Documentação técnica: Nesta página são descritas as configurações gerais do módulo de internamento.
Versão: NA
Conteúdo da página
Descrição Aplicacional
Algumas funcionalidades do módulo Internamento estão dependentes parametrizações prévias.
Aqui podem ser consultadas algumas das parametrizações, que ao serem efetuadas vão influenciar a operacionalidade e funcionalidades deste módulo especificamente.
Espaços de Internamento
Para que o módulo de Internamento funcione corretamente é necessário definir Áreas, Salas e Camas de internamento.
Para definir os espaços de espaços de internamento é necessário:
Entrar no Módulo de Configuração, nas Organizações Próprias e selecionar a Estrutura Orgânica (1) da organização a que a unidade com internamento está associada;
Indicar na coluna Estrutura Orgânica da Organização a Unidade Orgânica a que será associada a nova Área de Internamento (2);
No separador Internamento, na Coluna Definição de Espaços, surgem listadas as Áreas, Salas e Camas de Internamento respetivamente (3);
Adicionar os espaços de internamento através botão de inserir registo (4) e caracterizar o espaço a adicionar na janela que surge após o clique (5).
Áreas
As Áreas de Internamento têm de ter a opção Ativa selecionada para surgirem vísiveis no Módulo de Internamento e apenas o campo Designação é de preenchimento obrigatório.
Os campos de preenchimento facultativo são os seguintes:
Tipo de área - as opções aqui listadas são parametrizados na Tabela Tipo de área de internamento;
Armazém avançado - os armazéns que surgem na janela são parametrizados na Tabela Armazéns de Stocks;
Descrição - campo de texto livre.
Salas
Tal como nas Áreas, as Salas de Internamento têm de ter a opção Ativa selecionada para surgirem vísiveis no Módulo de Internamento e apenas o campo Designação é de preenchimento obrigatório.
Os campos de preenchimento facultativo são os seguintes:
Tipo de sala - as opções listadas são parametrizadas na Tabela Tipo de sala de internamento;
Número - adicionalmente à designação pode ser atribuído um número a cada sala de internamento;
Descrição - campo de texto livre.
Camas
Os campos de caracterização Número e Tipo de cama são de preenchimento obrigatório. O Número vem preenchido por defeito mediante a ordem em que a cama foi adicionada, contudo pode ser alterado. As opções listadas no campo Tipo são parametrizadas na Tabela de Internamento Tipo de camas.
Os campos de caracterização das camas de preenchimento facultativo são os seguintes:
Localização da cama - As localizações sugeridas correspondem aos locais definidos na Estrutura de Locais da Organização;
Ato clínico para a diária;
Ato clínico para apoio social;
Ato clínico para comparticipação da Seg. Social ao apio social;
Armazém - os armazéns que surgem na janela são parametrizados na Tabela Armazéns de Stocks;
Características da cama - As características que surgem para seleção neste campo são parametrizadas na Tabela de Internamento Características das camas.
Planos de faturação para internamento
A faturação de um episódio o de internamento pode ser efetuada através do Ato clínico para diária definido na caraceterização da cama ou através de um Plano de faturação específico para o internamento.
Na tabela Planos de faturação é possível configurar para cada organização planos específicos para o internamento.
A tabela é composta por três secções:
Organizações - deve ser selecionada a Organização para a qual estão a ser configurados os planos de faturação;
Planos de faturação - listagem de planos de faturação existente. A informação dos planos está organizadas nas colunas Nome, Data de início, Data de fim e Atribuir a novos registos de nascimento (permite definir um plano de faturação a atribuir a novos registos de nascimento - apenas um Plano pode ter esta opção ativa);
Atos do plano - listagem de atos que compõem o plano selecionado na área Planos de saúde.
Atos do plano
Um plano de faturação é composto por atos, aos quais estão associados determinados valores. Os atos definidos nesta área serão posteriormente associados ao episódio de internamento e faturados ao utente.
O botão Inserir registo despoleta a janela Pesquisa de atos clínicos através da qual os atos pretendidos podem ser selecionados e incluídos no plano de faturação. Depois de selecionado surge uma nova linha na área Atos do plano com o Código e o Nome do ato clínico selecionado.
Posteriormente é necessário completar a configuração de faturação. Os atos podem ser faturados num Ciclo de dias, semanas, meses ou anos. A periodicidade é definida na coluna Unidade. Para que o ato comece a ser faturado no primeiro dia é necessário que a opção esteja ativa na coluna Fatura 1º dia. Na última coluna é possível determinar se a faturação do ato é ou não Fracionável.
Um ato fracionável é faturado ao utente em frações de dias, mesmo que o episódio não complete o ciclo definido para a faturação. Assim, um ato definido com um determinado ciclo será faturado ao utente mesmo que o episódio de internamento tenha uma duração inferior ao ciclo definido, o valor faturado não corresponde ao total do ato, é proporcional à duração do episódio. A indicação de um ato como fracionável não é possível quando a unidade temporal definida é o dia e ativa por defeito a checkbox Fatura 1º dia.
