Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 6 Next »

(info) Conteúdo da página


Descrição Aplicacional

As alterações legais (ESP) também se refletem na faturação de lotes?

Faturação de lotes (Por emitir > Faturação por realizar > Lotes) permite gerir a faturação de lotes de requisições do SNS (Credenciais ARS), reflete a implementação dos Exames sem Papel (ESP) e respetivas alterações legais.

Na barra de ferramentas é necessário clicar em Por emitir, selecionar a opção Faturação por realizar e a opção Lotes para despoletar a janela Organização e faturação de lotes de requisições.

Nesta janela a Organização vem selecionada por defeito, deve ser indicada a Entidade, a Área de convenção e digitado o Nºrequisição/episódio e efetuar a pesquisa (ao clicar na lupa ou na tecla Enter).

Caso o número digitado corresponda a uma requisição existente, é despoletada a janela Associar requisição onde:

  1. No campo Tipo utente/Lote consta a opção Exames sem papel. Esta opção é apresentada em todos os tipos de convenções e encontra-se selecionada por defeito quando a credencial é do SNS;

  2. A checkbox da coluna Requisitado não surge assinalada para os atos não prescritos associados à requisição;

  3. A coluna Identificador só é apresentada quando no Tipo utente/Lote está selecionada a opção Exames sem papel. A informação aqui apresentada é importada da requisição.

No agrupador Prestação do ficheiro XML a tag "IndicadorSuplemento" tem o valor S quando:

  • A requisição corresponde a Exames sem papel (tipo 97);

  • O ato correspondente à prestação não tenha sido requisitado.

As credenciais de Exames comuns (área Z) podem ser incluídas na faturação de lotes?

As requisições de exames comuns, pertencentes à área Z, podem ser associadas a uma das suas áreas convencionadas. Depois de selecionada uma das áreas convencionadas, ao pesquisar pelo número de  requisição ou episódio (que contenha uma credencial da área Z) é despoletada a janela Associar requisição.

Exemplo: O exame associado à requisição pesquisada na imagem é da área Z (1533.9 - Ecografia escrotal) e pode ser associado à área de convenção M ou J.

Ao pesquisar o número de requisição ou de episódio de um Exame comum o M1 verifica se a requisição pode ser associada à área de convenção selecionada, casa não possa surge a informação: A requisição que leu pode ser associada à área de convenção [área convencionada] ou [área convencionada]. Neste momento está a processar requisições da área [área selecionada]. Por isso, esta requisição está fora de ordem. Verifique por favor. 

O Nº de requisição pode ser consultado no Assistente de faturação?

Ao emitir uma nova fatura é possível, no terceiro ecrã do Assistente Nova Fatura, visualizar o número da requisição ESP a que os atos estão associados.

O número da requisição é apresentado na coluna Nº da requisição que não está visível por defeito. Para visualizar a coluna Nº da requisição é necessário:

  1. Clicar no botão Ver e selecionar Colunas;

  2. Selecionar a opção Nº da requisição;

  3. A coluna passa a estar visível e apresenta o nº da requisição (está vazia para atos não associados a uma requisição).

A coluna Nº da requisição só é apresentada no Assistente Nova Fatura quando está a ser emitida uma fatura para o utente/entidade.

A que lotes devem ser associadas as requisições materializadas?

As credenciais materializadas devem ser associadas a um dos seguintes lotes de faturação, de acordo com a sua prescrição:

  • 0 - Normais;

  • 1 - Doenças profissionais;

  • 2 - Migrantes.

Na janela Organização e faturação de lotes de requisições (Por emitir > Faturação por realizar > Lotes) devem ser preenchidos os filtros de pesquisa. Ao pesquisar uma credencial materializada pelo número de episódio ou da credencial (credenciais de Fisioterapia) esta fica, por defeito, associada ao tipo Normal. 

O Tipo utente/Lote pode ser consultado através do botão Ver requisição, que despoleta a janela Detalhe da requisição.

Se o utente for um doente profissional ou migrante é necessário alterar o tipo em conformidade com a prescrição.


(info) Páginas relacionadas

  • No labels