Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 11 Next »

(info) Conteúdo da página


Descrição Aplicacional

O Nº de requisição pode ser consultado no Assistente de faturação?

Ao emitir uma nova fatura é possível, no terceiro ecrã do Assistente Nova Fatura, visualizar o número da requisição ESP a que os atos estão associados.

O número da requisição é apresentado na coluna Nº da requisição que não está visível por defeito. Para visualizar a coluna Nº da requisição é necessário:

  1. Clicar no botão Ver e selecionar Colunas;

  2. Selecionar a opção Nº da requisição;

  3. A coluna passa a estar visível e apresenta o nº da requisição (está vazia para atos não associados a uma requisição).

A coluna Nº da requisição só é apresentada no Assistente Nova Fatura quando está a ser emitida uma fatura para o utente/entidade.

As alterações legais (ESP) também se refletem na faturação de lotes?

Faturação de lotes (Por emitir > Faturação por realizar > Lotes) permite gerir a faturação de lotes de requisições do SNS (Credenciais ARS), reflete a implementação dos Exames sem Papel (ESP) e respetivas alterações legais.

Na barra de ferramentas é necessário clicar em Por emitir, selecionar a opção Faturação por realizar e a opção Lotes para despoletar a janela Organização e faturação de lotes de requisições.

Nesta janela a Organização vem selecionada por defeito, deve ser indicada a Entidade, a Área de convenção e digitado o Nºrequisição/episódio e efetuar a pesquisa (ao clicar na lupa ou na tecla Enter).

Caso o número digitado corresponda a uma requisição existente, é despoletada a janela Associar requisição onde:

  1. No campo Tipo utente/Lote consta a opção Exames sem papel. Esta opção é apresentada em todos os tipos de convenções e encontra-se selecionada por defeito quando a credencial é do SNS;

  2. A checkbox da coluna Requisitado não surge assinalada para os atos não prescritos associados à requisição;

  3. A coluna Identificador só é apresentada quando no Tipo utente/Lote está selecionada a opção Exames sem papel. A informação aqui apresentada é importada da requisição.

No agrupador Prestação do ficheiro XML a tag "IndicadorSuplemento" tem o valor S quando:

  • A requisição corresponde a Exames sem papel (tipo 97);

  • O ato correspondente à prestação não tenha sido requisitado.

As credenciais de Exames comuns (área Z) podem ser incluídas na faturação de lotes?

As requisições de exames comuns, pertencentes à área Z, podem ser associadas a uma das suas áreas convencionadas. Depois de selecionada uma das áreas convencionadas, ao pesquisar pelo número de  requisição ou episódio (que contenha uma credencial da área Z) é despoletada a janela Associar requisição.

Exemplo: O exame associado à requisição pesquisada na imagem é da área Z (1533.9 - Ecografia escrotal) e pode ser associado à área de convenção M ou J.

Ao pesquisar o número de requisição ou de episódio de um Exame comum o M1 verifica se a requisição pode ser associada à área de convenção selecionada, casa não possa surge a informação: A requisição que leu pode ser associada à área de convenção [área convencionada] ou [área convencionada]. Neste momento está a processar requisições da área [área selecionada]. Por isso, esta requisição está fora de ordem. Verifique por favor. 

Ao associar requisições a lotes de faturação é verificado o estado dos exames na BDNR?

Ao associar credenciais ESP a lotes de faturação é verificado o estado em que se encontram os exames associados na BDNR, só sendo possível associar as credenciais em que todos os exames se encontram registadas como realizadas.

Esta validação ocorre na janela Organização e faturação de lotes de requisições (Faturação > Por emitir > Lotes), no momento em que é pesquisado o número da requisição:

  • Credencial realizada na BDNR - A credencial é corretamente associada ao comportamento;

  • Credencial não realizada na BDNR - A credencial não é associada e surge a o aviso Não é possível associar a credencial a lote. A credencial contém atos não realizados na BDNR.

A que lotes devem ser associadas as requisições materializadas?

As credenciais materializadas devem ser associadas a um dos seguintes lotes de faturação, de acordo com a sua prescrição:

  • 0 - Normais;

  • 1 - Doenças profissionais;

  • 2 - Migrantes.

Na janela Organização e faturação de lotes de requisições (Por emitir > Faturação por realizar > Lotes) devem ser preenchidos os filtros de pesquisa. Ao pesquisar uma credencial materializada pelo número de episódio ou da credencial (credenciais de Fisioterapia) esta fica, por defeito, associada ao tipo Normal. 

O Tipo utente/Lote pode ser consultado através do botão Ver requisição, que despoleta a janela Detalhe da requisição.

Se o utente for um doente profissional ou migrante é necessário alterar o tipo em conformidade com a prescrição.

Na faturação de lotes podem ser considerados dados alternativos?

Na faturação de lotes podem ser considerados os dados da organização (Nome e Morada) ou dados alternativos, quando estes se encontram devidamente parametrizados para a convenção na subárea Dados adicionais (Configuração > Organização > Convenção).

Quando se encontram parametrizados dados alternativos estes são incluídos nos seguintes locais/documentos:

  • Exportar dados do Ficheiro de prestação;

  • Fatura de lotes (Exemplo da imagem);

  • Relação de lotes;

  • Verbete do lote.

A fatura de lotes suporta tags dinâmicas e inclui a data de vencimento?

O documento Fatura de lotes suporta tags dinâmicas e incluí a da Data de vencimento. Para que o documento apresente a informação é necessário realizar previamente as seguintes parametrizações:

  • Tags dinâmicas - criar a tag e adicioná-la ao modelo ( Gestão documental > Códigos de personalização > Preenchimento automático - Tag + Comando SQL > Editar modelo e adicionar label com a tag criada);

  • Data de vencimento - Definir as condições de pagamento da entidade (Tabelas > Sistemas de saúde > Condições pag.(dias)) e colocar a label "lbDataVencimento" no documento (Gestão documental > Editar modelo).

Os Comandos SQL para as Tags dinâmicas devem ser criados de acordo com a informação que o cliente pretende incluir nos documentos.

Verificações/validações

  • Número de cédula do médico - O número de cédula do médico é validado quando se associa uma credencial aos lotes, na fatura de Lotes (ARS).
    Quando o prestador do ato é médico é efetuada a validação do seu número de cédula. Se a cédula estiver corretamente preenchida é possível associar a credencial aos lotes e emitir o ficheiro de prestação (xml). No entanto, se o médico não tiver número de cédula definida não é possível associar a credencial. Esta verificação é efetuada para outro tipo de prestadores.x

  • Data da requisição - Ao emitir uma fatura de lotes as datas da requisição incluídas não podem ser superiores à data da fatura. Se a data da fatura for inferior a alguma das requisições é apresentada a mensagem: Não é possível terminar a fatura porque estão incluídas requisições com data superior à data da fatura.
    Caso a definição Permitir registo de credenciais esteja ativa é apresentado o aviso, mas a fatura é emitida com sucesso.


(info) Páginas relacionadas

  • No labels