Documentação funcional: Nesta página é explicado como emitir uma nota de crédito.
Versão: 8.13.106
Perfil de Utilizadores: Administrativos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
A Nota de Crédito é um documento que se emite quando há necessidade de efetuar uma retificação à fatura original.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aconselha a emitir uma Nota de Crédito nas seguintes situações:
Erro na fatura: emissão de nota de crédito na totalidade do valor;
Troca de Produtos: emissão da nota de crédito apenas dos produtos a trocar;
Devolução de Produtos: emissão de nota de crédito do valor parcial ou total dos produtos devolvidos.
Descrição Aplicacional
Como emitir uma nota de crédito a um utente?
Creditar valores associados a um documento
Clicar em Nova nota de crédito;
Selecionar a opção Para um utente;
Pesquisar e selecionar o utente;
Clicar em Seguinte;
Selecionar a fatura a creditar;
Selecionar os detalhes incluídos na fatura a creditar (devem ter a ação Refaturar);
Escrever a Descrição a incluir na nota de crédito (Obrigatório);
Clicar em Terminar.
As notas de crédito associadas a documentos servem para regularizar valores faturados indevidamente. Nesse sentido, não podem ser associadas a pagamentos aos utentes/entidades.
Creditar valor livre
Repetir os passos 1, 2, 3 e 4 apresentados anteriormente, que permitem chegar ao segundo ecrã do assistente Nova nota de crédito;
Abrir o separador De valor livre;
Indicar o Valor a creditar e definir a Taxa de IVA;
Escrever a Descrição a incluir na nota de crédito (Obrigatório);
Clicar em Terminar.
Os valores de uma nota de crédito livre podem ser devolvidos ao utente ou entidade. Nesse sentido, a um pagamento podem ser associadas notas de crédito livres.
Serviços e consumos não valorizados
Ao efetuar uma Nota de crédito, caso o valor total da fatura seja zero, é emitido um documento do tipo Reversão de serviços e consumos não valorizados.
Se este tipo de nota de crédito não estiver devidamente parametrizada, só poderá efetuar notas de crédito livre, não sendo possível creditar as faturas a 0.
Este tipo de documento não considerado nas contas correntes, mapas de financeiros e ficheiro SAFT.
Na impressão do documento, caso o contenha a label da hash de certificação, consta “Não serve de documento de faturação”.
Para mais informação sobre como configurar o Serviços e consumos não valorizados consultar:
https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/223805567#Como-configurar-a-revers%C3%A3o-de-servi%C3%A7os-e-consumos-n%C3%A3o-valorizados%3F
Como emitir uma nota de crédito a uma entidade?
Creditar valores associados a um documento
Clicar em Nova nota de crédito;
Selecionar a opção Para uma entidade;
Pesquisar e selecionar a entidade;
Clicar em Seguinte;
Selecionar a fatura a creditar;
Selecionar os detalhes incluídos na fatura a creditar (devem ter a ação Refaturar ou Adicionar a fatura pendente);
Escrever a Descrição a incluir na nota de crédito (Obrigatório);
Clicar em Terminar.
Creditar valor livre
Repetir os passos 1, 2, 3 e 4 apresentados anteriormente, que permitem chegar ao segundo ecrã do assistente Nova nota de crédito;
Abrir o separador De valor livre;
Indicar o Valor a creditar e definir a Taxa de IVA;
Escrever a Descrição a incluir na nota de crédito (Obrigatório);
Clicar em Terminar.
Emitir nota de crédito à ARS
As notas de crédito emitidas para a ARS não devem exceder uma página, sendo necessário emitir uma Nota de crédito resumo, que não inclui detalhes dos clientes nem dos atos.
O repx deste documento contém a seguinte informação: Número, Data, Entidade prestadora, Entidade adquirente (de acordo com o CIVA - ARS ou ULS à qual foi emitida a fatura), informação da fatura (número, data e área de convenção) e Importância a regularizar.
Para emitir a nota de crédito resumo é necessário:
Aceder ao módulo de Consulta e abrir a área Faturação;
Selecionar a função Nova nota de crédito;
No Assistente Nova nota de crédito;
Selecionar a opção Para uma entidade, pesquisar e selecionar a entidade ARS;
Selecionar a fatura a creditar, os detalhes a creditar e clicar em Terminar;
Posteriormente, é despoletada a janela Nova nota de débito, verificar os dados e clicar em Terminar.
Ao emitir uma nota de crédito para uma entidade as notas de crédito dos utentes são emitidas automaticamente?
Ao emitir uma nota de crédito para uma entidade é despoletado o Sistema de emissão de documentos de crédito ao utente. A janela Selecione a ação a aplicar aos detalhes dos documento do utente permite selecionar a ação a aplicar a cada um dos documentos do utente que irão ser creditados de forma automática. A informação de cada documento a emitir encontra-se organizada nas seguintes colunas: Utente; Documento; Detalhes a creditar; Valor a creditar e Ação (Refaturar ou Manter como faturado).
No rodapé da janela consta o botão Aplicar ação a todos, que permite aplicar a mesma ação a todas as linhas do quadro documentos. Determinada a ação para cada documento é necessário clicar em Confirmar para prosseguir, ao clicar nest botão o M1 pede ao utilizador para confirmar a emissão da Nota de crédito à entidade e ao(s) utente(s).
