Documentação funcional: Nesta página é explicado como iniciar um novo internamento de diálise.
Versão: 8.13.x
Perfil de Utilizadores: Administrativos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O M1 permite efetuar o registo de episódios de internamento do tipo Diálise ou Hemodiálise. De seguida, será explicado com mais detalhe cada um dos passos para que o administrativo possa registar um novo internamento de diálise ou hemodiálise.
Descrição Aplicacional
Para iniciar um internamento de diálise é necessário despoletar o Assistente Novo episódio de internamento, através do botão Novo Internamento ou Duplo-Clique sobre uma cama vazia, tal como para um novo internamento.
Internar o utente
No primeiro passo do Assistente é necessário selecionar o utente a internar e selecionar nas Regras de Faturação o plano de Saúde pretendido (1). O utente necessita de ser detentor de um sistema de saúde previamente parametrizado como convencionado, consultar Configurações do Internamento de diálise para mais informação.
Na caracterização o Tipo de internamento (2) tem de ser definido como: Diálise peritoneal ou Hemodiálise. Na área Cuidados de diálise (3) é necessário selecionar a entidade convencionada (IASFA/ADSE/SNS).
O processo de internamento pode ser concluído. Nos restantes passas do Assistente de marcação basta prosseguir como se estivesse a ser criado um outro tipo de episódio de internamento, para mais informação consultar DF - Novo Internamento.
Faturar o internamento
A. Faturar ao utente/entidade
Primeiro tem de ser realizada a faturação ao utente. O Assistente de faturação inicia quando se acede à Faturação:
No primeiro passo do assistente, depois de selecionado o utente pretendido, é necessário selecione o episódio de internamento de diálise (Diálise peritoneal ou Hemodiálise).
No último passo do assistente surge a opção a 0 para o utente e o valor pendente para a entidade (ARS).
B. Realizar a faturação à entidade
Posteriormente pode proceder-se com a faturação à entidade:
Na Faturação é necessário clicar na opção Funções (1), selecionar a linha Faturação por realizar (2) e posteriormente Faturação de cuidados de diálise (3). Esta ação abre a janela Faturação de cuidados de diálise;
Na janela tem de ser selecionada a Entidade ARS, o Tipo de tratamento e o Intervalo de datas, por padrão a data sugerida no campo até corresponde ao último dia do mês anterior ao atual;
De seguida, é necessário clicar em Processar (4);
Caso a listagem seja demasiado extensa, é possível pesquisar através do número de benefeciário ou nome do utente (5);
A informação é apresentada do elemento mais englobante para o menos: ano > mês > entidade, e corresponde às faturas pendentes que respeitam os critérios definidos, as anuladas não são mostradas;
Selecione os detalhes que pretende faturar e clique sobre o botão Faturar (6) para emitir a fatura para a entidade.
Gerar ficheiro xml
Para gerar o ficheiro xml é necessário que a fatura se encontre visível no M1. Através da Procurar documento pode ser pesquisada a fatura pretendida e aberto o documento.
Quando a fatura estiver visível é necessário clicar em Imprimir (1) e de seguida selecionar a opção Gerar ficheiro de prestação (2).