Documentação funcional: Nesta página é explicado como iniciar um novo internamento.
Versão: 8.13.x
Perfil de Utilizadores: Administrativos
Conteúdo da página
Enquadramento e Âmbito
Quando é necessário registar um internamento de um utente, numa unidade prestadora de serviços de saúde que disponha de internamento, inicia-se um novo episódio de internamento. De seguida, será explicado com mais detalhe cada um dos passos para que o administrativo possa registar um novo internamento.
Descrição Aplicacional
O internamento de um utente pode ser realizado de duas formas, através do botão Novo internamento (1) ou de um duplo-clique sobre um cama vaga (2) no Mapa de Internamento. Independentemente do procedimento escolhido, irá surgir o assistente Novo episódio de internamento.
O Assistente Novo episódio de internamento também pode ser despoletado no Módulo Receção, através da opção Novo internamento nas Atividades diversas.
Selecionar o utente e entidade financeira
No primeiro passo do assistente Novo episódio de internamento é necessário pesquisar e selecionar (1) o utente a ser internado. Caso o utente não se encontre registado no M1 pode ser criada uma nova ficha através do botão Novo. Através do botão Editar é possível aceder à Ficha do utente e editar ou adicionar dados, se necessário para proceder com o internamento.
Na área Regras de Faturação (2) tem de ser indicada a entidade financeira responsável pelo pagamento dos custos associados ao episódio. As opções listadas nesta área dizem respeito aos Planos de saúde definidos na área Subsistemas de Saúde da Ficha do utente.
Caracterizar o internamento
No segundo passo é necessário caracterizar o internamento. Para o registo do novo internamento ficar mais completo existem vários campos de preenchimento, os obrigatórios encontram-se assinalados com uma cor distinta e os facultativos permitem recolher outras informações relevantes.
Pode ser indicada a Proveniência do utente e o Tipo de admissão realizada. O campo Início em surge por defeito com a hora e data atuais, contudo pode ser editado para uma data e/ou hora anteriores. Nos campos Fim Previsto e Médico responsável podem ser indicados respetivamente os seguintes dados: a data de saída do utente, caso esteja prevista, e o profissional de saúde responsável pelo internamento.
Através da caracterização do tipo pode perceber-se a duração do internamento ou o tratamento que o utente se encontra a realizar. No campo Tipo de internamento pode ser selecionada uma das seguintes opções:
Agudos, internamentos pontuais que se prolongam até o utente atingir os objetivos terapêuticos pretendidos;
Cuidados continuados - Convalescença: internamento até 30 dias;
Cuidados continuados - Média duração: duração entre 30 a 60 dias;
Cuidados continuados - Longa duração: duração até 180 dias;
Cuidados continuados - Paliativos: determina um internamento de longa duração e sem fim previsto;
Diálise peritoneal;
Hemodiálise.
Um internamento do tipo Diálise peritoneal ou Hemodiálise tem características muito próprias, consultar Internamento em diálise para mais informação.
Na área Diagnósticos principais (1) é possível associar até três patologias que possam ter influenciado o internamento do utente. Caso o utente tenha problemas de saúde listados estes surgirão por defeito nesta Área, por outro lado, é possível editar ou acrescentar patologias através do botão Editar Lista de Problemas.
O número de episódios de internamento anteriores surge sempre vísivel na área de Internamentos anteriores (2), as datas em que estes ocorreram podem ser verificadas através da opção Consultar internamentos anteriores.
Num internamento do tipo Agudo, caso o utente pague uma franquia ou exista um valor máximo a ser pago pela entidade, o item Usar as seguintes regras de faturação deve estar ativo e os valores devem ser determinados nos campos respetivos.
Associar cama
Quando o utente é internado tem de ficar afeto a um espaço físico. No terceiro passo do Assistente os campos Unidade orgânica e Área de Internamento são de preenchimento obrigatório.
Para associar o utente a uma cama é necessário que a opção Atribuir cama esteja ativa. Existem vários critérios que influenciam a pesquisa para encontrar a cama, para realizar uma pesquisa geral estes não devem estar ativos. Quando as opções Outras características, Sala e Tipo estão ativas influenciam a lista de camas apresentadas ao clicar no botão Pesquisar.Por defeito são apresentadas na área Camas encontradas apenas as camas vagas, para visualizar todas é necessário inativar a opção Só camas vagas.
A definição de espaços de internamento da organização é efetuada no Módulo de Configuração e as camas têm de ser previamente configuradas para serem apresentadas, consultar as configurações de Espaços de Internamento.
Este passo não surgirá caso o novo internamento seja realizado através de um duplo-clique sobre uma cama vaga.
Os utentes podem ser internados sem que seja imediatamente associada um cama, passando a constar numa listagem de utentes sem cama. Para registar um utente sem cama a opção Atribuir cama tem de estar inativa.
Regras de faturação no internamento
O último passo do Assistente permite definir as regras de faturação a usar para o novo internamento e determinar se o mesmo requer a entrega de uma valor de adiantamento.
Alguns episódios de internamento requerem a entrega de um valor de adiantamento. Caso seja necessário para o novo episódio de internamento, a opção Utente entrega valor de adiantamento tem de estar ativa (1). O Valor a pagar e a Taxa de IVA têm de ser registados e os dados introduzidos refletem-se no campo Valor Total. O Modo de pagamento tem de ser selecionado, as opções listadas dependem das Configurações de Faturação. O motivo para o adiantamento pode ser indicado em texto livre no campo Observações. Se for necessário imprimir o documento comprovativo da entrega de um valor de adiantamento a opção Imprimir documento tem de estar ativa.
Na área Regras de faturação a usar (2) é definido o procedimento de faturação para o internamento: O ato de diária associado à cama do utente e/ou Usar o seguinte plano de faturação. É obrigatório selecionar pelo menos uma das formas faturação.
Para que a folha de admissão ao internamento seja impressa a opção Emitir folha de admissão ao internamento tem de estar ativa.
O ato de diária associado à cama do utente deve ser previamente definido na configuração de uma cama de internamento. Para mais informação consultar Camas na Definição de Espaços de Internamento.
Caso tenham sido selecionados ambos os procedimentos de faturação (Ato de diária e Plano de faturação) o M1 irá acumular os valores associados aos atos de cada procedimento e refletir a soma na faturação.
O botão Definir plano de faturação específico abre uma janela com o mesmo nome que permite selecionar um plano pré-definido e adicionar ou suprimir atos.
Os Planos de faturação têm de ser previamente configurados, para mais informação consultar Plano de faturação para internamento.
Ao clicar em Terminar o internamento do utente é concluído e este passa a constar listado no Mapa de Internamento.
Um utente internado sem cama associada surge numa listagem do lado direito do Mapa de Internamento. Posteriormente pode ser associado a uma cama, ao ser arrastado com o botão esquerdo do rato premido.