Associar planos de faturação às camas de internamento
Tabela Planos de faturação
Para associar um plano de faturação a uma cama é necessário:
Selecionar o plano na área Planos de faturação;
Aceder ao separador Camas associadas e clicar no botão Editar registo;
Selecionar, através da coluna Associar, a(s) cama(s) a que o plano dever ser associado e Confirmar as alterações.
Estrutura orgânica - Internamento
Os planos de faturação configurados para uma determinada área podem ser associados às camas de internamento. A associação de um plano de faturação pode ser feita através da Configuração de internamento da estrutura orgânica ou da tabela Planos de faturação.
No separado Internamento da unidade orgânica (Organização própria > Estrutura orgânica) são definidos os espaços de internamento (áreas, salas e camas).
Na área de parametrização da cama de internamento consta o campo Planos de faturação, onde são listados os planos de faturação associados à cama, com a indicação do Nome; Data de início e Data de fim, e o botão Gerir planos.
O botão Gerir planos despoleta a janela Gerir planos de faturação, que permite parametrizar planos de faturação, determinar os atos que o compõem e associá-los às camas de internamento.
Para associar um plano de faturação a uma cama é necessário:
Selecionar o plano na área Planos de faturação;
Aceder ao separador Camas associadas e clicar no botão Editar registo;
Selecionar, através da coluna Associar, a(s) cama(s) a que o plano dever ser associado e Confirmar as alterações.
Obrigatoriedade de associar plano de faturação à cama
A definição Obrigatoriedade de associar plano de faturação à cama permite determinar se é obrigatório, ou não, que as camas de internamento tenham um plano de faturação associado para prosseguir com o internamento do utente.
Internamento de diálise
São necessárias configurações específicas para o procedimento de internamento de diálise funcionar corretamente: Na Configuração, dentro da própria organização e da Faturação, e nas Definições.
Configuração
Organização Própria
A indicação da entidade ARS que tem convenção de diálise tem de ser feita dentro da Própria organização:
Primeiro tem de ser selecionada a Unidade Orgânica (1) a configurar;
No separador Convenções (2) são indicadas as convenções existentes. Tem de ser indicado obrigatoriamente o Sistema de saúde (ARS), o Código (atribuído pela entidade) e o Tipo de convenção (3), que neste caso específico é Diálise.
Faturação
A faturação de um episódio de internamento de diálise requer a configuração de uma série própria. Esta configuração é feita na própria organização na opção Faturação (1):
No separador Definições (2) tem de ser criada uma nova série de faturação, através do botão Inserir Registo (3);
Na nova linha criada é necessário atribuir um nome à série (exemplo: Fatura Diálise) e definir o Tipo faturação como Cuidados de Diálise (4);
Por último, tem de se Associar às unidades (5) orgânicas a série criada. Esta ação despoleta a janela Série Faturação onde a série pode ser associada a todas as unidades através do botão Associar todas (6), ou apenas às que estejam selecionada nas coluna Associada.
Posteriormente é necessário definir os documentos a serem usados pelo utente e entidade no separador Documentos (7), em Entidades (8):
Para tal, é necessário Inserir um novo registo (+), selecionar a entidade ARS em causa, definir o Modelo de documento como Fatura cuidados de diálise e ter a opção na coluna Assinalado por omissão selecionada (9).
Por fim é o processo tem de ser repetido, contudo tem de ser selecionado o Modelo de documento Fatura cuidados de diálise (sub relatório).
No separador Séries (10) a série previamente criada no separador Definições tem de ser determinada como a que será usada pela entidade:
Em Entidades (11) é necessário adicionar um Inserir Registo (+);
Na linha adicionada a Entidade ARS pretendida tem de ser selecionada, o Tipo de documento deve ser definido como Fatura e a Série para pagamento tem de coincidir com a série anteriormente criada (12).
Definições
É necessário determinar as entidades a incluir na fatura de cuidados de diálise de uma entidade convencionada. Para tal é necessário:
Aceder ao item Definições (1) e pesquisar por "Entidades a incluir na fatura cuidados de diálise de uma entidade convencionada" (2). O âmbito a que se aplica esta definição pode ser por Sistemas de saúde (3) ou Organizações (por defeito não se encontra ativa).
Do lado direito tem de ser selecionado, no campo Organizações (4), opção Todas e assinalados os sistemas de saúde pretendidos (5).
Turnos de internamento das unidades orgânicas
Os turnos em vigor para nas unidades orgânicas com internamento são definidos na Estrutura Orgânica da própria organização, contudo para que surjam listados é necessário que sejam previamente configurados na tabela de internamento Turnos.
