Documentação funcional: Nesta página é explicado o funcionamento da emissão de uma novo recibo.
Versão: NA
Perfil de Utilizadores: Administrativo
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
Nesta página é explicado o funcionamento da emissão de um novo recibo no módulo de Faturação.
Descrição Aplicacional
É possível ter um modo de pagamento pré-definido?
Ao emitir um novo recibo é possível que o campo Modo de pagamento surja preenchido por defeito, em recibos para utentes e para entidades.
Esta parametrização é realizada através das definições (Configuração > Definições > Recibos):
Modo de pagamento por defeito para recibos a utentes - esta definição é aplicada no Âmbito Organizações e no Valor por efeito pode ser selecionado um dos Modos de pagamento disponíveis;
Modo de pagamento por defeito para recibos a entidades - esta definição é aplicada no Âmbito Organizações e no Valor por efeito pode ser selecionado um dos Modos de pagamento disponíveis.
O Modo de pagamento pré-definido para os recibos emitidos para utentes e entidades também surge selecionado por defeito no Assistente de marcação, quando o tipo de documento a emitir corresponde a uma Fatura/Recibo.
Cálculo automático do troco (Pagamento em Numerário)
No segundo ecrã do Assistente Novo Recibo constam os campos Valor recebido e Troco. Quando o Modo de pagamento corresponde a Numerário o Troco é calculado automaticamente, de acordo com o valor a pagamento e o Valor recebido (que deve ser preenchido manualmente, para que o cálculo seja efetuado).
No Assistente de faturação, se o documento a emitir corresponder a uma Fatura/Recibo e o Modo de pagamento for numerário, também são apresentados os campos Valor recebido e Troco. O cálculo do Troco é realizado automaticamente, com base no valor a pagar e no Valor recebido (preenchido manualmente).
Páginas relacionadas