preenchida uma nova ficha administrativa através do botão Novo. O botão Editar permite aceder à ficha administrativa do utente selecionado e editar os dados, se necessário.
Na área Internamentos anteriores, consta o número de internamento anteriores do utente selecionado (3). Através do botão Consultar internamentos anteriores (4) é despoletada a janela Internamento anteriores, onde pode ser consultada mais informação sobre cada episódio anterior.
Para prosseguir para o passo seguinte é necessário clicar no botão Seguinte (5).
Passo 2 - Caracterizar o internamento
No segundo passo do assistente Novo episódio de internamento é caracterizado episódio, o internamento pode ser associado a uma cirurgia prevista e podem ser registados os contactos dos familiares.
O utente selecionado no passo anterior surge identificado no cabeçalho, onde consta a seguinte informação:
Fotografia do utente;
Nº Processo - Nome do utente (Data de nascimento - X anos);
Cirurgia - Nomo do procedimento a realizar na cirurgia associada. Este dado é preenchido automaticamente quando é preenchido o campo Cirurgia associada.
Para caracterizar o internamento devem ser preenchidos os campos:
Organização e Unidade Orgânica - estes campos são de preenchimento obrigatório;
Proveniência;
Cirurgia associada - permite associar uma cirurgia ao internamento. É apresentada a listagem de cirurgias agendadas para o utente e que se encontram no estado Ainda não chegou;
Sinistro associado - permite associar um episódio de sinistro ao internamento. São apresentados os sinistros em aberto com data de início anterior ao início do internamento.
Data de início - de preenchimento obrigatório. Por defeito está preenchido com o momento atual;
Data prevista de alta - quando é associada uma cirurgia ao episódio de internamento este campo é preenchido automaticamente, de acordo com os dados presentes na Proposta cirúrgica;
Tipo de internamento - quando é associada uma cirurgia este campo é preenchido automaticamente com base na relação entre o tipo de cirurgia e os tipos de internamento (tabela Associação a cirurgias);
Médico responsável e Especialidade - quando é associada uma cirurgia estes campos são preenchidos automaticamente, de acordo com os dados presentes na Proposta cirúrgica;
Nº de autorização - permite associar o número de autorização ao episódio de internamento;
O Nº de autorização quando preenchido é apresentado nos seguintes locais: Características do internamento, Assistente de faturação e Documentos/Etiquetas (é necessário adicionar a Tag [NUMERO_AUTORIZACAO] ao repx do documento).
Pessoas de contacto - lista de pessoas registadas nos Outros contactos (Processo administrativo > Contactos). A checkbox Mensagem (4) permite determinar se a pessoa deve, ou não, receber mensagens acerca da evolução clínica do utente. O botão Inserir registo permite adicionar outra pessoa de contacto - ao adicinar os Outros contactos são atualizados automaticamente.
Descrição e observações - de preenchimento facultativo.
Para prosseguir é necessário clicar em Seguinte. Enquanto pelo menos um dos campos obrigatórios se encontrar por registar o botão Seguinte está inativo.
A relação entre o Tipo de internamento e o Tipo de cirurgia é determinada na tabela Associação a cirurgias (Configuração > Tabelas > Internamento > Associação a cirurgias). As associações são definidas por Organização.
Passo 3 - Atribuir cama
A atribuição de uma cama ao utente é opcional, no entanto é sempre obrigatório determinar a Área de internamento (1). Por defeito está selecionada a opção Não atribuir cama, para ativar a área Pesquisar cama deve ser selecionada a opção Atribuir cama (2).
A pesquisa da cama apresenta, por defeito, apenas as camas vagas de acordo com os critérios definidos (Sala, Tipo e Outras características). Para visualizar todas as camas é necessário dessinalar a checkbox Ver apenas camas vagas.
Depois de determinada a cama, ou a não atribuição de cama, é necessário clicar no botão Seguinte para prosseguir.
Passo 4 - Recolher informação financeira
No último passo são recolhidos os dados financeiros do internamento. A informação está organizada em quatro separadores:
Regras de faturação: seleção do plano de saúde a usar durante o internamento. O botão Editar ficha administrativa permite abrir o Processo administrativo e editar os dados do utente, se necessário. Posteriormente é necessário determinar o que será faturado ao utente, através das opções:
Faturar o ato de diária associado à cama do utente - esta opção não pode ser selecionada se não for atribuída uma cama ou se a cama selecionada não tiver atos parametrizados;
Utilizar outro plano de faturação - pode ser selecionado um dos planos listados ou determinado um específico através do botão Definir plano de faturação.
Fatura de adiantamento - caso o utente já tenha pago um determinado valor, faturado numa fatura de adiantamento, dever ser assinalada a opção Foi entregue pelo utente o valor da fatura de adiantamento e preenchidos os campos de acordo com a fatura emitida;
Dados complementares para faturação;
Ao clicar em Terminar o internamento do utente é concluído e este passa a constar listado no Mapa de Internamento.
Um utente internado sem cama associada surge numa listagem do lado direito do Mapa de Internamento. Posteriormente pode ser associado a uma cama, ao ser arrastado com o botão esquerdo do rato premido.
