Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.
Panel
bgColor#F4F5F7

Documentação funcional: Nesta página é explicado o componente de Características que consta no Diário de Internamento.

Versão: 8.x.N/A
Perfil de Utilizadores: Médico/Enfermeiro

(info) Conteúdo da página

Table of Contents
minLevel1
maxLevel7

Enquadramento e Âmbito

Nesta página é explicado o componente de Características que consta no Diário de Internamento.


Descrição Aplicacional

Cada internamento tem características distintas influenciadas por particularidades próprias do próprio episódio e utente e outras associadas a questões financeiras.

Os episódio de internamento tem a informação contida nas Características organizada em dois separadores: Informação geral (1) e Informação financeira (2).

Informação geral

Dentro do separador Informação geral existem outros seis separadores: 1. Geral; 2. Diagnósticos; 3. Carta de enfermagem; 4. Serviço Social; 5. Apoio espiritual e 6. Localizações do internamento.

Os campos (1) Tipo de internamentoProveniênciaUnidade OrgânicaEspecialidade e Médico responsável, assim como a indicação Episódio pronto para faturação (2) e a informação de Nº de internamento anterirores (3) são comuns a todos os separadores que constituem a Informação Geral.

A excepção do campo Unidade Orgânica e da indicação de Nº de internamentos anteriores, todos os campos podem ser editados.

A informação que surge nestes campos coincide com a indicada no assistente Novo episódio de internamento, quando um novo episódio de internamento é iniciado. Para mais informação consultar DF - Novo Internamento.

Geral

Neste separador podem ser indicados através de texto livre os Motivos do Internamento, definidos os Objetivos e registadas Observações pertinentes para o episódio de internamento do utente.

Para adicionar informação em qualquer um dos campos é necessário clicar no botão Editar Registo previamente.

Diagnósticos

As patologias que levaram ao internamento e as que irão surgir associadas ao episódio no Relatório de alta podem ser adicionadas, ou removidas se necessário, neste separador.

As patologias que contribuíram para o episódio podem ser associadas ao utente no campo Diagnósticos de internamento (1), no separador Diagnósticos da Informação Geral. As patologias associadas no momento em que se iniciou o episódio também surgem neste campo. A cada episódio podem estar associadas até três patologias diferentes.

Para adicionar outro diagnóstico é necessário clicar no botão Escolher diagnósticos na admissão (2) para abrir a janela Diagnósticos do internamento, nesta janela clicar no botão Inserir Registo (3) irá despoletar a  janela Lista de problemas do utente onde o diagnóstico a adicionar pode ser selecionado (4). 

Info

As patologias associadas ao episódio de internamento podem ser eliminadas através do botão Remover registo da janela Diagnósticos de internamento.

No campo Diagnósticos na alta (1) as patologias a constar no relatório de alta podem ser definidas. A informação aqui contida pode ser importada para o tipo de informação da janela Alta clínica com a mesma designação. Consultar DF - Alta  para mais informação.

Para adicionar patologias aos Diagnósticos na alta basta clicar no botão Inserir Registo (2) e na janela Lista de problemas do utente selecionar a pretendida (3).

Carta de enfermagem

No separador Carta de enfermagem a carta que acompanhou o utente ao internamento pode ser registada.

Serviço Social

Caso o utente usufrua de algum tipo de intervenção social, é possível registar informação associada ao apoio social prestado neste separador.

Apoio espiritual

Neste separador é possível introduzir informação relativa ao Apoio espiritual que é prestado, caso o utente tenha solicitado este tipo de acompanhamento.

Localizações do internamento

Por vezes é necessário transferir o utente de Unidade orgânicaÁreaSala ou Cama durante o período de internamento.

No separador Localização do internamento surgem listados todos os espaços que o utente ocupou durante o internamento. A informação relativa a cada localização surge organizada nas seguintes colunas: Unidade OrgânicaÁreaSalaCamaEspecialidadeData de inícioData de fim e Nº de dias.

A linha correspondente à localização atual do utente (1) surge com a Data de fim por preencher, uma vez que o utente ainda se encontra nessa localização.

O tempo de internamento total pode ser verificado no campo com essa designação (2). Qualquer indicação necessária acerca das localizações pode ser descrita através de texto livre no campo Observações (3).

A última localização pode ser eliminada, se existir mais que uma, através do botão Remover Registo. Caso seja eliminada, o utente passa automaticamente para a localização anterior.

A coluna Data de início e Data de fim podem ser editadas em qualquer uma das localizações, a edição irá influenciar os dados da linha anterior ou da posterior consoante a coluna editada.

Informação financeira

Ao iniciar um episódio de internamento é necessário determinar as Regras de faturação para o mesmo. Contudo, durante o período de internamento pode surgir a necessidade de proceder a algumas alterações. As alterações financeiras podem ser realizadas durante o internamento no separador Informação financeira, das Características do Processo de Internamento.

Os planos de saúde associados ao utente surgem listados no campo Regras de faturação, o definido para o episódio de internamento corresponde ao que se encontra destacado (1).

Para realizar alterações neste separador é necessário clicar previamente no botão Editar Registo (2).

Para alterar o Plano de saúde associado ao internamento é necessário apenas selecionar o prentendido (1), na campo Regras de Faturação.

Os valores de Apoio Social Utente e Segurança Social são definidos, e se necessário editados, no campo Cuidados Continuados (2).

As regras de faturação de um internamento do tipo Agudos também podem ser indicadas neste separador (3), nomeadamente a Franquia entregue pelo utente e o valor máximo pago pela entidade.

A nova Informação financeira do utente fica associada ao episódio depois de se clicar no botão Confirmar alterações.

O M1 permite que um Plano de Faturação seja alterado durante o período de internamento, através do botão Gerir Planos de Faturação . Clicar no botão irá despoletar a janela Definir plano de faturação específico onde as alterações ao plano previamente selecionado podem ser consultadas e realizadas.

Para além de alterar o plano, na janela Definir plano de faturação específico é possível editar as datas de início e fim dos planos e adicionar atos à Lista de atos incluídos no plano.

Info

As alterações realizadas ao planos de faturação de um internamento farão com que seja necessário recalcular os atos. Quando se fecha a janela Definir plano faturação específico surge essa indicação.

As diárias de internamento criadas automaticamente para o utente podem ser geridas através da janela despoletada pelo botão Gerir diárias de internamento. Na janela Diárias de internamento surge a indicação dos locais em que o utente esteve internado (1) e as diárias existentes para cada dia de internamento (2) associadas à cama selecionada. 

Caso as diárias já se encontrem faturadas surgirão com a checkbox ativa na coluna Diária faturada (3).

Os dias de internamento sem diárias associadas surgem com a checkbox na coluna Diária desativa (4).

Na janela Diárias de internamento  é possível adicionar diárias, através do botão Inserir registo, eliminar, através do botão Remover registo,  e atualizar a listagem de diárias apresentadas, através do botão Refrescar registos. Também é possível filtrar as Diárias apresentadas no campo de filtros (5). 

Sempre que sejam efetuadas alterações que possam ter implicações nas Diárias, estas podem ser recalculadas através do botão Recalcular diárias. Assim que a ação terminar, surge a informação de que o cálculo foi efetuado com sucesso.


(info) Páginas relacionadas