Documentação funcional: Nesta página é explicado o processo de faturação relacionado com a funcionalidade de teleconsulta.
Versão: 8.8.
Perfil de Utilizadores: Administrativo
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O seguinte documento pretende descrever o processo de faturação relacionado com o serviço de teleconsulta M1.
Descrição Aplicacional
Como faturar uma teleconsulta?
A faturação de uma Teleconsulta é realizada através do Assistente de faturação, que pode ser despoletado das seguintes formas:
Opção Faturação de atos pendentes do Menu de contexto de uma marcação;
Ao aceder à Faturação do utente, através da opção no Menu de contexto ou através da função Faturação do item Utentes, o assistente é despoletado quando se clica no botão Faturar, do separador Por faturar, com um episódio previamente selecionado;
Ao aceder ao item Faturação, função Faturas e clicar no botão Inserir registo;
Botão Faturar do separador Plano geral de trabalhos, disponível quando a marcação selecionada tem atos pendentes para faturação. Consultar Plano geral de trabalhos para mais informação.
No momento da emissão da fatura, a opção Enviar fatura por e-mail (1) deve estar assinalada, para que o utente receba a fatura no seu email. O pagamento da fatura é realizado através das referência MB (2) presentes na fatura emitida.
Consultar Assistente de faturação para mais informação sobre a emissão de uma fatura;
Para que as faturas sejam emitidas com referências multibanco são necessárias parametrizações e que seja atribuído pela SIBS um Código de entidade para a Unidade orgânica.
As marcações de teleconsulta podem ser faturadas antecipadamente?
Os atos clínicos e produtos associados a marcações do tipo Teleconsulta são passíveis de ser faturados com antecedência. Ou seja, antes de serem iniciadas pelo médico e enquanto se encontram no estado Ainda não chegou na Agenda.
As Teleconsultas já faturadas podem ser:
Desmarcadas;
Alteradas para o estado faltou (processo automático).
Consultar Assistente de faturação para mais informação sobre a emissão de uma fatura;
As marcações que não são do tipo Teleconsulta não podem ser faturadas enquanto se encontram no estado Ainda não chegou.
Uma marcação de teleconsulta já faturada pode ser desmarcada?
As marcações do tipo Teleconsulta podem ser desmarcadas, mesmo que já se encontrem faturadas. Desde que o momento em que se realiza seja anterior à data/hora da consulta.
Uma marcação pode ser desmarcada de duas formas:
Através da opção Desmarcar do Menu de contexto da marcação;
Através da função Desmarcar presente na barra de ferramentas (1).
Na janela Desmarcar consulta deve ser indicado o Motivo para a Desmarcação (2). Ao clicar no botão Desmarcar (3) a slot da Agenda em que se encontrava a marcação surgirá vazia.
As anulações das faturas devem ser tratadas manualmente;
As marcações que não são do tipo Teleconsulta não podem ser desmarcadas se já tiverem sido faturadas.
O utente pode faltar a uma teleconsulta já faturada?
O utente pode faltar a uma teleconsulta, mesmo que esta já se encontre faturada.
Quando o utente falta a uma marcação do tipo Teleconsulta, como o estado de uma marcação de Teleconsulta não pode ser alterado manualmente(1) - ver Alterar estado da marcação de Teleconsulta para mais informação, o estado é atualizado para Faltou de forma automática (2), tendo em conta a informação que chega do emparelhamento com a aplicação do utente.
A marcação assume o estado Faltou quando no momento antes da consulta o utente não acede à APP e não determina o formato em que será realizado o contacto (voz ou vídeo). Quando tal acontece, o utente não chega a dar entrada na Sala de espera e passa automaticamente do estado Ainda não chegou para Faltou.
As anulações das faturas devem ser tratadas manualmente;
O estado das marcações já faturadas e que não são do tipo Teleconsulta não pode ser alterado para Faltou;
Caso o utente defina na APP a forma de contacto e posteriormente, enquanto aguarda o contacto do profissional de saúde, cancele a teleconsulta o estado não é alterado para Faltou. Neste caso, assim como quando a teleconsulta é cancelada pelo médico, a marcação deixa de constar na Agenda.
É possível faturar teleconsultas antecipadamente quando os atos associados não são faturáveis com data futura?
Ao faturar um episódio de Teleconsulta antecipadamente (estado Ainda não chegou), no momento da emissão da fatura, no último ecrã do Assistente de marcação ao clicar em Terminar (1), surge o aviso A fatura contém atos com data superior à data do documento. Tem a certeza que pretende continuar?, quando os atos/produtos associados se encontram parametrizados como não faturáveis com data futura. Ao confirmar a fatura é emitida (2).
O aviso apresentado no momento da emissão da fatura é parametrizável. Se a Regra Permite faturar atos com data susperior à data da fatura (Configuração > Organização própria > Faturação > separador Regras) se encontrar parametrizada como Sim, no momento da emissão ao clicar em Terminar a fatura é emitida e não é despoletado nenhum alerta.
Páginas Relacionadas