Documentação funcional: Nesta página é explicado o Mapa de distribuição do módulo Stocks e farmácia.
Versão: 8.13.112.x
Perfil de Utilizadores: n/a
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O Mapa de distribuição permite gerir as alterações terapêuticas que ocorrem entre o momento em que se inicia a preparação de um carro de medicação e o momento em que os produtos se encontram prontos para entrega.
Dentro do item podem ser produzidos dois tipos de mapas:
Mapa de distribuição;
Mapa de alterações.
A apresentação do Mapa de distribuição é parametrizada pela definição Apresentar o mapa de distribuição como vista preferencial na recolha de produtos (deve estar ativa).
Descrição Aplicacional
Como gerir o Mapa de distribuição?
No separador Mapa de distribuição (1) é produzida a lista de medicamentos a fornecer aos utentes determinados para o período de tempo indicado. É considerada a frequência definida pelo prescritor e a validação farmacêutica realizada anteriormente (item Validação farmacêutica). No entanto, é possível produzir um Mapa de distribuição sem que todos os produtos tenham sido validados.
Os utentes e o período temporal são definidos através dos filtros presentes no topo do separador:
Data e hora de início - início do ciclo de distribuição. Por defeito é proposto o ciclo seguinte ao atual - consultar https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/333152369/DC+-+Configura+es+gerais+stocks+e+farm+cia#Configurar-per%C3%ADodos-para-mapa-de-distribui%C3%A7%C3%A3o para mais informação sobre os ciclos;
Data e hora de fim - fim do ciclo de distribuição. Por defeito é proposto o ciclo seguinte ao apresentado na Data e hora de início. O campo pode ser alterado, no entanto o valor tem sempre que ser superior ao momento de início;
Unidade orgânica - listagem das Unidades Orgânicas com áreas de internamento definidas. Por defeito, é proposta a unidade orgânica associada ao utilizador;
Área de internamento - lista de áreas de internamento da unidade orgânica determinada. Por defeito, é apresentada a opção Todas;
Armazém - lista de armazéns a que o utilizador tem acesso. O armazém usado na primeiro mapa de distribuição é proposto por padrão nas utilizações seguintes;
Agrupamento - não pode ser editado. A informação surge agrupada por Utente.
O M1 processa a listagem, de acordo com os critérios definidos nos campos de filtro, assim que se clica no botão Processar (2).
A informação processada é apresentada no quadro Mapa de distribuição da seguinte forma:
Área de internamento - agrupador de utentes;
[Nº processo] - [Nome do utente] (DD-MM-AAAA - X anos) - ([Quarto]-[Cama]) - dentro do agrupador com os dados do utente cada linha corresponde a um medicamento/produto. Surgem a vermelho os medicamentos que ainda não tenham sido validados:
Checkbox - esta coluna permite selecionar os medicamentos a reservar (por defeito, todas as linhas estão selecionadas):
Ativar o cabeçalho da coluna - seleciona todas as linhas;
Selecionar utente - seleciona todos os medicamentos do utente;
Selecionar medicamento - seleciona apenas a linha do documento
Código - coluna com a indicação do código do medicamento/produto a fornecer;
Medicamento - nome do medicamento/produto a fornecer;
Dose - identifica a dose do medicamento;
Quantidade toma - quantidade do produto a fornecer em cada toma do utente;
Estupef./Psico. - checkbox. Identifica os medicamentos estupefacientes/psicotrópicos;
Lote - permite visualizar e editar o Lote do produto. Ao clicar no botão […] no lado direito da coluna é despoletada a janela Lotes do produto;
Forma farmacêutica - corresponde à forma farmacêutica definida na Ficha do produto;
Via de administração - via determinada pelo prescritor;
Frequência - frequência determinada no momento da prescrição;
Quantidade total - quantidade do produto a fornecer, tendo em conta o período de tempo selecionado e a frequência de toma. No caso de medicamentos/produtos não validados não é apresentada informação nesta coluna.
Os medicamentos/produtos assinalados na Validação farmacêutica como fornecidos pelo armazém avançado não são incluídos nos Mapas de distribuição.
Reservar produtos
Os produtos a reservar devem ser previamente selecionado, através da checkbox presente na primeira coluna (por defeito todas as linhas validadas estão selecionadas). A reserva dos medicamentos/produtos é realizada ao clicar no botão Reservar/debitar medicamentos (1).
No momento da Reserva o M1 pede ao utilizador para confirmar. Ao responder Reservar (2) o M1 prossegue com a operação.
Caso se encontre configurado para o uso de "Carros de enfermagem", a reserva de produtos efetua a transferência dos produtos para o carrinho associado à área de internamento presente no mapa.
No momento da Reserva o M1 valida se o período é contíguo com o período do último mapa e se existe rutura de stock. Caso se verifique alguma das situações é emitido um alerta.
Os medicamentos trazidos pelo utente são, ou não, apresentados no Mapa de distribuição, de acordo com a definição Medicamentos do utente movimentam stock (Configuração > Definições).
Depois de processado e gravado um Mapa de distribuição o botão Imprimir mapa surge desbloqueado e não é possível gerar um segundo mapa para o mesmo período e área de internamento, se já se encontrarem todos os medicamentos reservados. Ao processar os dados correspondentes a um mapa já existente o botão Reservar produtos surge inativo.
Debitar consumos
Ao clicar no botão Debitar consumos é despoletada a janela Debitar medicamentos associados aos medicamentos, onde estão listados e podem ser selecionados os medicamentos a debitar.
O débito dos consumos associados a medicamentos citotóxicos é realizado no momento da reserva dos medicamentos, quando se encontra ativa a definição Debitar produtos de protocolos oncológicos no momento da reserva (Configuração > Definições).
