Documentação funcional: Nesta página é explicado o processo clínico relacionado com a funcionalidade de teleconsulta.
Versão: 8.8.
Perfil de Utilizadores: Médico/Enfermeiro
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O seguinte documento pretende descrever o processo clínico relacionado com o serviço de teleconsulta M1.
Descrição Aplicacional
Como iniciar uma teleconsulta?
Para iniciar uma teleconsulta é necessário aceder à Sala de espera e selecionar um utente com uma teleconsulta agendada.
Na Sala de espera, as marcações de Teleconsulta (1) têm a assinalada a checkbox Teleconsulta e também são iniciadas através do no botão Iniciar Consulta (2).
Uma teleconsulta pode ser iniciada por dois profissionais de saúde em simultâneo?
O botão Iniciar consulta da Sala de espera permite começar a consulta, despoletanto a janela de registo da consulta. Quando o utilizador se encontra numa Sala de espera comum, a que vários profissionais de saúde têm acesso, é impedido de iniciar uma teleconsulta quando a mesma já foi iniciada por outro profissional.
Na Sala de espera, ao selecionar um utente com uma marcação de Teleconsulta (1) e clicar no botão Iniciar Consulta (2), caso a consulta já tenha sido iniciada por outro utilizador, surge a mensagem: A consulta já está a ser realizada por outro profissional e por isso não pode ser iniciada por si. Deve selecionar outro utente da sala de espera. O botão Ok (3) permite fechar a janela com a informação.
Como iniciar a chamada?
Na janela de Registo de consulta, despoletada no momento em que a consulta foi iniciada, é apresentado o separador Vídeo (1) quado se trata de uma teleconsulta. Para iniciar a teleconsulta é necessário clicar sobre o botão Iniciar a consulta com o utente (2).
A chamada é realizada tendo em conta o tipo de contacto (chamada de voz ou videochamada) selecionado pelo utente.
Depois de iniciada a teleconsulta, é possível solicitar a alteração do tipo de chamada.
Pode ser partilhada informação com o utente?
Os dados de uma teleconsulta são registados através dos campos presentes no lado esquerdo da janela. Contudo, os dados aqui registados ficam guardados no M1 e não são enviados para o utente.
Se for necessário partilhar informação com o utente, esta deve ser registada no campo Resumo. Este campo é de preenchimento facultativo e só é apresentado de o registo da consulta for realizado em SOAP ou SOAPE.
Como terminar uma teleconsulta?
Para terminar uma teleconsulta é necessário:
Terminar a chamada, através do botão Desligar (1) no separador Vídeo;
Definir o Desfecho da consulta (2) - opções listadas são parametrizadas na tabela Tipos de desfecho da consulta (Módulo de Configuração > Tabelas);
Clicar em Terminar consulta (3).
Ao terminar o registo de uma teleconsulta é verificado se foi realizada a chamada com sucesso?
Ao terminar o registo de uma teleconsulta o M1 verifica se foi realizada uma chamada com sucesso.
Caso não exista o registo de uma chamada o comportamento varia consoante a parametrização determinada na definição Permitir terminar teleconsulta sem registo de chamada (Módulo de Configuração > Definições):
Nos casos em que é permitido terminar a teleconsulta surge uma mensagem de confirmação com a indicação de que não foi realizada nenhuma chamada com o utente;
Caso não seja permitido terminar a teleconsulta surge a mensagem Apenas pode terminar um SOAP associado a uma teleconsulta se for efetuada uma chamada e não é possível fechar a janela de Registo da Consulta.
Como cancelar uma teleconsulta?
Se não for possível realizar a chamada com o utente a consulta tem de ser cancelada, através do botão Cancelar consulta na barra de ferramentas.
Posteriormente, tem de ser indicado o motivo de cancelamento.
Os motivos de cancelamento listados são parametrizados na tabela Motivos de cancelamento de consulta (Módulo de Configuração > Tabelas);
Se o utente cancelar a consulta através da App, o motivo surge preenchido automaticamente e não pode ser alterado.
Como realizar prescrições?
Durante uma teleconsulta podem ser emitidas prscrições para utente, que posteriormente serão enviadas para o utente por SMS e/ou email.
Para emitir uma receita através da janela Registo de consulta é necessário aceder à operação Medicamentos e selecionar a opção Nova receita, para que seja despoletada a janela Emissão de receita.
Para cada medicamento a prescrever é necessário:
Pesquisar o DCI, ou a marca, e clicar na tecla ENTER do teclado;
Selecionar a dosagem e a dimensão da embalagem pretendida;
Definir a posologia e clicar em Adicionar à receita.
Os dados para envio da receita constam na área Dados para envio do SMS e email. Ao clicar no botão Emitir a receita é emitida.
Como prescrever análises e MCDTs?
Durante uma teleconsulta podem ser prescritas análises e MCDTs, as requisições são enviadas para o email do utente.
Requisição de análises
Para emitir a requisição de análises através da janela Registo de consulta é necessário aceder à operação Análises e selecionar a opção Nova requisição, para que seja despoletada a janela Requisição de análises.
As análises a prescrever podem ser determinadas de duas formas:
Ao selecionar um modelo de requisição, do lado esquerdo e clicar em Adicionar;
Ao selecionar a Lista completa, pesquisar e selecionar as análises individuais e clicar em Adicionar.
Para que as requisições sejam enviadas para o email do utente a checkbox Enviar requisição por e-mail tem de estar assinalada. Consultar Enviar requisições por email para mais informação.
Requisição de MCDTs
Para emitir a requisição de MCDTs através da janela Registo de consulta é necessário aceder à operação MCDT e selecionar a opção Nova requisição, para que seja despoletada a janela Requisição de análises.
Para cada MCDT a prescreveré necessário:
Pesquisar a designação do MCDT;
Selecionar a linha correspondente e clicar em Adicionar.
Para que as requisições sejam enviadas para o email do utente a checkbox Enviar requisição por e-mail tem de estar assinalada. Consultar Enviar requisições por email para mais informação.
Páginas Relacionadas