Documentação funcional: Nesta página é explicado como partilhar os resultados de Exames Sem Papel.
Versão: 8.13.
Perfil de Utilizadores: Médico, Administrativo
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O projeto de Exames sem Papel (ESP) prevê o envio dos resultados desmaterializados para a plataforma da SPMS. Inerente à partilha de resultados, existe a necessidade de proceder à identificação unívoca do utente em todos os documentos e imagens resultantes de MCDT realizados.
Os resultados anexados ao ato no M1 é enviado para SPMS pelo Conector MWResults, desenvolvido em parceria com a Mobilwave. Esta forma de envio aplica-se a unidades que gerem o processo ESP no M1.
Caso a unidade tenha um sistema RIS o envio dos resultados é da responsabilidade do sistema.
Condições para a partilha de resultados
O utente autoriza a partilha de resultados. Esta informação é recolhida e assinalada no momento da prescrição;
O exame foi prestado pela unidade. Exames que ainda não foram efetivados na unidade não podem ter resultados partilhados.
Fluxo da partilha de resultados
Prestação do ato médico
O ato prescrito é prestado e registado no M1Anexar ficheiro de resultados
O ficheiro é anexado ao ato no M1 em formato PDF (permitido um ficheiro por ato)Ficheiro enviado para a MWResults
Envio dos resultados para a plataforma MWResults (de acordo com a periodicidade configurada)Comunicação desmaterializada à SPMS
Os resultados desmaterializados são comunicados à SPMS pela plataforma MWResults.
Descrição Aplicacional
Como anexar o ficheiro de resultados a um ato associado a uma requisição ESP?
O ficheiro de resultados de um exame, cujo ato está associado a uma requisição ESP (prescritos ou prestados não prescritos), pode ser partilhado quando o utente consentiu a partilha de resultados e o ato se encontra como efetivado na BDNR .
Para anexar o ficheiro de resultados ao ato é necessário:
Aceder ao item Atos clínicos do Processo clínico do utente;
Selecionar o ato ESP pretendido;
Aceder ao separador Exames sem papel - este separador surge apenas quando já se encontra configurada a partilha de resultados no M1 e o ato está associado a requisições ESP, é composto por:
Ficheiro com resultados - esta área está vazia por defeito. Apresenta informação após a importação do PDF e indica o estado da partilha de resultados;
Médico responsável e Nº de cédula. Os campos são preenchidos após ser anexado um ficheiro;
Detalhe do ficheiro:
Data e hora - preenchido após ser anexado o ficheiro;
Data e hora de envio - preenchido no momento em que o ficheiro é enviado para a BDNR;
Anexado por - preenchido após ser anexado o ficheiro;
Convenção - preenchido com o a área de convenção do ato. Não editável, exceto se for um Exame Comum (área Z) - enquanto não for definida é apresentado o estado Convenção inválida ou por definir.
Clicar no botão Inserir registo da área Ficheiro com resultados;
Adicionar o PDF através da janela Gerir Multimédia e Fechar. Posteriormente, na área Ficheiro com resultados é necessário Confirmar as alterações e é validado o formato do ficheiro.
O estado da partilha do ficheiro adicionado fica como Aguarda envio para a BDNR (foi enviado para o conector MWResults e aguarda o envio para a BDNR). Posteriormente, vai alterando de estado de acordo com o estado do envio:
Aguarda integração com a BDNR - foi enviado pela BDNR e aguarda verificação pelo lado da BDNR;
Resultado integrado com a BDNR - enviado e integrado com sucesso na BDNR.
A informação do estados chega ao M1 através da plataforma MWResults.
Os resultados de exames da área de convenção A (Anatomia Patológica) não são partilhados por PDF;
Ao confirmar as alterações, se o ficheiro adicionado não estiver no formato correto, surge a informação. O formato do ficheiro é inválido e não possível prosseguir;
Quando não está definido o médico responsável (médico executante ou médico que regista o ato) o ficheiro não fica a aguardar envio e surge a indicação Aguarda indicação do médico responsável;
Ao adicionar corretamente o ficheiro é apresentado nos separadores Exames sem papel (campo Ficheiro com resultados) e Multimédia.
O ficheiro de resultados pode ser partilhado por um software externo?
Os resultados de Exames sem papel podem ser obtido e enviados para a BDNR através de um software externo integrado com o M1. Aos ESP cujos resultados tenham sido enviados por um software externo não é possível associar ficheiros manualmente.
No item Atos médicos do Processo clínico ao selecionar um ato ESP com os resultados partilhado surge, no separador Exames sem papel, a indicação: Resultado partilhado em software externo.
Na partilha de resultados é verificado se os atos estão assinados?
As requisições de MFR (Medicina Física e de Reabilitação) requerem assinatura dos atos e dos PNS adicionados.
