Documentação funcional: Nesta página é explicado como dar alta a um utente.
Versão: N/A
Perfil de Utilizadores: ND
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
Quando o utente termina o episódio de internamento é necessário que seja emitida a Alta de internamento, independentemente do motivo de cessamento.
Na opção Alta do Processo de internamento possível selecionar o tipo de alta a ser emitida (devem ser emitidas as 3, pela ordem apresentada):
Alta clínica - emitida pelo médico e dá por terminados os tratamentos terapêuticos em contexto de internamento;
Alta de enfermagem - emitida pelo enfermeiro quando o utente termina a realização de todos os tratamentos;
Alta administrativa - é, regra geral, emitida pelo administrativo.
O utilizador necessita de ter permissão para a emissão da alta. As permissões para a emissão da alta são definidas por Perfil.
A alta administrativa pode ser emitida no módulo Receção. Através da seleção do utente pretendido na Lista de utentes internados, disponível na opção Internamento da operação Atividades Diversas.
A alta clínica e a administrativa podem ser revertidas. Consultar Reverter alta para mais informação.
Descrição Aplicacional
Como emitir a alta Clínica?
A opção Clínica despoleta a janela de Emissão de alta clínica, onde toda informação relevante para o Relatório de alta pode ser inserida.
A janela de Emissão de alta clínica surge por defeito com os campos Unidade orgânica e Data e hora de alta preenchidos (1). Os dados do primeiro campo correspondem à unidade orgânica, área, sala e cama em que o utente selecionado se encontra internado e não podem ser editados. O campo Data e hora de alta surge com a data atual, contudo o mesmo pode ser editado para uma data e/ou hora anteriores.
Os campos Destino após e Motivo da alta (2) são de preenchimento obrigatório. Excepto quando o Motivo da alta é o Óbito do utente, neste cenário não é necessário o preenchimento do campo Destino após alta. As opções listadas nestes campos são parametrizadas no módulo de Configuração, nas tabelas de internamento Destinos após alta e Motivos de alta, respetivamente.
Na parte central da janela (3) os vários tipos de informação que complementam a alta clínica podem ser registados. Estas informações não são de preenchimento obrigatório, podem ser ativadas apenas as que forem relevantes para o episódio de internamento específico. Quando uma das opções é ativada surge uma área que pode ser preenchida através de texto livre ou da importação de informação.
Na zona inferior da janela constam os botões de ação.
O botão Importar permite consultar a informação registada durante o internamento e em cada separador (1) apresentado selecionar os itens (2) que irão constar nos tipos de informação selecionados na zona central da janela Emissão de alta clínica (3). É possível selecionar a informação a importar de vários separadores. Os registos confidenciais não são apresentados.
O botão Previsão permite pré-visualizar o Relatório de alta, mesmo antes da emissão da alta.
A informação registada na janela Emissão de alta clínica pode ser gravada, na opção Gravar. Esta opção permite que a informação acerca da alta do utente vá sendo completada e editada enquanto a alta clínica não for emitida.
A alta clínica ao utente é emitida através do botão Emitir alta (1). Após o clique em Emitir alta surge uma janela onde é necessário confirmar a emissão da alta (2). Depois de emitida a alta o Relatório de alta pode ser impresso, através do botão Imprimir (2).
Após a realização de todos os passos surgirá uma notificação com a indicação de que a alta foi emitida. Os botões Importar, Gravar e Emitir alta deixam de estar disponíveis assim que a alta clínica for emitida.
Emitir alta clínica de internamento com cirurgia associada
Para emitir a Alta clínica de um episódio de internamento com cirurgias associadas é obrigatório que já esteja emitido o relato cirúrgico, quando a definição Alta clínica de internamento com cirurgias associadas obriga à emissão de um relato cirúrgico (Configuração > Definições > Internamento) se encontra ativa.
Caso o relato cirúrgico de pelo menos uma cirurgia associada ainda não tenha sido emitido, é apresentada a informação de que Existe uma cirurgia associada a este internamento sem relato cirúrgico emitido e não é possível terminar a emissão da Alta clínica.
A definição Alta clínica de internamento com cirurgias associadas obriga à emissão de um relato cirúrgico é aplicada ao nível das Organizações e por defeito está inativa (Checkbox Valor por defeito não está selecionada).
Como emitir a alta de enfermagem?
Se existirem intervenções planeadas, ao emitir a Alta de enfermagem o M1 pergunta se serão transferidas para ambulatório. Ao responder Sim, a transferência ocorre na emissão da Alta Administrativa.
Ao emitir a Alta administrativa a pergunta não é apresentada ao administrativo e, caso esta alta seja emitida antes da de enfermagem, as intervenções pendentes são canceladas automaticamente.
Como emitir a alta administrativa?
A opção Alta administrativa despoleta a janela Emitir alta administrativa. Os campos que compõem a janela surgem por defeito preenchidos com os dados referentes ao internamento. À exceção do campo Data e hora da alta (1), que surge com a informação do momento atual, a data pode ser editado para um momento anterior, contudo a data da alta administrativa não pode ser anterior à da alta clínica.
A emissão é efetuada através do botão Emitir alta administrativa (2). O Relatório de alta pode ser impresso na janela Emitir alta administrativa através do botão Imprimir nota de alta (3).
Depois de realizados todos os passos surgirá uma notificação com a indicação de que a alta foi emitida, com a emissão da alta administrativa a cama onde o utente se encontrava passa a estar disponível.
Caso a alta administrativa esteja a ser emitida para um episódio de internamento sem alta clínica emitida surge uma caixa de alerta e confirmação da ação.
Páginas relacionadas