Documentação funcional: Nesta página é explicado o funcionamento da ferramenta Exames sem papel.
Versão: 8.13.113
Perfil de Utilizadores: Médicos e Administrativos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
A função Exames sem papel, disponível no separador Ferramentas, permite consultar o estado das requisições, pesquisar uma requisição específica e ver o histórico. Para tal, disponibiliza os seguintes separadores:
Resumo de requisições - este separador apresenta informação diferente para cada perfil:
Perfil Administrativo - tem acesso à informação relacionado com a faturação e, se tiver permissões, pode Associar credenciais a lotes de faturação;
Perfil Médico - tem acesso à funcionalidade de Assinar credenciais.
Consultar requisições - pesquisar uma requisição específica;
Histórico de prescrições - pesquisa das requisições emitidas para determinado utente.
Descrição Aplicacional
Como consultar credenciais e PNPs por assinar?
Perfil Médico
As credenciais ESP e PNPs por assinar podem ser consultadas no separador Resumo das requisições dos Exames sem papel (Ferramentas), a partir do momento em que tenham a duração do tratamento definida.
Ao aceder ao separador Resumo de requisições são apresentadas as requisições dos últimos 30 dias da organização em que o utilizador se encontra. Todos os utilizadores podem consultar o estado das requisições, mas apenas os utilizadores médicos conseguem assinar os PNPs/credenciais ESP no estado Por assinar.
A informação deste separador encontra-se organizada da seguinte forma:
Filtros
Utente/requisição - permite pesquisar pelo nome do utente ou número da requisição (preenchimento facultativo);
Organização - organizações a que o utilizador tem acesso;
Executante - se utilizador for médico está selecionado por defeito;
Convenção - convenções da organização;
Estado - estados em que as credenciais se podem encontrar (Agendado, Por assinar, Realizado e Sem datas de tratamento), por defeito está selecionado o valor Todos;
De e Até - data inicial e final da pesquisa;
Pesquisar - determinados os filtros é necessário no botão pesquisar;
Lista de ESPs
Agrupador utente - dados do utente;
Subagrupador Nº de requisição - os exames prestados não prescritos encontram-se listados na requisição à qual foram associados e ordenados pela ordem atribuída pela SPMS.
A informação de cada ato da requisição está organizada na seguintes colunas:Quantidade;
Ato;
Validade;
Isento (checkbox) - quando assinalada indica que o utente tem isenção;
Convenção;
Estado - o estado do ESP pode corresponder a Agendado, Por assinar, Realizado e Sem datas de tratamentos (preenchido para credenciais ESP);
Executante;
Lote (checkbox) - ativo quando a credencial está incluída em lotes;
Resultado - apresenta um ícone indicativo:
Clip amarelo - ainda não foi anexado o ficheiro de resultados;
Clip azul - o resultado foi partilhado, mas ainda não foi integrado na BDNR;
Clip verde - resultado partilhado e aceite pela BDNR;
Clip cinzento - resultado partilhado em software externo;
⚠️ - devolvido um erro pela BDNR;
N/A - utente não permite a partilha de resultados;
Tempo p/expirar;
Botões de rodapé
Assinar - só apresentado a utilizadores médicos;
Outras funções - apresenta as opções Exportar e Imprimir;
Ver - apresenta as opções:
Colunas - permite adicinar mais colunas à listagem de ESPs (Data de agendamento, Data de realização, Data e hora de anexação do resultado, Data e hora de envio do resultado, Data e hora da fatura à entidade, Nº da fatura ao utente e Nº da fatura à entidade);
Legenda - permite consultar o significado do ícone apresentado na coluna Resultado.
Para assinar é necessário selecionar o ESPs pretendidos (1) e clicar em Assinar (2). É despoletada a janela Assinatura digital (3), após o registo do PIN todas as credenciais selecionadas são assinadas massivamente e deixam de constar na listagem.
Configurações importantes
A possibilidade de no Resumo de requisições (Ferramentas > Exames sem papel) assinar massivamente todas as requisições selecionadas depende da definição Assinatura digital sem recurso ao middleware (Configuração > Definições):
Ativa (exemplo da imagem) - a assinatura é efetuada sem recurso ao middleware, a janela Assinatura digital aparece uma vez e todas as requisições selecionadas são assinadas em simultâneo;
Inativa - a assinatura recorre ao middleware e a janela Assinatura digital aparece várias vezes, de acordo com o número de requisições que se encontram selecionadas.