Definir plano de faturação
A janela Definir plano de faturação específico permite alterar a lista de atos associados a um plano de faturação específico e definir a valorização de outros atos.
Esta janela pode ser despoletada através do Assistente Novo episódio de internamento (Recolher informação financeira > botão Definir plano de faturação) ou do Processo de internamento (Características > Informação financeira > botão Gerir Plano de faturação) e é composta por:
Combo Selecione um plano de faturação pré-definido (1), ao despoletar através do Assistente Novo internamento, ou tabela dos Planos de faturação aplicados ao utente (Processo de internamento);
Separador Atos cíclicos (2) - lista de de atos cíclicos incluídos no Plano selecionado;
Separador Valorização de atos (3) - lista de valorização de atos possíveis de incluir no plano.
Como editar os atos cíclicos incluídos no Plano de faturação?
No separador Atos cíclicos são apresentados os atos faturados ciclicamente pelo plano de faturação selecionado, a informação se encontra organizada nas seguintes colunas:
Código;
Nome;
Ciclo;
Unidade;
Dia de faturação - este campo só se encontra ativo caso a Unidade corresponda a Mês. Permite definir um valor numérico entre dia 1 e 31, que indica em que dia deve ser realizada a faturação do ato. Caso seja definido um valor igual ou superior a 29 é apresentada a informação O dia selecionado pode não existir no mês a faturar. Caso se verifique esta situação o ato ficará como pendente para faturação no último dia do mês;
Faturar 1º dia;
Pausa agudização.
A interação com a lista de atos é realizada através dos botões disponíveis:
Inserir registo - permite adicionar um novo ato à lista. Despoleta a janela Pesquisa de atos clínicos;
Eliminar registo - permite eliminar um dos registos;
Editar registo - permite editar a informação de um dos atos listados.
Como definir uma valorização diferente para os atos incluídos no Plano de faturação?
No separador Valorização de atos podem ser definidas valorizações diferentes das definidas no plano para determinados atos. Estes atos podem ser simples ou atos de faturação por pacotes, cuja informação se encontra organizada nas seguintes colunas:
Código;
Nome;
Valor aplicado - Registo opcional: o valor definido sobrepõe-se ao definido no Plano. Caso esteja por preencher é assumido o valor definido no Plano de faturação.
A interação com a lista de valorização de atos é realizada através dos botões:
Inserir registo - permite adicionar uma nova valorização. É despoletada a janela Pesquisa de atos clínicos. Caso seja selecionado um ato já listado é apresentada uma mensagem de alerta;
Remover registo - permite remover um dos atos. Ao eliminar o M1 pede para confirmar a ação;
Editar registo - permite editar um dos atos já listados.
Fatura de adiantamento
No passo Recolher informação financeira, do assistente Novo internamento, é possível indicar que o utente entregou o valor da fatura de adiantamento. Sendo a informação definida nos seguintes campos:
Adiantamento - Data, Valor (s/IVA), Taxa Iva e Valor total (os campos Data e Valor total não são editáveis);
Modo de pagamento e Série do documento;
Observações;
checkbox Imprimir fatura ao Terminar.
Ao iniciar um novo internamento o M1 verifica o(s) plano(s) de faturação associados às camas?
A definição Obrigatoriedade de associar plano de faturação à cama permite determinar se é obrigatório, ou não, que as camas de internamento tenham um plano de faturação associado para prosseguir com o internamento do utente.
Quando a definição está ativa, ao iniciar um Novo episódio de internamento, em que seja atribuída uma cama de internamento (Duplo-clique sobre a cama ou seleção de uma cama através do passo Atribuir cama do assistente Novo internamento), o M1 verifica se a cama tem um plano de faturação associado:
Se a cama selecionada não tem um plano de faturação associado surge uma janela com essa Informação e não é possível prosseguir;
Se a cama selecionada tem um plano de faturação associado, ao Recolher a informação financeira no campo Plano de faturação estão listados apenas os planos associados à cama.
Terminar internamento e realizar a admissão para cirurgia
O internamento é concluído ao clicar no botão Terminar, que apenas se encontra ativo no passo Recolher informação financeira.
Nos internamentos cirúrgicos, em que no passo Caracterizar internamento foi associada uma cirurgia, deve ser realizada a admissão na marcação da agenda de bloco operatório. No momento em que se clica no botão Terminar, e caso exista uma cirurgia associada, o M1 questiona se o utilizador deseja realizar a admissão da cirurgia. Em caso de resposta afirmativa é despoletado o assistente Admissão de utente da agenda respetiva.
Consultar informação do episódio de internamento
A informação registada no Assistente Novo episódio de internamento fica disponível para consulta e edição no item Características (1) do Processo de internamento.
Este item é composto por dois separadores:
Informação geral (1):
a informação da Cirurgia associada ao episódio fica disponível no separador Cirurgia (2);
no separador Pessoas de contacto (3) pode ser consultada, e editada, a informação de quem recebe a evolução clínica do utente por SMS.
Informação financeira.
Páginas relacionadas