DF - Contactos My M1

Documentação funcional: Nesta página é explicado o item Contactos do Processo clínico.

Conteúdo da página

 

Enquadramento e Âmbito

O My M1 permite o registo de todos os contactos estabelecidos entre o profissional de saúde e o utente, de forma cronológica.


 

Descrição Aplicacional

Os contactos entre o utente e o profissional de saúde ficam registados no My M1?

O My M1 permite o registo de todos os contactos estabelecidos entre o profissional de saúde e o utente, de forma cronológica.

  1. Ao aceder ao item Contactos, do Processo Clínico de um utente, podem ser visualizados todos os contactos realizado com o utente, assim como os que estão previstos. A informação encontra-se organizada em quatro pastas:

    • Agendamentos futuros - contactos agendados para um momento posterior ao ano atual;

    • Este ano - contactos efetuados no ano corrente;

    • Ano passado - consultas realizadas durante o ano anterior;

    • Anos anteriores - contactos estabelecidos há dois anos.

  2. Dentro de cada agrupador podem ser consultados os contactos realizados, por ordem cronológica descendente (do mais atual para o mais antigo). Ao clicar na data pretendida (1) podem ser visualizados os procedimentos realizados durante a consulta. Ao clicar sobre um dos procedimentos (2) surge a informação pormenorizada no lado direito do ecrã.

  3. A informação a visualizar pode ser filtrada. Por defeito, ao aceder aos Contactos a opção ativa é Ver tudo.

 

Como é realizado o registo de uma consulta?

  1. Para iniciar o registo de uma consulta é necessário clicar no botão Inserir registo. 

  2. Na janela Adicionar registo é necessário indicar se será criado um novo episódio de ambulatório e contacto ou se a informação será adicionada a um contacto existente.
    Selecionada a opção pretendida, basta clicar em Continuar

  3. De seguida, surgirá a janela de Registo de consulta, com o item Consulta atual selecionado por defeito.

  4. A consulta pode ser efetuada pelo método SOAP. Ao realizar a consulta através deste método a informação fica registada em quatro campos distintos:

    • S (Subjetivo);

    • O (Objetivo);

    • A (Avaliação);

    • P (Plano).

    Os campos Subjetivo, Objetivo e Plano possuem ajuda à codificação (pode ser selecionado outro método de registo, através do botão SOAP na barra de ferramentas).

  5. Ao registar os motivos que originaram o contacto do utente, no campo S, surgem sugestões de codificação. Para selecionar uma é necessário fazer um duplo-clique sobre a linha correspondente.
    Ao selecionar uma codificação a área Motivos de contacto, do separador Apoio à consulta atual, surge automaticamente preenchida.

  6. O campo O é de registo livre. Neste campo pode ser registada a informação relativa ao exame objetivo, do ponto de vista clínico.

  7. Em A deve ser realizado o registo das patologias diagnosticadas. Ao selecionar este campo podem ser consultados os Episódios de patologias abertos e os Problemas de saúde do utente.
    Quando uma codificação é selecionada passa a constar na área Episódios de patologia deste contacto.

  8. O registo do tratamento aconselhável para o utente é realizado no campo P, através de texto livre ou codificado. Ao selecionar este campo pode ser consultada a Medicação crónica do utente e os medicamentos incluídos na Última receita emitida.



Como prescrever medicamentos através da janela de Registo de consulta?

  1. Para emitir uma receita, através da janela de Registo de consulta, é necessário aceder ao item Medicamentos, na barra de ferramentas, e selecionar a opção Nova receita (ou clicar sobre o item Medicamentos).

  2. De seguida, é despoletada a janela Emissão de receita, através da qual podem ser pesquisados os medicamentos a prescrever, definida a posologia e emitida a receita.
    Consultar Emitir receita ou PEM para mais informação.

 

Como prescrever análises e MCDTs através da janela de Registo da consulta?

Apenas os utilizadores do plano My M1 Premium conseguem emitir requisições de Análises e MCDTs.

x

Requisição de análises

  1. Para realizar a requisição de análises através da janela de Registo da consulta é necessário aceder a Análises, na barra de ferramentas, e selecionar a opção Nova requisição.

  2. De seguida, é despoletada a janela Requisição de análises, onde devem ser selecionadas as análises a requerer.

  3. As requisições podem ser enviadas para o email do utente. Para tal, é necessário selecionar a checkbox Enviar requisição por e-mail e no campo de texto introduzir o endereço eletrónico do utente.

 

Requisição de MCDTs

  1. Para realizar a requisição de MCDTs através da janela de Registo da consulta é necessário aceder a MCDT, na barra de ferramentas, e selecionar a opção Nova requisição.

  2. De seguida, é despoletada a janela Requisição de MCDTs, onde devem ser selecionadas os MCDTs a requerer.

  3. As requisições podem ser enviadas para o email do utente. Para tal, é necessário selecionar a checkbox Enviar requisição por e-mail e no campo de texto introduzir o endereço eletrónico do utente.

 

É possível aceder ao Processo do utente através da janela de Registo da consulta?

O item Processo do utente, presente na barra de ferramentas, permite aceder aos vários Processos do utente sem ser necessário sair da janela Registo da consulta.

Através do item Processo do utente é possível aceder a:

  • Administrativo;

  • Clínico;

  • Documentos.

 

Como terminar o registo da consulta?

  1. Após a realização de todos os registos e emissão das prescrições necessárias a consulta pode ser terminada, através do item Terminar consulta presente na barra de ferramentas.

  2. Esta ação despoleta a janela Fechar consulta, onde é necessário indicar as operações a realizar.

  3. A consulta é terminada ao clicar no botão Terminar consulta.

Por defeito, o estado da marcação é alterado para concluído e o utente retirado da sala de espera (caso a consulta tenha sido iniciada através da Sala de espera).

 


Páginas relacionadas

https://medicineone.atlassian.net/wiki/spaces/MA/pages/335970374