My M1 8.13.123 (jan 2025)
A versão 8.13.123 do My M1 está em fase final de validação e, por isso, ainda não se encontra disponível.
Conteúdo da página
Leitura de cartões
Leitura dos novos cartões de cidadão
O M1 assegura a leitura dos novos Cartões de Cidadão (CC). No entanto, é necessário instalar a versão 3.12 ou superior da Autenticacao.gov. A aplicação deve estar aberta durante a sessão de trabalho no M1.
A leitura de qualquer CC fica assegurada nos seguintes locais:
Área administrativa: admissão do utente, pesquisa de utente, atualização dos dados administrativos e emissão da alta administrativa
Área clínica: Assinatura digital de receitas e exames sem papel
Emissão de documentos
Faturação
Faturação a entidades (bipartida)
A faturação a entidades é, regra geral, realizada mensalmente. Ou seja, é emitida uma única fatura que inclui todos os atos/consumos do mês. A gestão do que faturar a cada entidade pode realizada através do próprio My M1, uma vez que passou a suportar a faturação bipartida.
Emitir documentos de faturação sem imprimir
Ao emitir uma fatura para o utente/entidade é possível indicar se os documentos de faturação são para imprimir, ou não.
Consulta
Consultar terapêutica atual e o histórico de receitas do utente
No Processo clínico, o item Prescrição, foi otimizado. As prescrições do utente encontram-se organizadas da seguinte forma:
Medicação atual - listagem de medicação ativa do utente (medicação com data atual ou superior);
Histórico de receitas - listagem de medicação anterior do utente (medicação com data passada).
Prescrever e atualizar contactos no processo do utente
Nas janelas Emissão de receita e Requisição de análises e MCDT consta a área Contactos para envio do SMS e do E-mail. Caso sejam usados contactos diferentes para o envio, a ficha administrativa é atualizada se estiver ativa a opção Atualizar contactos no processo do utente.
Prescrever semaglutido ou outro aGLP1
De acordo com a Circular normativa nº125/CD/100.20.200, de 24 de outubro, quando é prescrito um medicamento semaglutido ou outro aGLP1 é apresentado um alerta ao prescritor: Este medicamento está comparticipado exclusivamente em adultos com diabetes mellitus tipo 2 e IMC > 35 kg/m2. Confirma que o seu doente tem diabetes mellitus tipo 2 e apresenta, ou apresentava quando iniciou este medicamento, IMC>35?
Emissão de receitas e guias de tratamento (Região Autónoma da Madeira)
De acordo com o Decreto Regulamentar Regional n.º 8-A/2019/M a designação Secretaria Regional da Saúde foi alterada para Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.
O modelo das receitas e das guias de tratamento emitidas na Região Autónoma da Madeira apresentam o novo logotipo da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.
Prescrever RCP de medicamentos de curta duração
As receitas materializadas (RCP) de medicamentos são emitidas em conformidade com os valores definidos pela SPMS, sendo apresentado um alerta se os valores forem ultrapassados:
Número máximo de embalagens para o mesmo medicamento: 2 (4 para medicamentos unidose);
Número de medicamentos distintos por receita: 4;
Total de embalagens por receita: 4.
BAS - Medicamentos comparticipados a 100%
A comparticipação de Medicamentos para beneficiários do BAS é de 100%.
Se o utente tiver registado o BAS à data da prescrição, o benefício é contemplado na prescrição e atribuído de forma automática na dispensa de medicamentos.A Portaria nº66/2023, de 6 de março pode ser utilizada se o utente for beneficiário do BAS e os medicamentos pertencerem aos grupos LN, LE, LMM ou LMA.