Documentação funcional: Nesta página é explicado como funciona o componente de Auditoria do módulo de Urgência.
Versão: NA
Perfil de Utilizadores: NA
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
A área Auditoria, do módulo de Urgência, permite registar as auditorias internas efetuadas às triagens realizadas pelos enfermeiros triadores e encontra-se organizada nos seguintes separadores:
Auditorias internas - permite registar e consultar a informação das auditorias realizadas;
Lista de triagens - permite consultar a lista de triagens auditadas, de acordo com os critérios selecionados (Data início, Data fim, Serviço, Triador).
Descrição Aplicacional
Como está organizado o separador Auditorias internas?
Todo o processo de registo das auditorias internas é efetuado no separador Auditorias internas.
A informação encontra-se organizada da seguinte forma:
Auditorias - lista de auditorias efetuadas, ordenada da mais recente para a mais antiga. Para cada auditoria (1) é apresentada a seguinte informação: Data, Período auditado, Serviço e Concluída (checkbox que indica se a auditoria está, ou não, concluída). Por baixo da listagem surgem os seguintes botões:
Nova auditoria - permite iniciar o registo de uma nova auditoria;
Concluir auditoria - permite concluir a auditoria selecionada. Apenas as auditorias com todas as triagens auditadas e pelo menos dois auditores registados podem ser concluídas;
Imprimir relatórios - permite a impressão do relatório mensal e de todos os relatórios individuais.
Auditores (2) - lista de auditores da auditoria selecionada: Nome, Nº Mecanográfico e Nº ID GTP. Para concluir a auditoria devem estar, pelo menos, dois auditores registados;
Triadores auditados (3) - lista de triadores auditados na auditoria selecionada, para cada triador é apresentada a seguinte informação: Nome e % Conformidade. Os botões Imprimir e Enviar relatório permitem enviar por email ou imprimir o relatório individual do triador, respetivamente;
Triagens incluídas na auditoria (4) - lista das triagens incluídas na auditoria selecionada, ordenada da mais recente para a mais antiga e agrupadas por profissional triador;
Auditoria (5) - grupo com a informação da triagem selecionada na área Triagens incluídas. Nesta área constam os botões:
Auditar - permite efetuar a auditoria da triagem selecionada, caso ainda não esteja identificada como auditada;
Rever auditoria - permite rever a auditoria da triagem selecionada. Ativo apenas quando a triagem selecionada se encontra identificada como auditada.
Como realizar uma nova auditoria?
No separador Auditorias internas clique no botão Nova auditoria, presente por baixo da listagem Auditorias;
Na janela Nova auditoria indique o mês, o ano correspondente, e o serviço (específico ou todos) que pretende auditar e clique OK.
Para o mesmo serviço apenas uma auditoria pode estar em aberto. Caso esteja outra auditoria em aberto, ao clicar em OK na janela Nova auditoria é apresentada a seguinte mensagem: Para inserir nova auditoria para o serviço selecionado conclua, por favor, a auditoria em aberto.
Na área Auditorias é acrescentada uma nova linha, de acordo com os dados selecionados, com a checkbox Concluída desassinalada;
Identifique os Auditores: clique em Inserir registo, preencha os campos e clique em Confirmar alterações. Repita estes passos para cada auditor a identificar;
Na área Triadores auditados verifique quem são os enfermeiros a ser auditados;
Na área Triagens incluídas na auditoria selecione uma das triagens;
Clique em Auditar, para despoletar a janela onde será efetuada a auditoria à triagem selecionada.
Na janela Auditar consta o cabeçalho com a informação do utente triado e é apresentada a seguinte informação da triagem:
Data de início e Data de fim da triagem;
Nº do episódio e Prioridade;
Data do 1º atendimento e Tempo decorrido;
Triador;
Queixas do utente;
Dados clínicos recolhidos - parâmetros vitais registados na triagem;
Quadro / Fluxograma escolhido e Discriminadores.
Na área Auditoria assinale os pontos que foram cumpridos;
10. No campo alfanumérico apresentado à frente de cada ponto pode registar a informação correta, nos casos em que os pontos não foram realizados corretamente;
11. Pode registar comentários adicionais à triagem no campo Comentários do auditor;
12. Assinale Concluir auditoria da triagem e clique em Guardar;
13. Repita os pontos 8 a 12 para todas as triagens listadas na área Triagens incluídas na auditoria.
Para terminar a auditoria clique em Concluir auditoria, na área Auditorias.
Em que momentos a auditoria pode ser revista?
A auditoria de uma triagem pode ser revista em dois momentos diferentes:
Quando a auditoria ainda não foi concluída - ao clicar no botão Rever auditoria é despoletada a janela Auditar em modo edição, visto que uma auditoria não concluída pode ser editada;
Quando a auditoria já foi concluída - Uma auditoria concluída não pode ser editada. Ao clicar em Rever auditoria é despoletada a janela Auditar em modo de leitura. No rodapé da janela está presente apenas o botão Fechar.
Na janela Auditar, tanto ao realizar como a rever uma Auditoria, ao colocar o ponteiro do rato sobre um dos Discriminadores do fluxograma selecionado na triagem é apresentada uma tooltip com a descrição do discriminador.
Qual o número máximo de triagens por auditoria?
O número de triagens permitidas por auditoria é parametrizado, no âmbito das Organizações, na definição Número máximo de triagens por auditoria. No campo Valor por defeito deve ser indicado o número de triagens permitidas por auditoria, por defeito o campo encontra-se preenchido com 5.
Como é impresso o relatório individual?
O relatório individual efetuado pelos auditores permite imprimir 5 triagens por folha. Caso sejam auditadas mais do que 5 triagens, são impressas várias folhas, com as seguintes regras:
Em cada folha são impressas 7 colunas e são apresentados apenas os comentários dos auditores para as triagens apresentadas na folha;
A paginação, com o número da página atual/total de páginas, consta no rodapé;
Os campos % Conforme e Triagens corretas são apresentados apenas na última folha.
No mesmo pdf do relatório individual, caso existam triagens não conformes, é adicionado um anexo com a informação das triagens auditadas não conformes. Para cada triagem é apresentada a seguinte informação: Identificador da triagem, Num. Utente, Queixa, Fluxograma, Discriminador, Parâmetros recolhidos, Outras informações em formulário.
Caso à triagem não conforme estejam associados formulários, no anexo é apresentado o campo Outras informações em formulário - onde consta o nome do(s) formulário(s) e a informação preenchida.
É possível enviar o relatório individual por email?
O botão Enviar relatório, na lista Triadores auditados, permite enviar um relatório individual (e o anexo com a informação de triagens não conformes) para o triador selecionado.
Ao clicar no botão Enviar relatório é despoletada a janela Enviar ou partilhar por email. Como o cabeçalho desta janela é dinâmico, quando despoletada através deste botão, no cabeçalho surge: Enviar relatório individual.
A janela apresenta a seguinte informação:
Assunto da mensagem - listagem com a lista de assuntos de mensagens assinalados como email profissional. Consultar Assuntos das mensagens para mais informação;
Título da mensagem - registo opcional;
Endereço de e-mail do profissional ([Nome do triador auditado]) - registo obrigatório;
Separador Mensagem - campo de texto livre para registo do corpo do email;
Separador Anexos - composto por duas áreas: Lista de ficheiros anexados ao email, através do botão Adicionar podem ser anexados mais documentos, e Pré-visualização do ficheiro selecionado.
Páginas relacionadas