Distribuir medicação a utentes no recobro
No Mapa de distribuição no campo Áreas/Salas não surgem listadas as área de internamento identificadas como de recobro (2), visto que se trata de uma cama temporária (as áreas de recobro são configuradas por BD).
A medicação destinada ao utente é, nestes casos, enviada para cama de internamento reservada quando o utente foi transferido para o recobro, sendo essa a localização apresentada na informação do utente (3).
Como consultar o Mapa de alterações?
O Mapa de alterações reflete as diferenças entre o mapa de distribuição emitido anteriormente, para a área e períodos selecionados, e a realidade atual. Apenas as alterações com impacto no fornecimento dos medicamentos/produtos são apresentadas:
Suspensões de medicamentos;
Novas prescrições;
Prescrições não validadas - prescrições que tenham sido validadas posteriormente à emissão do Mapa de distribuição.
As alterações são apresentadas tendo em conta a Unidade Orgânica e Área de internamento selecionadas nos campos de filtros:
Unidade orgânica - Lista de unidades orgânicas com áreas de internamento definidas. Por defeito, é proposta a Unidade Orgânica associada ao utilizador;
Área de internamento - lista de áreas de internamento da unidade orgânica selecionada;
Último mapa de distribuição - campo não editável, onde é consta a informação do último mapa de distribuição: De DD/MM/AAAA HH:MM até DD/MM/AAAA HH:MM;
Armazém - campo não editável;
Agrupamento - não editável. A informação surge agrupada por Utente.
O Mapa de alterações é apresentado, tendo em conta os filtros determinados, ao clicar no botão Processar (2).
As mudanças são apresentadas no quadro de alterações, estando a informação agrupada por Unidade orgânica e Utente, cada linha corresponde a um medicamento/produto e a informação é apresentada nas colunas Código, Medicamento, Forma farmacêutica, Via de administração, Frequência e Quantidade. As alterações não validadas são apresentadas a vermelho.
Caso não exista um mapa de distribuição gravado para a área de internamento determinada surge uma mensagem informativa: Para o mapa de distribuição selecionado não existe alteração de medicação.
Reservar/Reverter produtos
O Mapa de alterações pode refletir novas reservas ou a necessidade de reverter um produto e voltar a adicioná-lo ao stock existente. O M1 ao processar o mapa de alterações verifica se existe necessidade de reserva ou revertência e apresenta o nome do botão em conformidade:
Reservar produtos - na lista existem apenas novas prescrições ou aumentos às quantidades a fornecer;
Reverter produtos - na lista existem apenas suspensões ou diminuições das quantidades a fornecer;
Reservar/reverter produtos - na lista existem os dois tipos de operação.
Ao clicar no botão o M1 pede ao utilizador para confirmar a ação. Se na lista existirem produtos não validados junto com a confirmação surge a indicação de que esses produtos não podem ser reservados.
Depois de processado e gravado o Mapa de alterações o botão Imprimir mapa surge ativo.
Como imprimir o mapa de distribuição/alterações?
A impressão do Mapa de distribuição ou do Mapa de alterações é realizada através do botão Imprimir mapa, após a emissão do mapa e de acordo com o separador em que o utilizador se encontra.
Ao clicar no botão o M1 pede para confirmar a ação.
Impressão do mapa de distribuição
O documento impresso do Mapa de distribuição é constituído por:
Cabeçalho, apresentado no topo de todas as páginas, em que consta: o logótipo da organização; o título do mapa - Mapa de distribuição de medicamentos; o nome do utilizador e a hora de emissão; período temporal do mapa; nome do armazém e o nº da página (X de Y);
Cabeçalho da área de internamento - Área de internamento: [Nome da área de internamento];
Identificação do utente: Nº do processo, Nome completo, data de nascimento e idade; Título, nome clínico e especialidade do médico responsável; Data e hora da última prescrição; Nome e Observações da dieta; Quarto e cama do utente;
Medicamentos/produtos preparados para distribuição: Código, Medicamento, Forma (forma farmacêutica), Quant/toma (quantidade prevista para cada toma prevista no período), Via de administração, Frequência, Quant total e Quadrícula (permite que utilizador assinale manualmente as linhas já processadas).
Impressão do mapa de alterações
O documento impresso do Mapa de distribuição é constituído por:
Cabeçalho, apresentado no topo de todas as páginas, em que consta: o logótipo da organização; o título do mapa - Mapa de alterações terapêuticas; o nome do utilizador e a hora de emissão; período temporal do mapa; nome do armazém e o nº da página (X de Y);
Cabeçalho da área de internamento - Área de internamento: [Nome da área de internamento];
Identificação do utente: Nº do processo, Nome completo, data de nascimento e idade; Título, nome clínico e especialidade do médico responsável; Data e hora da última prescrição; Nome e Observações da dieta; Quarto e cama do utente;
Medicamentos/produtos preparados para distribuição: Código, Medicamento, Forma (forma farmacêutica), Quant/toma (quantidade prevista para cada toma prevista no período), Via de administração, Frequência, Alterações e Quadrícula (permite que utilizador assinale manualmente as linhas já processadas).
Informação relacionada com Hospital de dia
Ao entrar no Mapa de distribuição o Filtro Áreas/Salas lista as áreas de internamento e salas de tratamento da unidade orgânica selecionada, organizadas em dois agrupamentos: Áreas de internamento e Sala de tratamento.
Para que o Mapa de distribuição seja apresentada com esta informação é necessário ter ativa a definição Apresentar o mapa de distribuição como vista preferencial na recolha de produtos (Configuração > Definições).
Páginas relacionadas