Documentação técnica: Nesta página são explicadas configurações gerais do módulo de Consulta.
Versão: 8.13.111
Conteúdo da página
Descrição Aplicacional
Assinatura digital com acesso direto ao cartão (CC ou CO)
O acesso direto ao cartão de cidadão (CC) ou da Ordem (CO) na emissão de uma receita, ou de uma requisição de análises/MCDTs, torna a assinatura digital mais rápida. No momento da emissão o M1:
Verifica se os dados do cartão inserido no leitor correspondem aos dados da ficha do profissional - se não correspondem é apresentada uma mensagem informativa e não é possível prosseguir;
Solicita do PIN do cartão - Os dados ficam guardados em cache e são reutilizados para outras prescrições/requisições. Quando a sessão termina os dados em cache são eliminados, num novo início de sessão é necessário colocar novamente o PIN.
Este sistema de assinatura é facultativo, encontra-se em funcionamento de acordo com a definição: Assinatura digital sem recurso ao middleware (Configuração > Definições).
Para proceder com a leitura do CC é necessário ter o middleware instalado. Com a definição ativa a leitura do CC é realizada com recurso ao sdk do middleware, sem ser necessário que esteja a correr.
Classificação de MCDTs
A tabela Classificações de MCDTs permite realizar configurações diferentes por Organização.
No campo Organização deve ser selecionada a organização a configurar, por defeito está selecionada a organização do utilizador, ou a opção Todas (aplicação das configurações realizadas a todas as Organizações).
Os registos anteriores à versão 8.13.111.x são apresentados quando se encontra selecionada a opção Todas, no campo Organização.
Remover utente após cancelamento de consulta por telefone (F10619)
A definição Número máximo de cancelamentos para consultas por telefone permite definir o número de cancelamentos que o médico pode fazer em consultas por telefone. Quando o valor definido é ultrapassado o utente é retirado de forma automática da Sala de espera e o estado da marcação atualizado para Chegou.
Tabelas
Modelos de prescrição
Os modelos de Análises e MCDTs são definidos para as Organizações, através das opções Ativar modelo em todas organizações ou Ativar modelo nas seguintes organizações (1).
Posteriormente, estes modelos devem ser associados aos Perfis de utilizadores para os quais devem estar disponíveis (2).
Atos que requerem prescrição
Aceder às tabelas, dentro do módulo de Configuração, e selecione a tabela Atos que requerem prescrição (MCDTs/atos clínicos);
Na área Atos clínicos cuja realização interna requer prescrição é possível determinar as regras principais, selecionando uma entidade ou grupo de entidades e os atos que requerem prescrição para realização interna.
Se na última coluna for definida a Lista de atos é necessário indicar os atos que requerem requisição, na zona inferior da janela.
Também é possível associar Atos por tipo. Ao escolher este tipo de seleção é necessário indicar quais os tipos de atos que requerem a prescrição. Os tipos de atos atuam como agrupadores de atos.
Os tipos de atos são definidos na tabela Tipos de atos clínicos e posteriormente associados aos atos na tabela MCDTs e atos clínicos, através do campo "Tipo de ato", no separador "Propriedades".
Caso seja selecionada a opção Todos os atos, todos os atos no âmbito da entidade designada irão obrigar a prescrição:
Definir a forma de seleção de atos e os atos que irão obrigar a prescrição;
O botão Duplicar permite a replicação das regras para outra entidade ou grupo de entidades.
Posteriormente ao registar um atos clínico, que cumpra as regras previamente definidas, é apresentada automaticamente a janela de Requisição de MCDTs para que seja emitir a requisição. O ato surge automaticamente selecionado.
Motivos de cancelamento da consulta
A tabela Motivos de cancelamento de consulta permite gerir os motivos de cancelamento da consulta, registados pelo médico ao cancelar uma consulta. A tabela é composta pelo campo de pesquisa, que permite pesquisar pelo nome do motivo, e pela listagem de motivos. O motivo Desistência do utente está presente por defeito no sistema e não pode ser eliminado.
Lateralidade dos atos
A tabela Lateralidade dos atos permite gerir os lados associados ao registo de atos e definir os códigos da entidade de cada um. A lista é gerida através da listagem Lateralidade dos atos, que disponibiliza um campo de pesquisa. Para cada lateralidade pode ser registado o código da entidade, através da tabela Faturação Eletrónica:
Faturação eletrónica - Listagem com as EFR parametrizadas;
Código para a entidade - Registo do código que deve ser utilizado para o envio de dados para as seguradoras.
Zonas anatómicas dos atos
A tabela Zona anatómica dos atos permite gerir as zonas anatómicas e definir os códigos da entidade de cada uma. A lista é gerida através da listagem Zonas anatómicas, que disponibiliza um campo de pesquisa. Para cada zona anatómica pode ser registado o código da entidade, através da tabela Faturação Eletrónica:
Faturação eletrónica - Listagem com as EFR parametrizadas;
Código para a entidade - Registo do código que deve ser utilizado para o envio de dados para as seguradoras.
Tipos de desfecho de consulta
A tabela Tipos de desfecho de consulta permite gerir os desfechos de consulta apresentados na janela Consulta e definir um desfecho preferencial. Esta tabela está disponível no módulo de Configuração, no item Tabelas, agrupador Medicina.
O campo de pesquisa (1) permite a pesquisa por nome de desfecho.
A tabela é composta pelas seguintes colunas:
Nome (2) - campo alfanumérico de registo obrigatório;
Preferencial (3) - Permite definir um dos desfechos como preferencial. O desfecho definido como preferencial é sugerido, por defeito, na janela Consulta.
Programas de saúde
Os programas de saúde são geridos na tabela Programas de saúde.
Para adicionar/editar um dos programas de saúde é necessário:
Aceder à Programas de saúde, dentro do agrupador Medicina;
Clique em Adicionar registo ou Editar registo e definir:
Programa de saúde;
Cor para legenda;
Sexo:
Ambos, aparece visível para todos os utentes;
Feminino, aparece visível apenas para utentes do sexo feminino;
Masculino, visível apenas para utentes do sexo masculino.
Tendo em conta as parametrizações da imagem acima, os programas Saúde Materna e Planeamento Familiar só serão apresentados quando o utente é do sexo feminino.
Para os Programas de saúde serem apresentados no registo de consulta é necessário ativar a opção Gerir programas de saúde associados aos SOAP (separador Diversos da Organização própria).
Definições
Referenciação - Definir o valor por defeito da checkbox ‘Informar utente’
A definição Definir o valor por defeito da checkbox ‘Informar utente via SMS’ (Dados clínicos > Referenciação), determina o comportamento da opção Informar utente via SMS numa referenciação:
Ativa - ao efetuar uma referenciação a opção Informar utente via SMS está selecionada por defeito;
Inativa - ao efetuar uma referenciação a opção Informar utente via SMS não está selecionada.
Definir o comportamento associado ao duplo clique no utente na sala de espera
A definição Definir o comportamento associado ao duplo clique no utente na sala de espera (Agenda > Sala de espera), pode ser aplicada no âmbito de Organizações ou Pessoas e determina o comportamento esperado ao realizar um duplo clique num utente que se encontra na sala de espera:
Abrir processo - ao efetuar uma o duplo clique sobre o utente é aberto o seu processo clínico;
Iniciar/Continuar consulta - Valor por defeito. Ao efetuar o duplo clique sobre o utente é aberta a janela de registo de consulta.
Páginas relacionadas