Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

Panel
bgColor#F4F5F7

Documentação funcional: Nesta página é explicado como iniciar um novo internamento de diálise.

Versão:

...

N/A
Perfil de Utilizadores: Administrativos

(info) Conteúdo da página

Table of Contents

Enquadramento e Âmbito

O M1 permite efetuar o registo de episódios de internamento do tipo Diálise ou Hemodiálise. De seguida, será explicado com mais detalhe cada um dos passos para que o administrativo possa registar um novo internamento de diálise ou hemodiálise.


Descrição Aplicacional

Para iniciar um internamento de diálise é necessário despoletar o Assistente Novo episódio de internamento, através do botão Novo Internamento ou Duplo-Clique sobre uma cama vazia, tal como para um novo internamento.

Internar o utente

  1. No primeiro passo do Assistente é necessário selecionar o utente a internar e selecionar nas Regras de Faturação o plano de Saúde pretendido (1). O utente necessita de ser detentor de um sistema de saúde previamente parametrizado como convencionado, consultar Configurações do Internamento de diálise para mais informação.

  2. Na caracterização o Tipo de internamento (2) tem de ser definido como: Diálise peritoneal ou Hemodiálise. Na área Cuidados de diálise (3) é necessário selecionar a entidade convencionada (IASFA/ADSE/SNS).

  3. O processo de internamento pode ser concluído. Nos restantes passas do Assistente de marcação basta prosseguir como se estivesse a ser criado um outro tipo de episódio de internamento, para mais informação consultar DF - Novo Internamento.

Image Modified

Faturar o internamento

A. Faturar ao utente/entidade

Primeiro tem de ser realizada a faturação ao utente. O Assistente de faturação inicia quando se acede à Faturação: 

  • No primeiro passo do assistente, depois de selecionado o utente pretendido, é necessário selecione o episódio de internamento de diálise (Diálise peritoneal ou Hemodiálise).

  • No último passo do assistente surge a opção a 0 para o utente e o valor pendente para a entidade (ARS).

Image Modified

B. Realizar a faturação à entidade

Posteriormente pode proceder-se com a faturação à entidade: 

  • Na Faturação é necessário clicar na opção Funções (1), selecionar a linha Faturação por realizar (2) e posteriormente Faturação de cuidados de diálise (3). Esta ação abre a janela Faturação de cuidados de diálise;

  • Na janela tem de ser selecionada a Entidade ARS, o Tipo de tratamento e o Intervalo de datas, por padrão a data sugerida no campo até corresponde ao último dia do mês anterior ao atual;

  • De seguida, é necessário clicar em Processar (4);

  • Caso a listagem seja demasiado extensa, é possível pesquisar através do número de benefeciário ou nome do utente (5);

  • A informação é apresentada do elemento mais englobante para o menos: ano > mês > entidade, e corresponde às faturas pendentes que respeitam os critérios definidos, as anuladas não são mostradas;

  • Selecione os detalhes que pretende faturar e clique sobre o botão Faturar (6) para emitir a fatura para a entidade.

Image Modified

Gerar ficheiro xml

Para gerar o ficheiro xml é necessário que a fatura se encontre visível no M1. Através da Procurar documento pode ser pesquisada a fatura pretendida e aberto o documento.

Quando a fatura estiver visível é necessário clicar em Imprimir (1) e de seguida selecionar a opção Gerar ficheiro de prestação (2).


(info) Páginas relacionadas