Documentação técnica: Nesta página é explicado como configurar a a requisição e consulta de resultados de exames de Anatomia Patológica.
Versão: 8.13.111
Conteúdo da página
Descrição Aplicacional
O correto funcionamento do fluxo para a requisição, envio e consulta dos resultados de exames de Anatomia Patológica requer determinadas Configurações prévias.
As configurações aqui referenciadas aplicam-se, na sua grande maioria, a atos previamente identificados como da área B - Anatomia Patológica na tabela MCDTs e atos clínicos.
Como identificar a área das amostras enviadas para exames?
Abrir o módulo de Configuração e aceder a Tabelas;
Pesquisar e selecionar a tabela Produtos de MCDTs. Esta tabela é composta por duas colunas: Nome e Área;
Determinar a área de convenção de cada produto através da coluna Área.
Ao emitir uma requisição os produtos são apresentados quando está a ser requisitado um ato da mesma área de convenção;
Apenas os produtos da área B - Anatomia patológica aparecem listados no ecrã de caracterização da amostra, quando está a ser emitida a requisição;
Caso a área não esteja definida, ao emitir a requisição, o produto aparece listado para todos os atos (com ou sem área de convenção definida).
ada produto pode ser associado apenas uma vez a cada área. Ao tentar associar um produto já associado à área é apresentado o alerta: Já existe um produto com este nome nesta área. Os nomes têm de ser únicos por área.
Como associar um formulário a um MCDT específico?
Abrir o módulo de Configuração e aceder à área Formulários;
Aceder a Outras ligações;
Abrir o separador Requisição de MCDTs;
Clicar em Inserir registo;
É despoletada a janela Pesquisa de atos clínicos, onde é necessário:
Pesquisar e selecionar o ato pretendido;
Clicar em Escolher;
As colunas Código do ato e Nome do ato ficam preenchidas de acordo com o ato selecionado;
Selecionar a Organização e o Formulário a associar ao MCDT;
Clicar em Confirmar alterações.
Cada MCDT só pode ter um formulário associado por Organização. Ao tentar adicionar um MCDT que já tenha um formulário associado é apresentado o aviso: O ato selecionado já tem um formulário associado.
Como incluir a tabela Caracterização da prescrição nas requisições de anatomia patológica?
As requisições de exames da área B - Anatomia patológica, que não são do SNS, devem conter a tabela Caracterização da amostra. A inclusão dessa informação no repx do documento é realizada através da tag [AMOSTRAS_ANATOMIA_PATOLOGICA].
Abrir o módulo de Configuração e expandir a Organização própria;
Entrar na Gestão documental;
Selecionar o documento a editar e clicar em Editar modelo...;
Adicionar ao repx a tag [AMOSTRAS_ANATOMIA_PATOLOGICA].
A tabela Caracterização da amostra não é incluída em requisições de outras áreas.
O Modelo original do documento foi atualizado e inclui a tag. Desta forma, também é possível parametrizar o repx do documento através da opção Repor modelo.
Como parametrizar a impressão dos formulários na emissão da requisição?
A possibilidade de os formulários associados aos atos requisitados serem impressos, no momento da emissão da requisição, é parametrizável através da definição Emissão dos pdf dos formulários associados aos atos requisitados na emissão da requisição.
Abrir o módulo de Configuração e aceder às Definições;
Pesquisar e selecionar a definição Emissão dos pdf dos formulários associados aos atos requisitados na emissão da requisição (Dados clínicos > Atos clínicos);
Por defeito a definição encontra-se inativa (os pdfs dos formulários não são emitidos). Para a ativar é necessário clicar em Editar registo e ativar a opção Valor por defeito, a parametrização fica gravada ao clicar em Confirmar alterações.
O âmbito de aplicação da definição pode ser especificado (em vez de ser aplicado de forma geral) ao realizar as configurações no lado direito da janela.
Para o M1 gerar/imprimir automaticamente os PDFs dos formulários é necessário que na parametrização do formulário esteja associado um repx.
Como disponibilizar a opção Pretendo ser notificado do resultado na janela de requisição de MCDTs?
Quando a organização tem integração com o IMP, através de um conector RIS, os resultados são enviados para o M1.
No momento da emissão da requisição o médico pode indicar que quer ser notificado do resultado, ao ativar a opção Pretendo ser notificado do resultado. A visibilidade desta opção é parametrizável através da definição Notificação do resultado do MCDT.
Abrir o módulo de Configuração e aceder às Definições;
Pesquisar e selecionar a definição Notificação do resultado do MCDT (Dados clínicos > Atos clínicos);
Por defeito a definição encontra-se inativa (a opção não está visível). Para a ativar é necessário clicar em Editar registo e ativar a opção Valor por defeito, a parametrização fica gravada ao clicar em Confirmar alterações.
O âmbito de aplicação da definição pode ser especificado (em vez de ser aplicado de forma geral) ao realizar as configurações no lado direito da janela.
Mesmo com a definição ativa, a opção Pretendo ser notificado do resultado só é apresentada na janela de Requisição de análises e MCDTs quando o tipo de requisição é Convencionados ou Interna.
Como parametrizar o formulário de resultados de atos de anatomia patológica?
Os resultados de exames de Anatomia Patológica devem ser comunicados num formulário específico. Esse formulário deve ser previamente associado a cada ato desta área, sendo possível realizar esta parametrização por BD (em simultâneo para todos os atos da área) ou via M1 (configuração realizada ato a ato).
x
Via M1: Ato a Ato
Abrir o módulo de Configuração e aceder às Tabelas;
Pesquisar e selecionar a tabela MCDTs e atos clinícos;
Pesquisar e selecionar o ato da área B - Anatomia Patológica a parametrizar;
Aceder ao separador Resultados;
Adicionar a linha Resultados na coluna do lado esquerdo;
Adicionar duas linhas na coluna do lado direito:
Resultado do exame - Tipo: Enumeração; especificar na coluna Enumeração as opções: Benigno; Pré-maligno e Maligno;
Sensibilidade do resultado - Tipo: Enumeração; especificar na coluna Enumeração as opções: Resultado sensível e Resultado não sensível.
Via BD: Configuração simultânea de todos os atos
Correr o seguinte SCRIPT, tendo em conta que:
Se conveniente, devem ser alterados os códigos (@codigo_anatomiaPatologica, @codigo_sensibilidade);
São estes os códigos que permitem ao conector identificar as definições.
Configurações na BD
Descrição | Configuração |
---|---|
Configurar o formulário de atos da área B - Anatomia Patológica | DECLARE @pkAtoClinico uniqueidentifier -- alterar os códigos se necessário -- ATENÇÃO: Não alterar as quebras de linha, pois são necessárias para o M1 interpretar corretamente os itens DECLARE cursor_atos CURSOR FOR OPEN cursor_atos WHILE @@FETCH_STATUS = 0 INSERT INTO [dbo].[CLI_DEFINICOES_RESULTADOS_ACTOS_CLINICOS] ([Pk],[Nome],[Tipo_resultado],[Itens_enumeracao],[Numero_ordem],[Pk_grupo],[Codigo],[Sys_deleted]) FETCH NEXT FROM cursor_atos INTO @pkAtoClinico CLOSE cursor_atos GO |
Páginas relacionadas