Documentação funcional: Nesta página é explicado como funciona a evolução clínica presente no módulo de Internamento.
Versão: 8.11
Perfil de Utilizadores: Médico
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
O M1 suporta a escala de monitorização da evolução clínica de utente - NEWS 2. Esta escala permite monitorizar a degradação de um utente, através da avaliação dos valores de Sinais Vitais recolhidos: com base nos resultados obtidos o nível de cuidados a prestar ao utente deve ser revisto, sendo as prescrições associadas geradas de forma automática.
O valor da última avaliação NEWS 2 é apresentado em vários locais do M1:
Evolução Clínica;
Janela de registo de parâmetros vitais;
Cabeçalho do utente;
Mapa de internamento;
Visão geral.
Após uma Avaliação de sinais vitais, onde sejam preenchidos todos os campos necessários para o cálculo do NEWS 2, o Plano de cuidados passa a apresentar a intervenção de enfermagem Avaliação de sinais vitais, estando a periodicidade de acordo com o definido para o nível de risco do utente.
Descrição Aplicacional
Na Visão Geral é apresentado o valor de NEWS 2 dos utentes internados?
Na Visão geral a listagem de utente de uma determinada área de internamento apresenta, na coluna NEWS 2, a cor associada ao nível de risco e a pontuação correspondente da última avaliação do utente:
Sem cor e sem indicação NEWS 2 - ainda não foi realizada nenhuma avaliação de parâmetros vitais ao utente;
Verde - risco baixo;
Amarelo - risco baixo-médio;
Laranja - risco médio;
Vermelho - risco alto.
No Mapa de Internamento é apresentado o valor do NEWS 2 de cada utente?
No Mapa de internamento, à frente da identificação da Cama, surge a indicação NEWS 2 e um quadrado com a cor correspondente ao nível de risco da última avaliação do utente:
Sem cor e sem indicação NEWS 2 - ainda não foi realizada nenhuma avaliação de parâmetros vitais ao utente;
Verde - risco baixo;
Amarelo - risco baixo-médio;
Laranja - risco médio;
Vermelho - risco alto.
Ao passar o rato sobre a cama é apresentada uma tooltip com a seguinte informação:
Data de admissão;
Data prevista de alta;
Nº dias internamento;
Médico responsável;
Dieta;
NEWS 2 - identificação da cor do nível de risco e pontuação da última avaliação do utente;
Alterações terapêuticas - este símbolo é apresentado quando para o utente forma realizadas alterações na terapêutica desde a última vez que o utilizador tomou conhecimento;
Intervenções em atraso - é apresentado o ícone quando existem intervenções em atraso para o utente;
Riscos - este ícone e a respetiva descrição são apresentados quando existem riscos registados para o utente.
Como consultar a evolução clínica de todos os utentes na área de internamento?
Na área Evolução clínica, presente no cabeçalho do módulo de Internamento, é possível analisar a evolução do risco clínico de vários utentes internados.
A listagem de utentes apresentada depende do que for definidos nos filtros:
Organização - listagem das organizações a que o utente tem acesso. Também é possível selecionar a opção Todas;
Unidade Orgânica - listagem das Unidades Orgânicas da Organização selecionada. Também é possível selecionar a opção Todas;
Área de internamento - listagem de áreas de internamento da UO selecionada. Também é possível selecionar a opção Todas.
A informação dos utentes, que se encontram internados nos locais determinados, encontra-se organizada nas seguintes colunas:
Fotografia;
Utente - dados de identificação do utente: Nome completo, Nº de processo, Data de nascimento e idade;
Localização - local onde o utente se encontra internado: Unidade Orgânica, Área, Sala e Cama de internamento;
Médico - título, nome e especialidade do médico responsável pelo internamento. Caso não exista o médico responsável é apresentada a informação Sem médico associado;
Variação - gráfico com a variação das últimas 10 avaliações de NEWS 2;
Risco - nível de risco da última medição efetuada;
Valor - valor da última avaliação. Ao passar o rato sobre esta coluna é apresentada uma tooltip com a seguinte informação: Última avaliação realizada em [dia] às [horas].
x
Os utentes internados que não realizaram nenhuma avaliação de parâmetros vitais surgem sem qualquer informação registada nas colunas Variação, Risco e Valor.
O valor do último cálculo do NEWS 2 é apresentado no cabeçalho do utente?
No cabeçalho do utente internado é apresentado o valor do último cálculo do NEWS 2.
A cor da informação do NEWS 2 difere consoante o nível de risco do utente:
Cinzento - Avaliação ainda não realizada. Em vez de um valor surge um ponto de interrogação;
Verde - risco baixo;
Amarelo - risco baixo-médio;
Laranja - risco médio;
Vermelho - risco alto.
Ao passar o rato sobre a informação do nível de risco (NEWS 2) é apresentada uma tooltip com as seguintes informações complementares: Nível de risco, data e hora da última avaliação, periodicidade da monotorização e variação face à medição anterior.
Nos casos em que a ainda não foi realizada a avaliação, a tooltip apresenta a mensagem: Não é possível apresentar o valor atual do NEWS 2, pois não foram registados ainda avaliações dos parâmetros vitais do utente.