Como eliminar resultados de um ESP?
Os ficheiros de resultados anexados aos atos incluídos em requisições ESP podem ser eliminados através da janela Exames sem papel (Ferramentas).
No separador Resumo de requisições (1) ao clicar sobre o ícone da coluna Estado édespoletada a janela Resultado do Exame sem Papel (2), onde é possível gerir o ficheiro de resultados.
Ao eliminar (3) é solicitada a confirmação da ação, se o ficheiro se encontrar no estado Resultado integrado com a BDNR é apresentada a seguinte informação: O registo que pretende eliminar já se encontra integrado com a BDNR. Tem a certeza que pretende apagar o registo atual? (4). Após a confirmação, o estado é alterado para Aguarda eliminação na BDNR.
Enquanto o ficheiro aguarda a eliminação na BDNR é apresentado na coluna Resultado um ícone correspondente (clip vermelho). Ao colocar o rato sobre o ícone é apresentada a seguinte tooltip: Partilha de resultados - Aguarda eliminação na BDNR.
O botão Ver detalhe, apresentado na janela Resultado do Exame Sem Papel, despoletada a janela Detalhe do ficheiro, que apresenta o histórico de estados da partilha.
Como associar credenciais ESP a lotes de faturação?
Perfil Administrativo
Determinar os filtros de pesquisa;
Em Faturação pode ser selecionada uma das opções: Todos os estados (selecionado por defeito); Não incluído em lote; Associado a lote; Faturado à entidade e Erros na associação a lote;
Clicar em Pesquisar para que as credencias correspondentes sejam listadas:
Na coluna Faturação consta a bola de estado da faturação, ao colocar o rato sobre a bola é apresentada um tooltip descritiva:
Amarelo -Não incluído em lote;
Azul - Associado a lote;
Verde - Faturado à entidade;
Vermelho - Erros na associação a lotes (só apresentado após a associação ao lote);
Selecionar as credenciais a incluir em lotes (todos os atos da credencial são associados ao lote);
Clicar em Associar a lote.
Após clicar em Associar a lote as credencias podem, ou não, ficar corretamente associada a lotes. Nesse sentido, é sempre apresentada uma mensagem ao utilizador:
Credenciais associadas - surge a informação As credenciais foram adicionadas com sucesso. Ao fechar as credenciais passam a apresentar a bola azul;
Credenciais não associadas - surge a informação Ocorreram erros na associação de credenciais a lotes. Consulte a coluna Faturação para ver quais as credenciais que não foram associadas. Ao fechar as credenciais passam a apresentar a bola vermelha e é possível consultar o motivo do erro na coluna Erros de associação.
O estado Erros na associação a lotes (bola Vermelha) não é apresentado ao entrar na janela, inclusive se já tiver existido uma tentativa de associação a lotes. Este estado só é apresentado, quando aplicável, ao clicar em Associar a lote.
No rodapé do separador também constam os seguintes botões:
Remover requisição - permite remover a requisição do lote. Ativo apenas quando está selecionada uma credencial já associada a um lote e não é possível eliminar uma credencial já faturada;
Ver requisição - permite abrir a janela Detalhe da requisição ou Associar requisição (se for uma credencial de Fisioterapia). Ativo apenas quando está selecionada uma credencial já associada ao lote;
Mostrar apenas episódios de fisioterapia concluídos (checkbox) - quando ativo só são apresentados os episódios de fisioterapia concluídos.
A possibilidade de Associar a lote, Remover requisição e Ver requisição só está disponível para perfis administrativos com acesso à faturação de lotes (Configuração > Perfis).
Consultar a entidade de faturação da credencial
Antes de associar a credencial a lote, é possível verificar qual a entidade pela qual a credencial foi faturada no separador Resumo de requisições, presente na janela Exames sem papel:
No separador Resumo de requisições determinar a informação a visualizar, através dos filtros, e clicar em Pesquisar;
A coluna Nome entidade não é apresentada por defeito. Clicar em Ver, depois em Colunas e selecionar a opção Nome entidade;
Na coluna Nome entidade são apresentadas as entidades pelas quais as credenciais foram faturadas.