Posteriormente, ao realizar a partilha de resultados, é verificado se os atos da requisição e os PNPs associados estão assinados:
Atos e PNPs assinados - o ficheiro anexado fica no estado Aguarda envio para a BDNR;
Atos e/ou PNPs não assinados - o ficheiro anexado fica no estado Aguarda assinatura dos exames. Após a assinatura de todos os atos/PNPs é realizado o envio para a BDNR.
Como consultar o estado da partilha de resultados?
O estado da partilha de resultados de um determinado ato é consultada no separador Exames sem papel do ato associado à requisição (Processo clínico > Atos médicos). Neste separador, a área Ficheiro com resultados pode apresentar na parte inferior uma das seguintes informações:
Ato não elegível para partilha de resultados - apresentada quando está selecionado um exame prestado não prescrito ou da área de convenção A. O conteúdo do separador encontra-se inativo;
O utente não permite a partilha de resultados - apresentada em atos para os quais o utente não consentiu a partilha de resultados na prescrição. O conteúdo do separador encontra-se inativo;
Aguarda indicação do médico responsável - apresentada quando o ato selecionado não tem médico responsável definido (médico executante ou médico que regista o ato);
Convenção inválida ou por definir - apresentado quando está selecionado um Exame Comum (área Z) que ainda não tem Convenção definida (pode ser apresentado junto com outros estados);
Aguarda envio para a BDNR - o ficheiro foi anexado no M1 e enviado para a MWResults, que ainda não procedeu ao envio para a BDNR;
Aguarda integração com a BDNR - o ficheiro foi enviado pela MWResults para a BDNR e ainda não se encontra integrado;
Aguarda assinatura dos exames - o ficheiro não é enviado enquanto as credencias MFR e/ou os PNPs associados não forem assinados;
Resultado integrado com a BDNR - a estrutura do ficheiro foi validada e aceite pela BDNR;
Aguarda eliminação na BDNR - o ficheiro já integrado com a BDNR foi eliminado no M1 e aguarda a eliminação pela BDNR;
Resultado partilhado em software externo - o ficheiro de resultados foi obtido e enviado para a BDNR através de um software externo integrado com o M1;
Erro na integração com a BDNR - a integração do ficheiro com a BDNR não foi bem sucedida.
O ficheiro de resultados pode ser substituído?
A cada ato apenas pode ser associado um ficheiro de resultados (em formato PDF). No entanto, o ficheiro inicial pode ser substituído.
Para substituir um ficheiro de resultados é necessário:
Abrir o item Atos clínicos do Processo clínico, selecionar o ato pretendido e aceder ao separador Exames sem papel;
Clicar no botão Inserir registo da área Ficheiro com resultados;
Surge uma informação de que já existe um ficheiro com resultados disponibilizado ou a aguardar disponibilização na BDNR. Para prosseguir é necessário confirmar a substituição do ficheiro atual
Indicar o Motivo de substituição;
Clicar em Substituir.
Ao confirmar a substituição é despoletada a janela Gerir multimédia, para que seja realizado o upload do novo ficheiro.
Nos Logs existe um histórico dos PDF carregados via M1, e dos utilizadores responsáveis.
O ficheiro de resultados pode ser eliminado?
A cada ato apenas pode ser associado um ficheiro de resultados (em formato PDF). No entanto, o ficheiro inicial pode ser eliminado, independentemente do estado em que se encontram.
Para eliminar um ficheiro de resultados é necessário:
Abrir o item Atos clínicos do Processo clínico, selecionar o ato pretendido e aceder ao separador Exames sem papel;
Clicar no botão Remover registo da área Ficheiro com resultados;
Surge a questão Tem a certeza que pretende apagar o registo atual. Clicar em Sim.
Ao remover o ficheiro do separador Exames sem papel (área Ficheiro com resultados) o ficheiro também é eliminado do separador Multimédia, e vice-versa.
Eliminar ficheiro já integrado com a BDNR
Caso o ficheiro já se encontre no estado Resultado integrado com a BDNR, a informação apresentada tem essa indicação: O registo que pretende eliminar já se encontra integrado com a BDNR. Tem a certeza que pretende apagar o registo atual?. Após a confirmação, o estado é alterado para Aguarda eliminação na BDNR.
A resposta da BDNR é recebida no M1 através do conector MWResults:
Sucesso na eliminação dos resultados na BDNR - o ficheiro é eliminado da área Ficheiro com resultados e os botões Inserir registo e Ver detalhe estão ativos;
Insucesso na eliminação dos resultados na BDNR - o ficheiro permanece na área Ficheiro com resultados (pode ser substituído ou realizada uma nova tentativa de eliminação).
É possível consultar o histórico de estados da partilha de resultados?
As interações com o ficheiro podem ser consultadas de forma detalhada, através do botão Ver detalhe. Ao clicar no botão é despoletada a janela Detalhe do ficheiro, que apresenta o histórico de estados da partilha.
O botão Ver detalhe está inativo em exames sem documentos anexados e em exames não válidos para a partilha de resultados (PNPs).
Páginas relacionadas