O Sistema de emissão de documentos de crédito ao utente é despoletado quando se encontra ativa a definição Emitir automaticamente o respetivo documento de crédito para o utente (Configuração > Definições);
A janela Selecione a ação a aplicar aos detalhes do documento do utente é apresentada quando se encontra ativa a definição Apresenta janela de escolha de ação para documentos a creditar (Configuração > Definições). Caso a definição esteja inativa, é aplicada a todos os documentos a ação determinada na definição Ação a aplicar sobre detalhes creditados ao utente.
Após a confirmação da emissão das Notas de crédito, tanto para a entidade como para os utentes, é apresentada a janela Resumo dos documentos de crédito automático gerados. Nesta janela pode ser consultado o documento de crédito emitido para cada documentos do utente. A informação encontra-se organizada nas seguintes colunas: Utente; Documento (documento a creditar); Documento de crédito emitido; Valor creditado.
Esta janela é apresentada caso a definição Apresenta janela de resumo de documentos de crédito emitidos (Configuração > Definições) se encontrar ativa.
Caso esta definição se encontre inativa, é apresentada uma janela Resumo dos documentos de crédito automático não gerados devido a erros que identifica os documentos que não foram emitidos e qual o erro que impediu a geração do respetivo documento.
Verificações
No momento da emissão da Nota de crédito à entidade, quando se encontra ativo o Sistema de emissão de documentos de crédito ao utente, o M1 faz as seguintes verificações:
Se estão configuradas as séries para os documentos de crédito automático do utente - caso não estejam é apresentada uma mensagem informativa e não é possível prosseguir;
Definição Documentos do utente admissíveis para creditação automática - nesta definição são determinados quais os documentos do utente admissíveis para creditação automática (Só documentos com total igual a zero, Só documentos com total superior a zero ou Ambos);
Se existem linhas de faturas do utente a creditar - apenas são apresentadas as linhas de documentos do utente admissíveis para creditação automática, que estão creditadas na totalidade e que estão relacionadas com linhas da fatura da entidade selecionadas;
Definição Apresenta janela de escolha de ação para documentos a creditar - A janela Selecione a ação a aplicar aos detalhes do documento do utente é apresentada, ou não, de acordo com o parametrizado nesta definição;
Definição Apresenta janela de resumo de documentos de crédito - A janela Resumo dos documentos de crédito automático gerados é apresentada, ou não, de acordo com o parametrizado nesta definição.
Para mais informação sobre como configurar o Sistema de emissão automática de notas de crédito ao utente consultar:
https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/223805567#Como-configurar-o-sistema-autom%C3%A1tico-de-emiss%C3%A3o-de-notas-de-cr%C3%A9dito-ao-utente%3F
Como creditar faturas com recibos associados?
Ao emitir uma nota de crédito de uma fatura com recibo(s) associado(s) o M1 verifica a definição Na emissão de uma nota de crédito de uma fatura que tenha um ou mais recibos associados o utilizador pode prosseguir com a emissão da nota de crédito (Configuração > Definições) e adapta o comportamento de acordo com o valor definido:
Sim - opção selecionada por defeito. A fatura com recibos associados pode ser creditada e não aparece qualquer informação ao utilizador;
Sim, com aviso - A fatura com recibos associados pode ser creditada, mas clicar em Terminar aparece uma questão ao utilizador: A fatura apresenta um ou mais recibos associados. Pretende emitir a nota de crédito?:
Sim - A Nota de crédito é emitida;
Não - A Nota de crédito não é emitida e o utilizador permanece na janela Nova nota de crédito;
Não - Não é permitido emitir uma nota de crédito de uma fatura com recibos associados e é apresentada uma mensagem de erro ao utilizador: Não é possível emitir a nota de crédito porque a fatura apresenta um ou mais recibos associados.
Para mais informação sobre como configurar a emissão de notas de crédito com recibos associados consultar:
https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/223805567#Como-configurar-o-comportamento-ao-emitir-uma-nota-de-cr%C3%A9dito-de-faturas-com-recibos-associados%3F
Como consultar as notas de crédito emitidas?
Clicar em Emitidos;
Aceder ao separador Notas de crédito;
Determinar os filtros de pesquisa e clicar em Procurar - as notas de crédito surgem listadas no lado direito;
Selecionar a linha pretendida;
Clicar em Ver detalhe para despoletar a janela Detalhes da nota de crédito.
As notas de devolução podem ser reimpressas através do botão Imprimir (do separador Notas de crédito ou da janela Detalhes da nota de crédito).
Verificação da ação a aplicar a cada detalhe da NC
Nas notas de crédito é indicada a ação a aplicar a cada detalhe e na emissão é verificado se se ação pode ser aplicada. Caso não possa, é apresentada uma mensagem informativa e é aplicada a ação anterior:
Ação: Adicionar a fatura pendente - Ação anterior: Refaturar;
Ação: Refaturar - Ação anterior: Manter como faturado;
Ação: Manter como faturado - esta ação é sempre admissível.
As linhas em que o somatório dos créditos é diferente do total do detalhe têm de ser mantidas como faturadas. Ao selecionar outra ação, é indicado que determinadas linhas permanecerão como faturadas.
Nas notas de crédito à entidade a ação pode ser aplicada a várias linhas. Caso não seja aplicável a todas as linhas, aparece a indicação de que não possível aplicar a ação em X linhas de Y linhas.
Selecionar série de uma nota de crédito
Na emissão de uma nova Nota de crédito são apresentadas as séries associadas à Unidade Orgânica, de acordo com o destinatário do documento: entidade ou particular. Caso não existam séries associadas à Unidade Orgânica, são apresentadas todas as séries da Organização, se a definição Obter todas as séries da organização caso não existam séries configuradas para a unidade orgânica estiver ativa.
Páginas relacionadas