Tabela turnos de internamento
Na tabela de internamento Turnos é possível adicionar, remover e editar Grupos de turnos para o internamento. A tabela é composta por duas áreas: Grupos de turnos (1) e Turnos (2).
Para adicionar um novo Grupo de turno é necessário clicar no Inserir Registo que diz respeito à secção Grupos de turnos e na nova linha criada atribuir um nome ao novo grupo (3).
Posteriormente é necessário definir os turnos do novo grupo. Através do Inserir registo será criada uma nova linha, cada linha corresponde a um turno. A cada turno é necessário atribuir um Nome (4) e definir a Hora de Início (5) e a Hora de fim (6).
Estrutura Orgânica
Para indicar os turnos em vigor para as unidades de internamento é necessário aceder à Estrutura Orgânica da Organização Própria (1), selecionar a unidade orgânica à qual se pretende definir os turnos (2) e no separador Propriedades (3) selecionar o Grupo de turnos pretendido no campo Grupo de turnos em uso (4).
Pessoas
Para que os turnos definidos fiquem associados aos profissionais, de forma a que a prescrição por turnos fixos fique disponível, é necessário que a Unidade orgânica seja associada à ficha da pessoa.
Para tal, é necessário aceder a Pessoas (1), selecionar a pretendida (2) e Abrir a ficha da pessoa (3).
Posteriormente, no separador Identificação (1)é necessário Editar registo e completar o campo Unidades orgânicas através do botão (…) (2).
Na janela Unidades Orgânicas despoletada a unidade orgânica deve ser associada à pessoa. Clicar no botão (…) (1) irá despoletar a janela Selecione uma unidade orgânica, onde a unidade pretendida deve ser selecionada (2). Clicar em Continuar (3) irá fechar a janela esta janela. De seguida, é necessário Gravar (4) na janela Unidade Orgânicas.
Intervenções de enfermagem
Na tabela Intervenções de enfermagem é possível editar, adicionar ou eliminar as intervenções de enfermagem passíveis de realização. A tabela contém grupos de intervenções e intervenções de raiz que podem ser editadas e inclusive eliminadas.
A tabela é composta por duas áreas:
Na primeira (1) surgem listadas as intervenções e é possível determinar o Tipo da intervenção e defini-la, ou não, como Ativa.
As opções listadas na coluna Tipo são por defeito SOS e Terapêutica, podem ser adicionadas mais na tabela Tipos de intervenção.A segunda área (2) permite completar a informação inerente a cada intervenção e é composta pelos seguintes separadores:
Propriedades - Onde pode ser adicionada uma Descrição à Intervenção e definida a Duração Média (3) (os valores que surgem listados neste campo são definidos na tabela Duração de intervenções);
Atos clínicos - A realização de uma intervenção de enfermagem pode ter, ou não, associado um valor para pagamento. Caso seja necessário cobrar a intervenção este tem de ter um ato clínico adicionado neste separador;
Biometrias;
Sinais Vitais;
Duração (excepções) - as excepções por profissional ao tempo média definido previamente no separador Propriedades devem ser indicadas neste separador;
Grupo profissional de destino.
Itens do Processo Clínico
Os itens vísiveis no Processo Clínico no Módulo de Internamento podem ser distintos dos vísiveis no Módulo de Consulta.
Para definir os itens visíveis no Processo Clínico de Internamento é necessário aceder ao Módulo de Configuração e selecionar na barra de navegação a opção Perfis (1).
Posteriormente, o Perfil a configurar deve ser selecionado (2) e no separador Processo Clínico (3), na coluna Visível em internamento (4) devem ser selecionados, ou removidos, os itens pretendidos.
Atitudes Terapêuticas
A configuração das atitudes terapêuticas é realizada na tabela Atitudes terapêuticas (Módulo de Configuração > Tabelas > Enfermagem), cuja informação está organizada da seguinte forma:
Organização - são apresentadas todas as Organizações próprias a que o utilizador tem acesso. Deve ser selecionada aquela para a qual serão parametrizadas Atitudes terapêuticas;
Atitudes terapêuticas - é apresentada a lista de atitudes terapêuticas, cuja informação se encontra organizada nas seguintes colunas:
Atitude terapêutica - nome da atitude terapêutica;
Modelo de prescrição associado - permite selecionar um dos modelos de prescrições disponíveis nos perfis associados à organização selecionada;
Ativa - Indica se a atitude terapêutica está ou não ativa para prescrição.
Quando já se encontram Atitudes terapêuticas listadas, ao clicar em Inserir registo, o M1 questiona se o utilizador pretende que a atitude terapêutica tenha o nó selecionado como pai.
Intervalo de tempo para emissão da alta clínica
A definição Intervalo de tempo limite para emissão da nota de alta clínica (dias) permite estabelecer o número de dias futuros aceitáveis pelo M1 no momento da emissão da alta clínica.
Esta definição pode ser aplicada nos âmbitos Organizações e Perfis de utilizadores.
Páginas relacionadas