Caso a credencial não se encontre faturada, o coluna é apresentada sem informação.
Definir o tipo de requisição materializada
Ao clicar Associar a lote, com requisições materializadas selecionadas, é apresentada a janela Requisições materializadas.
Nesta janela estão listadas todas as requisições materializadas e, por defeito, está definido o tipo de requisição ‘Normal’. Na coluna Tipo é possível selecionar uma das seguintes opções:
Normal;
Doente profissional;
Migrante.
Depois de realizadas todas as alterações, é necessário clicar em Associar para associar as credenciais ao lote.
Caso estejam selecionadas apenas requisições desmaterializadas, a janela Requisições materializadas não é apresentada;
Se estiverem selecionadas requisições materializadas e desmaterializadas, ao cancelar a janela Requisições materializadas as requisições desmaterializadas são associadas a lote. O cancelar desta janela tem efeito apenas sobre as requisições materializadas.
Como definir o período de tratamento das credenciais MFR?
O período de tratamento das credenciais MFR pode ser definido através do separador Resumo de requisições, presente na janela Exames sem papel:
Aceder às Ferramentas e abrir a função Exames sem papel;
No separador Resumo de requisições determinar a informação a visualizar, através dos filtros, e clicar em Pesquisar;
As requisições MFR sem período de tratamento definido encontram-se no estado Sem datas de tratamento;
Numa linha correspondente a uma requisição MFR clicar sobre a designação Sem datas de tratamento;
É despoletada a janela Definir tratamento, onde é necessário indicar a Data de início, a Data de fim e o Nº dias;
A opção Definir tratamento mais tarde está inativa quando o período de tratamento é definido através da janela Exames sem papel;
Clicar em Confirmar.
Após a definição do período de tratamento o estado da requisição é atualizado para Por assinar.
Como consultar requisições e verificar o utente?
As credenciais ESP podem ser pesquisadas no separador Consultar requisições dos Exames sem papel (Ferramentas).
Este separador é composto por:
Área de pesquisa - é necessário preencher o Número de requisição, o PIN de acesso e clicar em Pesquisar;
Listagem de atos associados à requisição. A informação encontra-se organizada nas seguintes colunas:
Ato - designação do ato;
Nº Nacional Utente - identificação do Número Nacional de Utente (NNU);
Nome - identificação do utente;
Agendado e Realizado - checkbox que indicam se ato se encontra agendado e/ou realizado;
Data de validade - data de validade da credencial.
Identificação dos exames Agendados/Realizados
Ao pesquisar uma requisição na janela Exames sem papel, no separador Consultar requisições, também é indicado se os exames se encontram agendados/realizados:
Exames agendados - têm a opção Agendado assinalada;
Exames agendados/realizados - têm as opções Agendado e Realizado assinaladas.
De acordo com a informação divulgada pela SPMS, na Pesquisa de prestação de MCDTs deve ser devolvida a mensagem Pedido processado com sucesso para cada linha de requisições. No M1 esta informação fica gravada nos logs e em cada linha também é devolvido o estado.
Como consultar o histórico de requisições?
Os histórico de requisições ESP emitidas para um utente, num determinado período de tempo, pode ser consultado no separador Histórico de prescrições dos Exames sem papel (Ferramentas).
Este separador é composto por:
Área de pesquisa composta pelos seguintes campos (1):
Utente - ao clicar no botão […], presente no canto direito do campo, é despoletada a janela Procurar utente;
Número de requisição - de preenchimento facultativo. Quando preenchido apenas os atos associados à requisição indicada são apresentados;
De e Até - campos de data que permitem definir o período da pesquisa;
Botão Pesquisar (2) - os resultados surgem listados ao clicar neste botão.
Listagem de requisições obtidas, agrupadas por número de requisição (3).
A informação de cada ato associado à requisição (4) encontra-se organizada nas seguintes colunas: Código; Exame; Data de requisição; Local de prescrição e Data de validade;
Histórico de estados do exame (5)- listagem dos vários estados e datas associados ao exame selecionado.
Páginas relacionadas