Ao clicar sobre a informação é aberta uma página do browser no seguinte endereço: https://www.rcplondon.ac.uk/projects/outputs/national-early-warning-score-news-2 .
Como consultar a evolução do NEWS 2 individual de utente e adicionar um novo registo de parâmetros vitais?
O item Parâmetros vitais do Processo de internamento do utente é composto pelos seguintes separadores:
Gráficos - apresenta um gráfico com os parâmetros vitais registados ao utente;
NEWS 2 - apresenta um gráfico com a evolução do risco clínico do utente nos últimos 30 dias de internamento. No canto superior direito é apresentado o valor da última avaliação;
Valores - apresenta a informação dos parâmetros vitais registados ao utente organizada numa tabela, com os seguintes grupos de informações: Data e autor do registo; NEWS 2; Temperatura; Função cardíaca; Função respiratória; Glicémia capilar; Dor e Consciência;
Adicionar registo de Parâmetros vitais
O botão Inserir registo despoleta a janela Registo de parâmetros vitais, onde os campos necessários para calcular o NEWS 2 se encontram referenciados com uma cor diferente: Temperatura (ºC); Pressão arterial (mmHg); Frequência cardíaca, Freq. respiratória (rpm), SaO2(%), Condições de medição, Tem insuficiência respiratória com retenção crónica de CO2 (checkbox que inicialmente propõe o valor nulo, nas vezes seguintes é sugerido o valor inserido na última avaliação de parâmetros vitais) e Estado de consciência.
No agrupamento NEWS 2 podem surgir as seguintes informações:
É apresentada a indicação dos campos que faltam preencher para que seja calculado o valor da escala NEWS 2;
É apresentado o valor da avaliação e a comparação face a uma avaliação anterior (ou a indicação de que se trata da primeira avaliação);
Nos em que o valor obtido requer se seja notificada a equipa de resposta rápida também é apresentado o contacto.
Eliminar registo de Parâmetros Vitais
No separador Valores, o botão Eliminar registo permite eliminar o registo selecionado. Ao eliminar são verificadas as seguintes condições:
Trata-se do registo mais atual do utente;
O registo implicou a chamada da equipa de resposta rápida.
Caso se verifiquem as duas condições é apresentada a informação que o Plano de cuidados deverá ser atualizado em conformidade (caso da primeira condição) e/ou que a equipa de resposta rápida deverá ser contactada para cancelar a chamada (segunda condição).
Ao realizar a intervenção Avaliação de parâmetros vitais como são realizados os registos?
A realização da intervenção Avaliação de parâmetros vitais prevê que os mesmos sejam registados. Nesse sentido, ao Realizar uma destas intervenções é despoletada a janela Registo de parâmetros vitais.
Ao clicar no botão Cancelar, na janela de Registo de parâmetros vitais, os dados registados não são gravados e a intervenção continua Por realizar.
Se ao realizar a intervenção for selecionada a opção Realizar várias, ao aplicar a realização da intervenção Avaliação de parâmetros vitais também é despoletada a janela Registo de parâmetros vitais.
Ao efetuar um duplo-clique sobre uma intervenção Avaliação de parâmetros vitais já realizada a janela de registo apresenta os dados previamente recolhidos, sendo também apresentado o valor da escala NEWS 2.
A frequência de monitorização dos parâmetros vitais é refletida no Plano de cuidados de acordo com a escala de NEWS 2 do utente?
Os planos de monitorização do utente preveem a avaliação periódica dos parâmetros vitais do utente, de acordo com o nível de risco da escala NEWS 2.
O M1 disponibiliza uma intervenção de sistema - Avaliação de parâmetros vitais (não pode ser editada, nem apagada na tabela Intervenções de enfermagem). Esta intervenção está incluída nos Modelos de prescrição a atribuir de acordo com o risco do utente.
Modelos de prescrição
De acordo com o nível de risco do utente indicado pela escala NEWS 2, é prescrito um dos seguintes modelos de prescrição de forma automática (Configuração > Tabelas > Modelos de prescrição > Intervenções de enfermagem):
Modelo de prescrição para risco baixo [0] - Avaliação de parâmetros vitais com as seguintes características: de 8 em 8 horas, início no momento da prescrição e sem fim definido;
Modelo de prescrição para risco baixo [1-4] - Avaliação de parâmetros vitais com as seguintes características: de 4 em 4 horas, início no momento da prescrição e sem fim definido;
Modelo de prescrição para risco baixo-médio e médio - Avaliação de parâmetros vitais com as seguintes características: de 1 em 1 horas, início no momento da prescrição e sem fim definido.
Posteriormente, para o que o planeamento da intervenção Avaliação de parâmetros vitais surja de acordo com a avaliação NEWS 2 do utente, é necessário que na tabela Evolução clínica (Configuração > Tabelas > Evolução clínica) seja associado a cada Nível de escala de avaliação (1) o modelo de prescrição a utilizar (2).
Plano de cuidados
No Plano de cuidados do utente, cujo o registo do parâmetros vitais necessários para realizar o cálculo da NEWS 2 já foi realizado, surge o planeamento da intervenção Avaliação de parâmetros vitais de acordo com o nível de risco do utente. As intervenções são renovadas diariamente, para que o planeamento corresponda ao último nível de risco do utente registado.
Páginas relacionadas