Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.
Panel
bgColor#F4F5F7

Documentação técnica: Nesta página é explicado como configurar o Circuito do medicamento.

Versão: 8.6

(info) Conteúdo da página

Table of Contents
minLevel1
maxLevel7

Descrição Aplicacional

Como configurar produtos?

Para cada uma das vias de administração associadas a um produto podem ser determinadas as unidades e as dosagens possíveis na Ficha do produto. As dosagens e as unidades parametrizadas não são limitadoras no momento da prescrição, funcionam como uma base de escolha para o prescritor.

Panel
panelIconIdatlassian-info
panelIcon:info:
bgColor#F4F5F7

O acesso à Ficha do produto pode ser realizado de duas formas:

  1. Módulo de Configuração > item Tabelas > Tabela Produto;

  2. Módulo de Stocks e farmácia > item Gerir Produtos.

Dosagens possíveis

Para cada via de administração associada a um medicamento podem ser determinadas dosagens específicas. Esta parametrização é realizada no separador Medicamentos (1) da tabela Produtos. Para a via de administração selecionada no quadro Vias de administração possíveis (2) podem ser determinadas as dosagens pretendidas, introduzindo valores numéricos, no quadro Dosagens disponíveis (3). Entre as dosagens possíveis pode ser determinada uma como preferencial (4).

A dosagem assinalada como preferencial será proposta automaticamente no momento da prescrição do produto. 

Unidades nas vias de administração

Para cada via de administração associada a um medicamento pode ser definida uma Unidade. Esta parametrização é realizada no separador Medicamentos (1) da tabela Produtos. No quadro Vias de administração admissíveis (1) podem ser definida uma unidade para cada via de administração, através da coluna Unidade (2), onde consta a listagem de todas as opções definidas na tabela Unidades de medida, ordenadas alfabeticamente (3). Este campo não é de preenchimento obrigatório.

Ao prescrever um produto, sempre que for selecionada uma Via de administração com uma unidade associada, o M1 utiliza a unidade parametrizada para a via.

É possível determinar o volume dos produtos?

Para cada medicamento pode ser definido o volume na Ficha do produto. Esta parametrização é determinada no separador Propriedades (1), onde se encontra o campo Volume (ml) (2), que deve ser preenchido com uma valor inteiro em ml.

Os produtos podem ser assinalados como solventes?

Um produto usado como solvente numa perfusão pode ser assinalado como tal na Ficha do produto. Os produtos definidos como solventes ficam isentos da obrigatoriedade de definição da dose no momento da prescrição.

A definição de um Produto como solvente é realizada no separador Medicamento (1), da Ficha do produto, ao selecionar a checkbox Solvente (2). 

Para um produto caracterizado como solvente, o campo Volume (4), presente no separador Propriedades (3), é de preenchimento obrigatório. 

É possível definir uma frequência preferencial e um fator conversão para cada Via de administração?

O quadro Vias de administração admissíveis, disponível no separador Medicamento da Ficha do produto, permite definir frequências preferenciais e fatores de conversão para cada Via de administração associada a um produto.

Frequência preferencial

Para cada Via de administração associada ao produto pode ser definida uma Frequência preferencial. Ao prescrever internamente, a Frequência preferencial parametrizada será sugerida pelo M1, no momento em que a Via de administração correspondente for selecionada.

Depois de selecionada a Via de administração pretendida (1), no quadro Vias de administração admissíveis, a frequência preferêncial pretendida pode ser definida através da coluna Frequência (2). O botão Mais opções (3) despoleta a janela Frequência preferencial. Através desta janela pode ser definida para cada Organização uma frequência e duração preferencial, o quadro apresentado é composto pelas colunas:

  • Organização - Listagem de todas as Organizações próprias definidas no sistema, ordenadas alfabeticamente. Este campo é de preenchimento obrigatório;

  • Frequência preferencial - listagem com as frequências definidas para a organização selecionada na tabela Horas pré-definidas para uso em prescrição;

  • Tipo de duração - lista com as seguintes opções: Sem fim definido, X vezes ou X dias;

  • Duração - ativa quando o tipo de duração é X vezes ou X dias.

Panel
panelIconIdatlassian-info
panelIcon:info:
bgColor#F4F5F7
  1. Ao fechar a janela Frequência preferencial, a coluna Frequência, do quadro Vias de administração admissíveis, apresenta a frequência definida (caso exista apenas um registo) ou a frase Clique para ver mais informação;

  2. Para os produtos assinalados como solventes não é possível definir uma Frequência preferencial.

x

Fator de conversão

Para cada Via de administração associada ao produto pode ser definido o Fator de conversão.  O valor definido irá permitir ao M1 estabelecer uma relação uma relação entre a dosagem prescrita e a quantidade a fornecer.

Depois de selecionada a Via de administração pretendida (1), no quadro Vias de administração admissíveis, o valor que resulta da operação Unidade/Dosagem deve ser registado na coluna Fator conversão (2).

Como configurar horas pré-definidas para usar na Prescrição interna?

O M1 permite definir esquemas horários para uso na prescrição interna específicos por Organização e/ou Unidade orgânica (UO). Para realizar esta parametrização é necessário entrar no módulo de Configuração, item Tabelas (1) e aceder à tabela Horas pré-definidas para uso em prescrição (2).

A tabela encontra-se organizada da seguinte forma:

  • Campo Organização (3) - listagem das Organizações próprias registadas no M1, ordenadas alfabeticamente;

  • Campo Unidade Orgânica (4) - listagem com todas as Unidades orgânicas da Organização selecionada, também é apresentada a opção Todas;

  • Quadros Nº tomas e Horas das tomas - As definições realizadas nestes quadros serão aplicadas à Unidade orgânica determinada. Caso seja selecionada a opção Todas, no campo Unidade Orgânica, as definições registadas são aplicadas a todas as UO.

Forma farmacêutica dos produtos

A forma farmacêutica pode ser associada a um medicamento através da Ficha do produto. O registo é realizado na tabela Produto, separador Medicamento, no campo Forma farmacêutica.

Image Added


Configurações na BD

Descrição

Configuração

As colunas CHNM da STK_PRODUTOS estão descontinuadas e a validação farmacêutica funciona corretamente se não estiverem preenchidas.

Notas:

  1. De forma a manter a compatibilidade com parametrizações antigas de clientes, se o CHNM não estiver definido na tabela M1ORGANIZATION.DrugProductAdministrationRoute, é usado o campo antigo na validação farmacêutica.

  2. Continua a ser possível parametrizar o CHNM na coluna STK_PRODUTOS através do M1. Isso é feito através do campo Embalagem associada (tabela Produtos > separador Medicamento)

    circuito_medicamento.pngImage Added


N/A


(info) Páginas relacionadas